Pesquisar No Site
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Fundo Social reúne mulheres em conversa sobre autocuidado, saúde mental e exames preventivos no Outubro Rosa
Mais de 250 mulheres, entre servidoras efetivas da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), trabalhadoras do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) e colaboradoras da empresa Molise, participaram de uma conversa sobre saúde feminina com a psicóloga Jaquelina Teixeira e o ginecologista e obstetra Fernando Borges, na manhã de quinta-feira (1º).

#PraTodosVerem O prefeito Mateus Silva ao lado da presidente do Fundo Social e primeira-dama, Dra. Talita Carneiro, e do secretário da Sesep João Alarcon falam à plateia de mulheres na Sesep, dentro da programação da Campanha Outubro Rosa. (Foto: Luís Gava/PMC)
Realizado na sede da Sesep, no bairro Indaiá, o encontro faz parte das ações da Campanha Outubro Rosa promovidas pela Prefeitura de Caraguatatuba e pelo Fundo Social.
O prefeito Mateus Silva, a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Dra. Talita Carneiro Veneziani da Silva, e o secretário de Serviços Públicos, João Alarcon, deram as boas-vindas às participantes e destacaram a importância das mulheres no serviço público e nas ações de zeladoria do município.
“As mulheres têm fibra, são guerreiras, dão conta de muitos afazeres e têm um papel fundamental na vida da comunidade. Tenho a satisfação em trabalhar com vocês na Secretaria de Serviços Públicos. Só tenho a agradecê-las. Que vocês possam ter esse momento de autocuidado e esclarecimentos dentro da Campanha do Outubro Rosa”, disse o prefeito.
A presidente do Fundo Social, que também é médica, orientou as participantes a procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou o Centro de Referência de Saúde da Mulher para manter os exames preventivos em dia. “Vocês que zelam pelo município, zelem pela saúde de vocês em primeiro lugar”, destacou.

#PraTodosVerem A presidente do Fundo Social, Dra. Talita Crneiro, fala ao microfone às mulheres presentes no café da manhã oferecido a beneficiárias do PEAD, funcionárias da empresa Molise e servidoras da Sesep, na sede da Sesep, no Indaiá. (Foto: Luís Gava/PMC)
Na palestra “Um Toque de Amor”, Jaquelina Teixeira, profissional do Centro de Referência de Saúde da Mulher, falou sobre a importância da informação, do equilíbrio entre mente e corpo e do autocuidado.
“O estresse, o sentimento de culpa, a postura de mulher maravilha que tem que dar conta de tudo, não estabelecer limites para si e para o outro, tudo isso pode contribuir para desenvolvermos doenças cardiovasculares, diabetes, câncer de mama, de útero e ovários, entre outros. Procurem soltar os pesos, as bagagens que não são suas. Deem importância, em primeiro lugar, a vocês mesmas, às suas necessidades, à própria saúde. Não podemos cuidar bem do outro se não cuidarmos primeiro de nós mesmas”, ressaltou.
Já o ginecologista e obstetra Fernando Borges conversou com as participantes e respondeu dúvidas sobre saúde da mulher, incluindo sexualidade, laqueadura, climatério, menopausa, câncer de mama, histerectomia, genética, menstruação, endometriose e métodos contraceptivos.
Beneficiária do PEAD, Kalihohana Oliveira Santos, 30 anos, aprovou o encontro. “Tenho quatro filhos e quero fazer laqueadura. Aqui eu tive esclarecimentos e informações sobre como proceder. Faço o preventivo sempre e no momento acompanho a evolução de uma adenomiose uterina, que é uma condição benigna”, contou.

#PraTodosVerem Mesa de café da manhã com pães, bolos, patês, café, água, sucos oferecidos do encontro com beneficiárias do PEAD, funcionárias da Molise e servidoras da Sesep, na sede da Sesep, no bairro Indaiá. (Foto: Luís Gava/PMC)
Letícia Aparecida Lourenço, 37 anos, também participou da atividade. Ela descobriu nódulos nas mamas durante um exame de rotina e atualmente faz acompanhamento semestral com uma mastologista. “Eu trabalho fora, cuido da casa, de filho e no dia a dia acabo esquecendo de fazer o autoexame. Essas palestras foram ótimas para fazer a gente refletir sobre o autocuidado”, observou.
O Fundo Social também ofereceu um café da manhã preparado pela equipe da Padaria Artesanal, com pães, bolos, sanduíches e patês.
Durante o encontro, a enfermeira coordenadora do Centro de Referência de Saúde da Mulher também abriu inscrições para os exames preventivos que serão realizados nas UBSs, das 8h às 17h, no dia 24 de outubro, definido pela Secretaria Municipal de Saúde como “Dia D” da Prevenção.
Secretaria de Comunicação Social – 1º/10/2026
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Voleibol de Caraguatatuba conquista bicampeonato e vice-campeonato na Copa da Amizade
As equipes de voleibol de Caraguatatuba disputaram, no último final de semana, em Caçapava, as finais da Copa da Amizade, com conquistas nas categorias Sub-13 e Sub-17, pelas séries Prata e Ouro. As partidas foram marcadas pelo desempenho das atletas, que demonstraram técnica, determinação e espírito de equipe ao longo
Caraguatatuba avança em nova etapa do Alfabetiza Juntos SP
Troca de experiências, análise da prática em sala de aula e novas estratégias para trabalhar Língua Portuguesa e Matemática marcaram mais uma etapa do Alfabetiza Juntos SP realizada nesta semana em Caraguatatuba. Articuladores regionais e técnicos municipais do Vale do Paraíba participaram do Módulo 6 da formação, com atividades voltadas
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.
Caraguatatuba orienta representantes do setor de alimentos sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas
A Vigilância Sanitária de Caraguatatuba reuniu representantes de pequenos e grandes mercados do município, na última quarta-feira (16), para apresentar as mudanças previstas na Portaria CVS nº 3, de 3 de julho de 2026. A norma aprova o novo Regulamento Técnico de Boas Práticas para estabelecimentos comerciais de alimentos e
Congresso de Odontologia reúne participantes em Caraguatatuba e apresenta inovações à saúde bucal
Prevenção, tecnologia, reabilitação estética e inclusão estiveram entre os principais temas do 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba no último fim de semana, 25 e 26 de setembro, no Teatro Mário Covas. Cirurgiões-dentistas, auxiliares, estudantes e demais profissionais interessados de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Cachoeira Paulista,
