Pesquisar No Site
Saúde de Caraguatatuba inicia nova gestão dos conselhos com posse de representantes
Saúde de Caraguatatuba inicia nova gestão dos conselhos com posse de representantes
Os novos integrantes dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde (CGUS) e do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba tomaram posse na sexta-feira (14) para a gestão 2026-2028. As cerimônias foram realizadas no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguá, com representantes dos usuários, trabalhadores da saúde e gestão municipal.

#PraTodosVerem: Novos membros dos conselhos gestores das unidades de saúde e também do conselho municipal de saúde tomam posse para gestão 2026-2028 em Caraguatatuba (Fotos: Luis Gava e Lucas katumata/PMC)
A programação começou pela manhã com a posse dos Conselhos Gestores, que atuam diretamente nas unidades de saúde e aproximam usuários, trabalhadores e administração municipal das demandas dos serviços.
Durante o encontro, o conselheiro Dr. Guilherme Amaral Garrido apresentou as atribuições e o funcionamento dos Conselhos Gestores. A presidente da Comissão Eleitoral, Ceci Penteado, falou sobre o processo de escolha dos representantes e a importância da participação dos conselheiros no acompanhamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A presidente do Comus na gestão anterior, Cilmara Oliveira dos Santos, citou situações acompanhadas pelos Conselhos Gestores, como demandas dos trabalhadores, disponibilidade de agendas e funcionamento das unidades, que podem ser encaminhadas ao Conselho Municipal e às comissões responsáveis.
A secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, destacou a evolução dos conselhos e a importância da participação dos usuários, principalmente para o fortalecimento da Atenção Primária. O secretário de Saúde, Sérgio Braz, o Serjão, ressaltou a contribuição dos conselhos para fiscalizar, apontar problemas e aperfeiçoar os serviços.
O prefeito Mateus Silva destacou que a participação da sociedade permite à administração conhecer mais de perto a realidade das unidades e definir estratégias a partir das necessidades da população e defendeu maior proximidade entre a administração e os conselhos. “Quanto maior a participação da sociedade civil, melhor sai a política pública. Quem está na ponta nos ajuda a enxergar o dia a dia e aquilo que precisa funcionar melhor. Conseguimos avanços, mas ainda há muito a conquistar, principalmente na Atenção Básica e nos programas de Saúde da Família, para que cheguem de fato à população”, afirmou.
Ainda pela manhã, 24 votantes participaram da eleição para definir quatro representantes dos Conselhos Gestores no COMUS, entre dez candidatos. Paulo Henrique Mozart de Oliveira Vitoriano e Edson de Paula Barbosa foram eleitos titulares. Guilherme Araujo e Jurcilei Aparecida Pereira foram escolhidos como suplentes.
Comus inicia nova gestão
No período da tarde, também no auditório da Unitau, ocorreu a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde e a eleição da mesa diretora para a gestão 2026-2028.
O Comus tem composição paritária: 50% de representantes dos usuários, 25% de trabalhadores e 25% de representantes da gestão e prestadores. O Conselho acompanha, avalia e delibera sobre políticas públicas e instrumentos de planejamento da Saúde.
Durante a cerimônia, Derci Andolfo defendeu maior participação dos conselheiros na análise do Plano Municipal de Saúde e da Programação Anual de Saúde. “Os instrumentos de gestão não podem existir apenas para cumprir uma obrigação. Precisamos revisitá-los, entender nossos indicadores e avaliar o que podemos fazer para mudar essa realidade e queremos que o Conselho nos ajude a alcançar essas metas”, afirmou.
Serjão agradeceu aos integrantes da gestão anterior e deu boas-vindas aos novos representantes. “Para mim, Saúde passa por três pontos fundamentais: médico, medicamento e acolhimento. Estamos trabalhando para isso e o Comus tem extrema importância nesse processo”, destacou.
Ceci Penteado explicou que o trabalho da Comissão Eleitoral começou com a eleição dos Conselhos Gestores, passou pelas pré-conferências e foi concluído com o processo eleitoral do Conselho Municipal de Saúde.
Mesa Diretora
A eleição da mesa diretora foi acompanhada por uma comissão responsável pela condução dos trabalhos e pelo procurador municipal Custódio Brasileiro. Uma questão de ordem apresentada a pedido de dois titulares votantes durante o processo foi rejeitada pela maioria.
Paulo Malta de Carvalho Filho foi eleito presidente do Comus para a gestão 2026-2028. Júlia de Fátima Ombelini assume como vice-presidente, Gilda Maria Cortez como primeira-secretária e Sônia Regina Zillig da Silva Pedro como segunda-secretária.
Após a eleição, Paulo Malta agradeceu a confiança dos conselheiros e pediu união para o cumprimento das metas e o avanço dos trabalhos. As comissões do Comus deverão ser definidas na próxima reunião ordinária.
Secretaria de Comunicação Social – 17/8/2026
Fotos: Luis Gava e Lucas Katumata/PMC
Veja Também Recentes
Prefeitura convoca mais 10 bolsistas do PEAD para limpeza e manutenção urbana dos bairros de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais 10 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 para se apresentar até a próxima quarta-feira (30/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura
Caraguatatuba chega à final do Prêmio AMVALE UNITAU em quatro categorias
Caraguatatuba está entre os municípios finalistas do 3º Prêmio AMVALE UNITAU de Gestão Responsável 2026 com quatro projetos desenvolvidos nas áreas de educação, inclusão, turismo e meio ambiente. As iniciativas avançaram para a segunda fase da premiação, que recebeu 322 inscrições de cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Mais de 105 mil eleitores estão aptos a votar no 1º turno no maior colégio eleitoral do Litoral Norte
A Justiça Eleitoral registrou 105.586 eleitores aptos a votar neste domingo (4/10), das 8h às 17h, em 45 locais e 383 seções de votação de Caraguatatuba, o maior colégio eleitoral do Litoral Norte. No 1º turno das eleições, brasileiros e brasileiras vão votar na seguinte ordem na urna eletrônica: deputado
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive
Palestra “Quem cuida também precisa ser cuidado” leva pais e mães atípicos a olhar para as próprias emoções
Uma mudança na iluminação da sala, música suave e uma dinâmica de troca de mensagens fizeram parte do encontro realizado na última quarta-feira (16) com pais e mães atípicos atendidos pelo Centro de Reabilitação de Caraguatatuba. A atividade, conduzida pela psicóloga Isabela Colepicollo, integrou as ações relacionadas ao Setembro Amarelo
