Pesquisar No Site

Moradores do Alto do Getuba recebem títulos de regularização fundiária

Moradores do Alto do Getuba recebem títulos de regularização fundiária
Moradores do Alto do Getuba recebem títulos de regularização fundiária

Em uma noite marcada pela emoção, 22 moradores de um núcleo formado por 42 lotes receberam o título de regularização. Muitos esperavam o documento havia quase 30 anos.

A solenidade de entrega foi realizada na segunda-feira (6) no Polo Cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no bairro Jetuba, e contou com a presença do prefeito Mateus Silva, que entregou os títulos a cada um dos beneficiados, da secretária de Habitação, Fátima Rangel, da secretária-adjunta, Sophia Esteves, e da equipe da pasta.

O prefeito disse que o governo municipal está avançando com responsabilidade, zelo e austeridade com a máquina pública. “Sabemos que há burocracia para a regularização fundiária, mas o principal é que esta seja eficiente. Já entregamos cerca de 300 títulos que significam dignidade e segurança para todos que receberam. Nossa gestão é de entrega aos munícipes como tem que ser. Parabéns a todos e à equipe da Secretaria de Habitação”, declarou Mateus Silva.

A moradora Marly de Souza Lobo, 81 anos, fez questão de estar presente na cerimônia. “Há 28 anos espero por esse documento. Agora terei tranquilidade, estou muito feliz”, disse.

O mesmo tempo de espera também foi de Maria Aparecida de Souza, 79 anos. “Eu e meu marido (Luiz Carlos de Souza) compramos o terreno, fomos construindo aos poucos nossa casa e o sonho dele era a regularização. Ele faleceu há nove meses e hoje realizei o sonho dele. Estou muito emocionada e agradecida”, declarou.

O casal Carla e Gustavo Castro, 51 e 50 anos, respectivamente, foi com a filha Maria, 20 anos, receber o título que aguardam há 27 anos. “Minha avó comprou o terreno há 44 anos e construiu uma casa, posteriormente, aos poucos. Hoje, eu, meu marido e duas filhas moramos na casa há 27 anos. Em 2009 tentamos a regularização, mas nos informaram que a área estava embargada. Por meio da presidente da bairro, Vera Lúcia da Silva Santos, soubemos da reunião sobre a regularização fundiária, viemos, e conseguimos nossa documentação regularizada. É um sonho realizado, uma conquista e uma vitória”, afirmou Carla.

A presidente da Associação do Bairro, Vera Lúcia da Silva Santos, 56 anos, mora há 36 anos no local. “Só temos a agradecer ao prefeito Mateus Silva, à secretária de Habitação, Fátima Rangel, e à equipe da secretaria. Esperamos há muito tempo por essa regularização”, ressaltou.

De acordo com a secretária de Habitação, a regularização do Núcleo Alto do Getuba será feita em três etapas: a Fase 1 com 42 lotes, foi concluída. Destes, 22 pessoas entregaram a documentação corretamente e receberam o título. As outras 20 terão que esperar um ano para concluírem o processo caso seja do interesse. A Fase 2 com 30 lotes mapeados, está na fase de análise documental dos ocupantes. E a Fase 3 com aproximadamente 50 lotes está em fase de levantamento.

A Secretaria de Habitação de Caraguatatuba fica na Avenida Guaporé, 955 – Indaiá. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-1600 e e-mail habitacao@caraguatatuba.sp.gov.br.  O Protocolo Geral do Paço Municipal está localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro.

Secretaria de Comunicação Social – 7/7/2026

Fotos: Lucas Katumata/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo
Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo

Sucesso de público e visitação, a exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” foi prorrogada até 17 de outubro no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) para ampliar o atendimento às escolas e grupos. A visitação segue de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 15/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 15/09/2026
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Massaguaçu Basketball vence Taubaté e garante vaga na final do campeonato
Massaguaçu Basketball vence Taubaté e garante vaga na final do campeonato

A equipe feminina do MBF Massaguaçu Basketball garantiu, no último domingo (20), uma vaga na fase final do Campeonato da Federação Paulista de Basketball – Região III, após vencer o CFE Taubaté por 15 a 13, em partida realizada no Ginásio da CTI, no município de Taubaté. Com o resultado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/09/2026
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia
Guarda Civil localiza homem com mandado de prisão por dívida de pensão alimentícia

Na tarde de terça-feira (15), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba localizou um homem com mandado de prisão em aberto durante patrulhamento preventivo no bairro Tinga. A localização ocorreu com apoio do Centro de Operações e Inteligência (COI), que identificou a existência do mandado de prisão relacionado

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana Publicado em 17/09/2026