Pesquisar No Site
Primeiro encontro da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda encantamento ao cliente
Primeiro encontro da Trilha Formativa para Caraguá A Gosto aborda encantamento ao cliente
Os preparativos para o tradicional Festival Gastronômico da cidade já começou. Teve início, terça-feira (16), a Trilha de Formativa do Caraguá A Gosto, voltada aos empresários participantes do evento.
A capacitação para os proprietários de restaurantes, bares, quiosques e lanchonetes do município, tem como objetivo de fortalecer os empreendedores locais, ampliar a competitividade e qualificar o atendimento.
No primeiro encontro, o analista de Negócios do Sebrae São José dos Campos, Eduardo Ilário, abordou o tema “Treinando a equipe para um atendimento que vende” – como preparar os funcionários para encan

#PraTodosVerem Empresários que vão participar do Caraguá A Gosto, participam de um exercício, em grupos de cinco pessoas, em roda, durante a palestra do analista de Negócios do Sebrae, Eduardo Ilário, no saguão do Teatro Mário Covas. (Foto Lucas Katumata)
tar clientes, aumentar o ticket médio e representar bem o negócio.
Entre as dicas do analista estão conhecer bem o seu cliente – perfil, poder aquisitico, gostos. Não confronte o cliente, dê atendimento personalizado, ouça-o com cuidado e identifique suas necessidades. Conheça a fundo os processos do seu negócio e tenha uma comunicação assertiva. Não prometa aquilo que não pode cumprir.
Ilário também ressaltou a importância do empreendedor participar de feiras, eventos, palestras, cursos e de grupos relacionados à sua atividade. Também ter consciência dos pontos fortes e fracos do seu negócio. Definir o posicionamento no mercado. Descubrir inovações no setor e faça melhor. Entregar serviços com qualidade e credibilidade.
“Avalie qual sua média de clientes e faturamento? Faça um comparativo entre os meses e de um ano para outro. Treine sua equipe? Não contrate por indicação e sim por critério técnico. Também veja a facilidade de comunicação, empatia, entusiasmo, curiosidade e organização da pessoa a ser contratada”, ressaltou.
O empresário, Rodrigo da Motta Santos, participará pela primeira vez do Caraguá A Gosto e também da trilha. É dono de uma cafeteria e também serve açaí, no Centro. “A palestra de hoje foi ótima para pontuar detalhes que vivemos no dia a dia e que, às vezes não percebemos e como lidar com várias situações. Virei nas próximas, com certeza”, declarou.
Proprietário de uma panificação artesanal no bairro Capricórnio, Marcos Henrique Santos Ferreira, está na segunda participação do Festival Gastronômico. “Esse primeiro dia de trilha foi maravilhoso. Todo cliente quer qualidade, bom atendimento e preço. Algumas colocações me despertaram para estudar mais, aprofundar em vários pontos para atender essa expectativa”, disse.
Os próximos encontros estão prgramados para o dia 23 de junho, “Marketing e vendas para o setor gastronômico” – Estratégias práticas para atrair, engajar e fidelizar clientes antes, durante e após o concurso; dia 30 de junho “Ficha técnica e formação de preço com lucro real” – Como calcular custos, elaborar fichas técnicas e precificar produtos com margem sustentável; e o último, no dia 7 de julho, “Engenharia de cardápio para potencializar o lucro” – Como desenhar um cardápio que vende mais e gera mais lucro para o Evento Caraguá a Gosto. A qualificação é realizada sempre das 15h às 17h, no Teatro Mario Covas e é gratuita.
A Trilha Formativa é realizada pela Secretaria de Governo em parceria com o Sebrae São José dos Campos. Os interessados participar dos próximos encontros podem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://bit.ly/4eOUCgq.
Secretaria de Comunicação Social – 17/6/2026
Fotos: Lucas Katumata/PMC
Veja Também Recentes
Mulheres empreendedoras do Litoral Norte recebem dicas para concorrerem ao prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Quais negócios podem concorrer ao Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios 2026, como efetuar a inscrição, documentação, como realizar uma apresentação eficiente e eficaz por meio de um vídeo de dois minutos, necessário neste processo, foram os assuntos abordados na oficina “Trajetórias de Valor”, ministrada pelos analistas de Negócios do Sebrae
Programação de aniversário do Macc segue até dia 30
Com grupos das oficinas culturais e artistas convidados, o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o projeto “Noites no Museu”, com o espaço aberto no período noturno, voltado às apresentações artísticas, com ênfase nas encenações de lendas, contação de histórias e espetáculos teatrais. Confira a programação: Dias
Guarda Municipal localiza e prende indivíduo com mandado de prisão durante abordagem
Durante patrulhamento preventivo realizado no bairro Perequê-Mirim, na manhã de domingo (31), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba visualizaram quatro indivíduos em atitude suspeita na Rua São Roque, nas proximidades de um local conhecido por recorrentes denúncias relacionadas ao tráfico e uso de entorpecentes. Diante da fundada suspeita,
Atletas de Caraguatatuba conquistam 16 medalhas em torneio regional da Federação Aquática Paulista
A equipe de natação de Caraguatatuba foi destaque no 4º Torneio Regional da 6ª Região da Federação Aquática Paulista (FAP), disputado no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba, no último sábado (16). Os atletas somaram 16 medalhas entre provas individuais e confirmaram o bom momento da modalidade no município.
Viveiro Municipal de Caraguatatuba recebe alunos do IFSP em atividade de educação ambiental
O Viveiro Municipal de Caraguatatuba “Pedro Gonçalves Leite” recebeu, na última quinta-feira (14), cerca de 40 alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba. A visita educativa foi voltada à conscientização ambiental e ao conhecimento sobre produção
