Pesquisar No Site
Alunos do Perequê-Mirim assistem palestra sobre Tribunal do Júri na sede da OAB Caraguatatuba

Alunos do Perequê-Mirim assistem palestra sobre Tribunal do Júri na sede da OAB Caraguatatuba

#PraCegoVer: Quarenta alunos entre meninos e meninas com idade entre 14 e 15 anos estão sentados em cadeiras brancas de plástico. À frente deles, os advogados Carlos Felipe Tobias e Alexssandro Rezende da Silva estão em pé. Do lado direito dos dois, há uma tela branca onde são projetadas imagens dos prédios do judiciário em Caraguatatuba (Foto: Cláudia Moysés/PMC)
Alunos do 9º anos da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê-Mirim, estiveram na sexta-feira (11/05) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Caraguatatuba – 65ª Subseção para conhecerem um pouco mais sobre o funcionamento do tribunal do júri, no Brasil.
Na próxima quarta-feira (16/05), os estudantes realizam, na escola, o julgamento do cangaceiro Lampião ou Virgulino Ferreira da Silva, durante a aula de História.
Essa foi a forma que a professora Luciana Vitório encontrou para repassar aos alunos a situação política e econômica do país na década de 30, quando surgiu o Cangaço, um fenômeno do banditismo brasileiro ocorrido no Nordeste do país. Como também o Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas, em 1937.
Os adolescentes foram recebidos pelo presidente da OAB-Caraguatatuba, Carlos Felipe Tobias e pelo advogado Alexssandro Rezende da Silva, especialista em júri popular.
Na oportunidade, o presidente da OAB-Caraguatatuba fez uma explanação sobre o funcionamento da justiça no município – o Fórum, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e Defensoria Pública.
Em seguida, Alexssandro Rezende explicou que, de acordo com o direito penal brasileiro, somente os crimes contra a vida – homicídio doloso, infanticídio, indução ao suicídio, por exemplo, vão a júri popular.
Também discorreu sobre as etapas: a pronúncia (decisão interlocutória com estrutura de sentença que remete os autos ao Tribunal do Júri por considerar presentes todos os requisitos que tornam admissível a acusação feita pelo representante do Ministério Público. Encerra a primeira fase do procedimento do júri – fase de formação da culpa, dando início à segunda fase – preparação do plenário); plenário; sorteio das pessoas que compõem o júri, que são eleitores do município; tempo de sustentação do promotor e da defesa (1h), e tempo de réplica de ambos (1h) durante o julgamento; votação dos jurados; e sentença do juiz.
As colegas Alana Almeida Rodrigues, Yane Larissa Ferreira da Silva e Any Cristina dos Santos, 14 anos, serão advogadas de defesa no julgamento de Lampião, e consideraram esclarecedora a aula com os advogados.
Alana não conhecia, por exemplo, os termos beca (usada por promotores e advogados) e toga (usada pelos juízes) e a diferença entre as duas vestimentas. Yane disse que o que mais lhe chamou a atenção foram os termos jurídicos e a formalidade. Já Any afirmou que ficou interessada em cursar Direito.
Depois do encontro na sede da OAB, os alunos foram acompanhados pelo presidente, Carlos Tobias, à sede da Justiça Feral, na Rua São Benedito, no Centro, para uma visita de reconhecimento.
Veja Também Recentes

Abertas Inscrições para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê
O processo de eleição para representantes da sociedade civil no Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, em Caraguatatuba, abre a partir do dia 22 de abril, para selecionar membros vinculados a associações ou entidades com atuação em proteção, conservação e educação ambiental. O Conselho Gestor atua como órgão

Viadutos no planalto da Tamoios ganham reforço estrutural
A Concessionária Tamoios realiza até novembro atividades de reforço das estruturas de alguns viadutos localizados no trecho de planalto da rodovia. As atividades têm por objetivo a manutenção preventiva para manter a segurança dos usuários. As intervenções serão realizadas no km 21,5, km 34 e km 38,4. Em decorrência da

Professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais participam de imersão sobre cultura indígena com ceramista Carlo Cury
No Ponto de Cultura Espaço Hartãt – Acervo Indígena, no bairro Martim de Sá, mantido pelo ceramista Carlo Cury e pelo agrônomo Claudio Dias, os professores da disciplina Educação para Relações Étnico-Raciais (ERER) puderam conhecer um pouco das experiências do artista com povos indígenas, modo de vida e cultura desse

Árvores emaranhadas em fiações elétricas são retiradas em Caraguatatuba
Moradores dos bairros Jardim Britânia, Indaiá e Jardim Terralão acionaram a Defesa Civil para retiradas de árvores que caíram ou estavam na iminência de cair na fiação elétrica em decorrência da chuva do último fim de semana. Equipes formada por servidores da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e da

Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.