Pesquisar No Site

Alunos do Perequê-Mirim assistem palestra sobre Tribunal do Júri na sede da OAB Caraguatatuba

Publicado em: 14/05/2018
05_14 OAB
Alunos do Perequê-Mirim assistem palestra sobre Tribunal do Júri na sede da OAB Caraguatatuba

#PraCegoVer: Quarenta alunos entre meninos e meninas com idade entre 14 e 15 anos estão sentados em cadeiras brancas de plástico. À frente deles, os advogados Carlos Felipe Tobias e Alexssandro Rezende da Silva estão em pé. Do lado direito dos dois, há uma tela branca onde são projetadas imagens dos prédios do judiciário em Caraguatatuba (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Alunos do 9º anos da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, no bairro Perequê-Mirim, estiveram na sexta-feira (11/05) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Caraguatatuba – 65ª Subseção para conhecerem um pouco mais sobre o funcionamento do tribunal do júri, no Brasil.

Na próxima quarta-feira (16/05), os estudantes realizam, na escola, o julgamento do cangaceiro Lampião ou Virgulino Ferreira da Silva, durante a aula de História.

Essa foi a forma que a professora Luciana Vitório encontrou para repassar aos alunos a situação política e econômica do país na década de 30, quando surgiu o Cangaço, um fenômeno do banditismo brasileiro ocorrido no Nordeste do país. Como também o Estado Novo, ou Terceira República Brasileira, regime político brasileiro instaurado por Getúlio Vargas, em 1937.

Os adolescentes foram recebidos pelo presidente da OAB-Caraguatatuba, Carlos Felipe Tobias e pelo advogado Alexssandro Rezende da Silva, especialista em júri popular.

Na oportunidade, o presidente da OAB-Caraguatatuba fez uma explanação sobre o funcionamento da justiça no município – o Fórum, a Justiça Federal, a Justiça do Trabalho e Defensoria Pública.

Em seguida, Alexssandro Rezende explicou que, de acordo com o direito penal brasileiro, somente os crimes contra a vida – homicídio doloso, infanticídio, indução ao suicídio, por exemplo, vão a júri popular.

Também discorreu sobre as etapas: a pronúncia (decisão interlocutória com estrutura de sentença que remete os autos ao Tribunal do Júri por considerar presentes todos os requisitos que tornam admissível a acusação feita pelo representante do Ministério Público. Encerra a primeira fase do procedimento do júri – fase de formação da culpa, dando início à segunda fase – preparação do plenário); plenário; sorteio das pessoas que compõem o júri, que são eleitores do município; tempo de sustentação do promotor e da defesa (1h), e tempo de réplica de ambos (1h) durante o julgamento; votação dos jurados; e sentença do juiz.

As colegas Alana Almeida Rodrigues, Yane Larissa Ferreira da Silva e Any Cristina dos Santos, 14 anos, serão advogadas de defesa no julgamento de Lampião, e consideraram esclarecedora a aula com os advogados.

Alana não conhecia, por exemplo, os termos beca (usada por promotores e advogados) e toga (usada pelos juízes) e a diferença entre as duas vestimentas. Yane disse que o que mais lhe chamou a atenção foram os termos jurídicos e a formalidade. Já Any afirmou que ficou interessada em cursar Direito.

Depois do encontro na sede da OAB, os alunos foram acompanhados pelo presidente, Carlos Tobias, à sede da Justiça Feral, na Rua São Benedito, no Centro, para uma visita de reconhecimento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa
Expresso Fênix pede anuência da Prefeitura de Caraguatatuba para mudança no quadro societário da empresa

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que última quinta-feira (2/5) recebeu pedido de anuência da empresa Expresso Fênix, para transferir os direitos e deveres referente ao serviço de transporte público que opera no município de Caraguatatuba. O pedido da empresa está respaldado legalmente e também está previsto no contrato de concessão.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 08/05/2024
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos
3º Geek Games: inscrições abertas para participação na Arena de Jogos

  O 3º Geek Games será de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. É considerado o maior encontro regional dos amantes dos games e cosplays, com entrada gratuita. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo está com inscrições abertas para Arena

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica fiscalização em adegas e bares em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e Vigilância Sanitária, realizou uma ação conjunta com a Polícia Militar neste final de semana, visando coibir a perturbação do sossego e o descumprimento do horário estabelecido nos alvarás de funcionamento dos comércios. Durante a operação, 11 adegas foram fiscalizadas,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 29/04/2024
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola no Tinga
GCM de Caraguatatuba leva palestra antibullyng e sobre drogas em escola no Tinga

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba realizou nessa quinta-feira (16) uma palestra aos alunos da EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho (CIDE Tinga), no bairro do Tinga, para tratar de temas que estão sempre em pauta nas escolas, como a prática de bullyng, o uso de drogas, a importância

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 17/05/2024