Pesquisar No Site
Roda de Conversa reúne usuários do CRAS Centro na campanha “Junho Violeta” em Caraguatatuba
Roda de Conversa reúne usuários do CRAS Centro na campanha “Junho Violeta” em Caraguatatuba
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) promoveram uma Roda de Conversa voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”, dentro da “Campanha Junho Violeta”, na última quarta-feira (10).

#PraTodosVerem O presidente do CMDDI, Alexandre Barroqueiro conversa com os participantes da Roda de Conversa, no CRAS Centro. Ele veste camisa de malha de manga curta vinho e calça jeans e usa óculos.
No encontro, a assistente social da Sepedi, Cláudia Timóteo, abordou as formas de violência contra a pessoa idosa e a com deficiência, que podem ser física, psicológica, financeira e patrimonial, sexual, institucional, além de negligência, abandono e discriminação (etarismo e capacitismo).
A diretora técnica, Selma Hecher, informou sobre as garantias de direitos e serviços protetivos a esses segmentos da população. Tanto o Estatuto da Pessoa Idosa (Lei Federal nº 10.741/2003) quanto o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) determinam que é dever da família, da sociedade e do Estado protegê-las de toda forma de violência, negligência e discriminação.
O presidente do CMDDI, Alexandre Barroqueiro, frisou a atuação do conselho no município, com relação às denúncias recebidas e encaminhamento e monitoramente com a rede protetiva municipal para amparar as vítimas e anunciou que está elaborando com a Sepedi um curso para capacitação da população idosa visando prevenção contra golpes digitais.
A secretária da Sepedi, Ivy Malerba, frisou a importância das pessoas idosas e as com deficiência buscarem auxílio e orientação junto aos profissionais dos equipamentos da rede como Sepedi, UBS, CRAS, entre outros, quando identificarem sinais de estarem sofrendo possíveis violências.

#PraTodosVerem Mulher lê o folder distribuído na Roda de Conversa que traz as formas de violência contra a pessoa idosa.
As perdas funcionais derivadas do processo do envelhecimento ou dos quadros de deficiências já permanentes acarretam na necessidade de um tempo maior ou até auxílio total na realização de atividades cotidianas, o que expõe e vulnerabiliza ainda mais essa população a negligência e aos maus tratos por exemplo. Muitas vezes a pessoa idosa e a com deficiência não pede ajuda para não atrapalhar ou incomodar a família, conforme inúmeros relatos já registrados ou porque a família não se organiza e divide esse cuidado atento e planejado entre todos os membros, expondo-os a longos períodos sem cuidados adequados de higiene, alimentação, troca postural, deslocamento, vigilância, entre outros. Infelizmente é no cenário familiar que está a maior incidência de violência.
Célia Vasconcelos, 75 anos, acompanhou a Roda de Conversa e disse que nunca sofreu violência ou discriminação. “Consigo cuidar de mim mesma e para me manter ativa eu faço cocada e maçã do amor para vender na Feira do Rolo. Esses encontros são ótimos para conhecer o ponto de vista dos outros e ficar a par de informações importantes e atualizadas”, disse.
Outro participante, Cláudio Ris, 69 anos, disse que “o diálogo foi muito bom para abrir a mente”.
Em Caraguatatuba, no ano passado, foram registrados 195 casos de violência contra pessoas idosas e a com deficiência. Este ano, nos cinco primeiros meses há 69 registros, de acordo com dados registrados pela Sepedi junto a rede.
Também participaram da Roda de Conversa a equipe do CRAS Centro: Juliana Florentino, coordenadora do CRAS Centro, Cristina Silva Duarte Barroso e Aline Ros, assistentes sociais; Wellington Jacob e Mariana Cestari, psicólogos.
“Campanha Junho Violeta”
O mês foi escolhido em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, data instituída oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cor violeta faz alusão a uma antiga sugestão do movimento, que propõe dar uma violeta a um idoso em vez de violentá-lo, simbolizando respeito e carinho.
Para denunciar qualquer tipo de violação de direitos, acione um dos canais:
– Sepedi: Rua Jorge Burihan, 10, bairro Jardim Jaqueira. Tel. 3886-3050.
– Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) – Rua Jorge Burihan, 10, bairro Jardim Jaqueira. Tel. 3886-3050.
– Disque 100: Central Nacional de Denúncias de Direitos Humanos (gratuito e anônimo).
– Polícia Militar: Telefone 190 para emergências. Denúncias podem ser feitas em qualquer delegacia física ou na Delegacia da Mulher (DDM).
– CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência.
Programação
Dia 3/6 (Quarta-feira)
9h – Roda de Conversa no CRAS Norte
Dia 10/6 (Quarta-feira)
10h30 – Roda de Conversa no CRAS Sul
14h – Roda de Conversa no CRAS Centro
Dia 15 (Segunda-feira)
9h – Panfletagem na Praça Dr. Cândido Mota
14h – Palestra com o defensor público, Rodrigo Gruppi Carlos da Costa
Dia 16 (Terça-feira)
14h – Roda de Conversa no CRAS Jetuba
Dia 19 (Sexta-feira)
9h Roda de Conversa no CRAQS Morro do Algodão
Dia 22 (Segunda-feira)
9h – CRAS Barranco Alto
Dia 24 (Quarta-feira)
13h30 – Roda de Conversa no Núcleo Pedra Grande, bairro Massaguaçu
Secretaria de Comunicação – 11/6/2026
Fotos: Luís Gava
Veja Também Recentes
Caraguatatuba vence Jacareí por 105 a 31 e mantém invencibilidade na Copa Metropolitana de Basquete
A equipe de basquete de Caraguatatuba conquistou mais uma vitória na Copa Metropolitana de Basquete, neste domingo (27), ao superar o Del Mônaco Jacareí pelo placar de 105 a 31. A partida, válida pela 9ª rodada da competição, ocorreu na quadra do bairro Poiares, em Caraguatatuba. Com um desempenho expressivo
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
Prefeitura de Caraguatatuba e Detran promovem dinâmica sobre “pontos cegos” no trânsito
Motoristas de carros e motocicletas, ciclistas e pedestres participaram de uma dinâmica com agentes de fiscalização de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e do Detran-SP sobre os pontos cegos dos veículos e os riscos durante ultrapassagens. A demonstração foi realizada na última sexta-feira (25), Dia Nacional
Cadastro Único lança programa “64+” para orientar moradores sobre acesso ao Benefício de Prestação Continuada
O Cadastro Único, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou na última sexta-feira (2) o programa “64+”, iniciativa desenvolvida por uma assistente social da pasta com o objetivo de orientar moradores de Caraguatatuba sobre os preparativos necessários para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao completar 65 anos.
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e
