Pesquisar No Site

Governo Municipal entrega títulos de regularização fundiária para moradores de núcleos distintos

Foto Luís Gava 4
Governo Municipal entrega títulos de regularização fundiária para moradores de núcleos distintos

Para 25 moradores que ficaram de fora da regularização fundiária, por falta de entrega de documentação, de núcleos já regularizados nos bairros Jardim Aruan, Jardim da Serra, Pegorelli, Perequê-Mirim e Travessão, hoje (3), foi dia de comemorar e receber o tão almejado título de Regularização Fundiária.

O documento foi entregue na sede da Secretaria de Habitação com as presenças do prefeito Mateus Silva, da secretária da pasta, Fátima Rangel, e da adjunta, Sophia Esteves e equipe. Dos 200 títulos pendentes para certidão complementar em áreas regularizadas, restam somente 40 (quarenta) em análise para finalização.

Para o casal Sônia Furtado de Oliveira, 58 anos, e Genivaldo da Silva Calado, 62 anos, que esperam pelo título desde 2017, moradores do Pegorelli, o dia foi de comemoração. “Gostamos de tudo certo. Para nós foi um alívio obtermos a regularização fundiária. Agora temos garantia para dispormos do imóvel como quisermos”, disse Genivaldo.

#PraTodosVerem – Documento foi entregue na sede da Secretaria de Habitação com as presenças do prefeito Mateus Silva, da secretária da pasta, Fátima Rangel, e da adjunta, Sophia Esteves e equipe (Foto: Luís Gava/PMC)

Outro casal, Natiara e Diego Tenório, ambos com 38 anos, residentes no Perequê-Mirim, levaram o filho Davi de um ano, no recebimento do título, que esperavam por quatro anos. ‘É uma garantia para nós e para o nosso filho. Estamos muito felizes”, disse a esposa.

Valdívio Barbosa Lemos, 49 anos, domiciliado no Travessão, também se sentiu aliviado. “Meu processo foi rápido. Entrei com o pedido há um ano e, hoje, com o documento em mãos, estou seguro com a propriedade da minha casa. Só tenho agradecer à equipe da Habitação”, comentou.

O prefeito Mateus Silva parabenizou os beneficiados. “Essa entrega não é de somente um papel é também de segurança e dignidade ao núcleo familiar. Vamos continuar os trabalhos de regularização fundiária no município com lisura e transparência. Com certeza vamos prosperar, cada vez mais, nesta ação”, concluiu o prefeito.

Importante destacar que a Secretaria de Habitação continua realizando um levantamento dos demais núcleos com essas características de viabilidade para inserção no cronograma e início dos trabalhos. Todos os núcleos em andamento serão divulgados, com realização de trabalho em campo para coleta de dados pela equipe da Secretaria de Habitação.

A secretária de Habitação, Fátima Rangel, acrescentou ainda que os núcleos com pendências ou questões ambientais, serão trabalhados em parceria com o governo estadual, dentro do Programa Cidade Legal.

O cidadão que queira informação sobre o processo de regularização fundiária pode entrar em contato com a Secretaria de Habitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, na Avenida Guaporé, 955, bairro Indaiá, pelo telefone (12) 3885-1600 ou pelo e-mail: habitacao@caraguatatuba.sp.gov.br.

Secretaria de Comunicação – 3/6/2026

Fotos: Luís Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto
Adesão ao benefício do Refis da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser feita até dia 31 de agosto

Contribuintes têm a chance de aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) da Prefeitura de Caraguatatuba, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) da Secretaria da Fazenda, ou on-line pelo Portal

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 14/07/2026
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês de agosto a campanha de Multivacinação 2026 com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue o tema nacional “Vacinar sempre foi muito Brasil”, que busca

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/08/2026
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba
Centro de Atendimento ao Migrante amplia acolhimento e acesso a direitos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba inaugurou, na última quinta-feira (16), o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), novo equipamento público criado para acolher, orientar e apoiar pessoas em situação de migração, trânsito ou vulnerabilidade social. Localizado ao lado do Terminal Rodoviário de Caraguatatuba, o CAM foi estruturado para oferecer atendimento humanizado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 17/07/2026
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba

Uma barreira de contenção marítima encontrada à deriva nas proximidades da Praia da Cocanha foi removida, nesta quarta-feira (5), após mobilização das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria de Serviços Públicos. A estrutura representava riscos à navegação de embarcações e ao meio ambiente. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água Publicado em 05/08/2026
Fundacc abre inscrições para 17º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro e Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba
Fundacc abre inscrições para 17º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro e Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) lançou na última sexta-feira (17/7) o edital para a 17ª edição do Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba, que será realizada entre os dias 12 e 20 de setembro, na Praça Dr. Cândido Motta,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/07/2026