Pesquisar No Site
Entreposto do Camaroeiro recebe 27ª Cerimônia “Barcos ao Mar” no domingo
Entreposto do Camaroeiro recebe 27ª Cerimônia “Barcos ao Mar” no domingo
A tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que neste ano chega à sua 27ª edição, está marcada para domingo (31/5), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, na região central de Caraguatatuba. O evento é aberto ao público e é realizado pelo Governo Municipal e pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com os pescadores da Praia do Camaroeiro.
A festividade marca o fim do defeso do camarão – ação que tem como objetivo proteger o período de reprodução das espécies, além de garantir a recuperação dos estoques pesqueiros e a sustentabilidade da atividade, que é essencial para a economia local.
Na ocasião, a comunidade pesqueira do município e suas famílias se reúnem para pedir a proteção de São Pedro Pescador e de Nossa Senhora dos Navegantes, para que o período de pesca do crustáceo seja farto, e receber a bênção dos padres Vladimir Ferreira Coelho, pároco da Catedral Divino Espírito Santo, e Cláudio Rodrigues da Silva, da Paróquia Santa Terezinha.
Logo após a cerimônia, o público é convidado a participar de uma procissão terrestre até a praia do Camaroeiro, ao lado do píer, com os andores das imagens dos santos, acompanhados pela Banda Municipal Carlos Gomes. Após o cortejo, os pescadores seguem para seus barcos, decorados com flores e bandeiras, para uma procissão marítima, encerrando a programação.
O pescador homenageado desta edição será Carlos Rodrigues do Nascimento, conhecido como Guri. A programação conta ainda com apresentações culturais da Orquestra de Viola Caipira Estrela de Ouro e do grupo Fandango Caiçara.
A cerimônia também marca o início dos preparativos para o 27º Festival do Camarão – um dos eventos culturais e gastronômicos mais aguardados no município, que neste ano será realizado de 16 a 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro da cidade.
O Entreposto de Pesca do Camaroeiro está localizado na Avenida Dr. Arthur Costa Filho, nº 2280, na região central de Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897-5660.
Serviço
27ª Cerimônia “Barcos ao Mar”
Dia 31/5 – domingo – às 10h
Entreposto de Pesca do Camaroeiro l Centro
Gratuito
Veja Também Recentes
Rodada da 3ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol tem goleadas em Caraguatatuba
A bola rolou no domingo (24) pela 3ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba com partidas disputadas no Morro do Algodão e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. A rodada teve goleadas, confrontos equilibrados e mudanças na programação por conta da chuva. No Morro do Algodão,
Caraguatatuba amplia promoção internacional do turismo com recepção de operadoras e programas especializados
Caraguatatuba recebeu novos famtours com representantes de operadoras estrangeiras, programas especializados em turismo e gastronomia, além de profissionais do segmento de observação de aves, em ações realizadas entre abril e maio deste ano. Já foram três iniciativas voltadas à promoção do município frente ao mercado nacional e internacional. O primeiro
Prisão de homem no bairro Tinga leva Guarda Civil Municipal a aprender mais de mil porções de entorpecentes
Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificaram o patrulhamento no bairro Tinga, na manhã de quinta-feira (21), após denúncias recebidas pelo telefone 153 informando sobre o frequente abastecimento de drogas realizado por um homem em uma motocicleta de alta cilindrada. Durante as diligências, os agentes conseguiram localizar e
Caraguatatuba é pódio na 2ª etapa do Circuito Grow Up Vale/Litoral
Atletas de Caraguatatuba participaram da 2ª etapa do Circuito Grow Up Vale/Litoral e garantiram presença no pódio em diferentes categorias da competição. O município foi representado desde as categorias infantis até a Master/Pro e terminou o evento como a cidade com maior número de atletas premiados. Na categoria infantil, Kennedy
Caraguatatuba abre Semana do Bebê e do Brincar com debate sobre Primeira Infância
A abertura da Semana do Bebê e do Brincar transformou o Teatro Mario Covas em um espaço de diálogo sobre infância, educação e cuidado na noite de segunda-feira (11). O evento reuniu profissionais da rede municipal, especialistas e autoridades para discutir práticas voltadas ao desenvolvimento integral das crianças nos primeiros
