Pesquisar No Site
Prefeitura mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com Educação no bairro Casa Branca
Prefeitura mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com Educação no bairro Casa Branca
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu, na última terça-feira (19), uma passeata educativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A mobilização foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Branca e contou com a participação de estudantes da Escola Municipal Prof. Oswaldo Ferreira.

#PraTodosVerem: UBS Casa Branca mobiliza passeata contra abuso e exploração sexual infantil em parceria com a Educação (Foto: Divulgação/PMC)
A ação percorreu ruas do bairro com mensagens de alerta e conscientização voltadas à proteção da infância e da adolescência. A iniciativa sensibilizou a comunidade e orientou estudantes, professores, funcionários e moradores sobre a identificação de sinais e importância da denúncia imediata de situações suspeitas.
A campanha de mobilização nacional faz referência ao caso da menina Araceli, de 8 anos, assassinada em 1973, episódio que se tornou símbolo nacional da luta pelos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A data também reforça a importância do enfrentamento ao silêncio, aos tabus e à falta de informação que ainda dificultam a prevenção e o combate a esse tipo de crime.
A Prefeitura de Caraguatatuba mantém ações de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes por meio de uma rede de proteção do município. Cuidar da infância e juventude independe das secretarias, é responsabilidade de todos.
A ação da UBS Casa Branca reflete a integração e parceria entre a Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social, por meio Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Norte. A ação também foi especial com a participação de estudantes da Universidade Módulo, do curso de Psicologia.
Em situações de suspeita ou confirmação de abuso sexual, a orientação é que a população utilize os canais oficiais de denúncia, como o Disque 100, além dos contatos do Conselho Tutelar. Em Caraguatatuba, o atendimento pode ser realizado pelas unidades do Conselho Tutelar da região Central, pelo telefone 3883-7885, e da região Sul, pelo número 3887-1520.
Veja Também Recentes
Guarda Municipal captura dois procurados por homicídio durante patrulhamento ostensivo no Morro do Algodão
A atuação permanente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba no patrulhamento ostensivo resultou, na sexta-feira (24), na captura de dois indivíduos procurados pela Justiça pelo crime de homicídio. A primeira ocorrência foi registrada durante patrulhamento preventivo no bairro Morro do Algodão. Os agentes identificaram um veículo estacionado em frente
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba
Uma barreira de contenção marítima encontrada à deriva nas proximidades da Praia da Cocanha foi removida, nesta quarta-feira (5), após mobilização das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria de Serviços Públicos. A estrutura representava riscos à navegação de embarcações e ao meio ambiente. O
Trabalho ostensivo da Guarda Municipal reforça segurança e culmina na prisão de foragido da Justiça
Na tarde de sexta-feira (24), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, durante patrulhamento preventivo na região sul do município, receberam informações do Centro de Operações Integradas (COI) sobre a circulação de um veículo cujo condutor possuía mandado de prisão em aberto. Diante das informações, a equipe intensificou o
Fiscalização ambiental realiza mais de 100 vistorias e emite 14 autos de infração em julho em Caraguatatuba
As ações de fiscalização ambiental realizadas ao longo do mês de julho em Caraguatatuba resultaram em vistorias técnicas e fiscalizações de campo, notificações preliminares e autos de infração ambiental. As atividades integram o trabalho permanente de monitoramento, proteção e preservação dos recursos naturais do município. As operações são desenvolvidas pela
2º Simpósio Educacional começa nesta quarta-feira com formação e lançamento do Currículo da Educação Infantil
Caraguatatuba realiza, de quarta-feira (26) a sexta-feira (28), o 2º Simpósio Educacional, com três dias de formação voltados aos profissionais da rede municipal de ensino e participação de especialistas em educação antirracista, inclusão, neurodiversidade, avaliação biopsicossocial e saberes tradicionais. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o
