Pesquisar No Site
Ação integrada do programa Ruas da Esperança mobiliza equipes em três regiões de Caraguatatuba
Ação integrada do programa Ruas da Esperança mobiliza equipes em três regiões de Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou na última sexta-feira (8), mais uma grande ação integrada do programa Ruas da Esperança, com abordagens sociais, encaminhamentos e ordenamento urbano em diferentes pontos estratégicos das regiões Sul, Central e Norte do município.
O programa é coordenado pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Serviços Públicos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Civil e tem como objetivo promover acolhimento social, ordenamento urbano, limpeza e manutenção de áreas públicas e bem-estar animal de pessoas em situação de rua.
As equipes atuaram na Praça do Porto Novo, Praça Primeiro Centenário (próximo ao Centro POP e terminal rodoviário), Praça Juscelino Kubitscheck, Praça Central do Massaguaçu e também no bairro Indaiá para ampliação do atendimento social, limpeza urbana e cuidado com os espaços públicos da cidade.
Durante a operação, foram realizados 17 acolhimentos, com encaminhamentos e indicação de atendimento para o Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP), Centro de Acolhida Especial (CAE) e serviços de saúde. Além disso, 11 pessoas receberam passagens para retorno às cidades de origem.
A ação também contou com um acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para atendimento emergencial e o acompanhamento de oito cães em situação de vulnerabilidade. Os animais foram catalogados atendidos pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses.
As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e os agentes de abordagem social realizaram ainda a limpeza dos locais atendidos, com a retirada de uma caçamba de caminhonete e um caminhão com entulhos, móveis quebrados, colchões e materiais descartados irregularmente.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Dr. Marcelo Paiva, os resultados das ações já podem ser percebidos nos locais atendidos. “O monitoramento das equipes é essencial para a redução de ocupações irregulares nos espaços públicos e amplia as oportunidades de acolhimento e cuidado com pessoas em situação de rua, garantindo maior segurança e bem-estar a população. Tivemos um resultado bastante expressivo de acolhimentos e encaminhamentos registrados nesta ação”, destacou.
Serviços
Centro POP
Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo ao Terminal Rodoviário)
Telefones: (12) 3889-4157 ou (12) 3888-2582
Centro de Acolhida Especial (CAE) e Centro de Acolhimento Popular Temporário Feminino
Rua Banco Itaú, 328 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-7080
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP)
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD)
Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim
Telefone: (12) 3885-4600
Secretaria de Comunicação Social – 12/5/2026
Foto: Divulgação/PMC.
Veja Também Recentes
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a
Conselho da Mulher de Caraguatatuba aprova proposta de ampliação da participação da sociedade civil
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) aprovou a proposta de ampliação de sua composição, com destaque para a criação de duas vagas destinadas a mulheres pessoas físicas, sem exigência de vínculo com instituições, e duas para representantes da sociedade civil organizada, como associações civis. O projeto
Reclamações financeiras e internet fixa marcam balanço do Procon de Caraguatatuba de agosto
O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba foi marcado pela formalização de 478 dos 965 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de agosto. Desse montante, 487 atendimentos estavam relacionados às orientações e encaminhamentos para outras instituições. O órgão de defesa do consumidor recebeu 199 queixas
Feira das Profissões traz mais de 25 expositores a Caraguatatuba na próxima semana
Escolher uma profissão, conhecer novos cursos ou descobrir possibilidades para o futuro. Quem está nessa fase tem uma oportunidade para tirar dúvidas e conhecer diferentes caminhos na próxima quarta-feira (16), durante a Feira das Profissões de Caraguatatuba 2026. Mais de 25 instituições participam do evento, das 9h às 20h, no
