Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça doação de sangue em parceria com Hemocentro de Taubaté
Caraguatatuba reforça doação de sangue em parceria com Hemocentro de Taubaté
A Prefeitura de Caraguatatuba é parceira do Projeto Sangue em Movimento, iniciativa do Hemocentro RP (Núcleo de Hemoterapia de Taubaté) que busca aumentar o número de doadores voluntários de sangue no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
A Secretaria de Saúde oferta transporte gratuito aos moradores interessados na doação de sangue e reforça que a próxima campanha será em 16 de maio, sábado, com saída às 7h.
Interessados podem se cadastrar por meio de formulário on-line, no link Formulário de inscrição do Projeto Sangue em Movimento. Após o preenchimento, a equipe responsável entra em contato para confirmação da data de interesse, reserva da vaga no transporte gratuito e local de saída.

#PraTodosVerem: Braço apoiado em cadeira durante doação de sangue; mão segura um coração de borracha vermelho para ajudar no bombeamento do sangue (Foto: Divulgação/PMC)
Caso o número de interessados ultrapasse a quantidade de vagas disponíveis, a definição dos participantes considera critérios logísticos, priorizando pessoas de uma mesma região para utilizar dos mesmos pontos de encontro e embarque, além da necessidade dos tipos sanguíneos em falta no banco de sangue.
Ampliação de doadores na região
A doação voluntária de sangue garante o abastecimento seguro e contínuo para suporte de transfusões e atendimento de diversos pacientes em tratamentos ou intervenções emergenciais que ocorrem diariamente. Este gesto solidário salva até quatro vidas por doação (450 ml), enquanto o organismo do doador repõe este volume em 24 horas.
O Núcleo de Hemoterapia de Taubaté é ligado ao Hemocentro de Ribeirão Preto e atende 25 hospitais conveniados em 39 municípios da região. A instituição integra a rede Hemocentro RP, responsável pelo atendimento de aproximadamente 230 cidades paulistas e mais de 150 hospitais.
O Projeto Sangue em Movimento é uma forma de aumentar o número de doações e reduzir o risco de desabastecimento dos estoques regionais. Hoje, a região encontra-se com estoque abaixo do mínimo de segurança para os tipos A+ e O-.
Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos também podem participar mediante autorização e acompanhamento do responsável legal.
Para acompanhar como está o estoque de sangue atualizado, é possível acessar o canal do doador https://www.hemocentro.fmrp.usp.br/canal-do-doador/estoque-de-sangue/.
Triagem clínica e orientação aos voluntários
Ao chegar, o doador precisa apresentar documento oficial com foto, realizar cadastro e assinar o termo de consentimento. Todos passam por uma pré-triagem e entrevista clínica sigilosa para análise das condições de saúde e possíveis impedimentos temporários ou definitivos à doação.
A coleta dura, em média, entre quatro e cinco minutos, com retirada aproximada de 450 mililitros de sangue. Após o procedimento, os doadores recebem hidratação e alimentação antes de serem liberados.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 0800 979 6049 ou no site oficial do Hemocentro RP.
Secretaria de Comunicação Social – 7/5/2026
Foto: Divulgação
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe 1ª etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei neste fim de semana
Caraguatatuba será palco, neste fim de semana (30 e 31/5) da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei 2026. A competição será realizada na Praça de Esportes do Centro (Guaruçá) e deve reunir atletas de diferentes regiões do estado. O evento contará com categorias para atletas iniciantes, amadores e experientes,
Caraguatatuba recebe 2ª edição do CFC Championship no próximo sábado
Caraguatatuba será palco da 2ª edição do CFC Championship, campeonato de artes marciais que promete movimentar o cenário esportivo da cidade. O evento será realizado no próximo sábado (6), a partir das 10h, no Ginásio Poliesportivo do Cide Perequê-Mirim (Ginásio Coliseu), com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da
Secretaria de Governo promove mais de 30 atendimentos na unidade móvel do Sebrae para orientar empreendedores de Caraguatatuba
A presença de uma unidade móvel do Sebrae na Praça do Caiçara em Caraguatatuba na quarta-feira (27), possibilitou o atendimento de mais de 30 micro e pequenos empreendedores do município que buscaram informação sobre formalização de negócio, abertura de empresa, declaração de imposto de renda, linhas de crédito, entre outros
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado
Caraguatatuba recebe neste sábado (13), das 9h às 12h, uma programação especial em comemoração aos três anos do projeto Instinto Surfé. O evento será realizado no Quiosque 38 (Carapaça), no Jardim Aruan, e reúne esporte, educação ambiental, cultura e lazer para toda a família. A iniciativa também marca as celebrações
Defesa Civil de Caraguatatuba orienta estudantes sobre áreas de risco e prevenção de desastres
Alunos do 6º ao 9º anos do Instituto Educacional e Cultural Paideia participaram de palestra com o agente da Defesa Civil da Prefeitura de Caraguatatuba, Paulo Guilherme Freires da Silva, sobre as atividades do órgão no município na última sexta-feira (12). A atividade foi realizada a pedido da escola
