Pesquisar No Site
Programa Ruas da Esperança amplia ações de acolhimento e reinserção social em Caraguatatuba
Programa Ruas da Esperança amplia ações de acolhimento e reinserção social em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã desta sexta-feira (20), mais uma ação integrada de abordagem social do programa Ruas da Esperança em pontos estratégicos da cidade.
A iniciativa é voltada ao acolhimento, encaminhamento e reinserção social de pessoas em situação de rua para garantir o acesso à rede de proteção e às políticas públicas disponíveis no município. O trabalho busca identificar, orientar e oferecer acolhimento de forma humanizada e promover novas oportunidades de recomeço.
O ponto de encontro das equipes foi na sede da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, de onde os profissionais seguiram para os locais definidos como prioritários: Praça do Rádio Amador, Praça Juscelino Kubitscheck, Praça Cândido Mota (Coreto), Praia do Centro (ao lado da Praça da Cultura) e Praça Primeiro Centenário (em frente ao Centro Pop).
A operação contou com a atuação integrada da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias Civil e Militar, representantes da Comunidade Terapêutica Restitui – Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), educadores sociais e da Defesa Civil, com a participação do coordenador Oduvaldo Capitão Romano.
Durante a ação, a Guarda Civil Municipal foi respons

#PraTodosVerem: Funcionária da Secretaria de Serviços Públicos realiza a retirada de itens e pertences pessoais de pessoa em situação de rua na Praça Primeiro Centenário (em frente ao Centro Pop) (Foto: Luís Gava/PMC)
ável pelo patrulhamento e segurança das equipes técnicas, enquanto a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana realizou o monitoramento das áreas para garantir maior fluidez e segurança nas vias públicas. Já a Secretaria de Serviços Públicos executou a limpeza dos espaços, e os agentes do SEAS atuaram no recolhimento de itens e pertences das pessoas em situação de rua.
Foram abordadas oito pessoas em situação de rua em todos os locais percorridos ao longo da operação.
O representante da nova equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), José Milton de Amaral, destacou a importância do trabalho conjunto e da adesão das pessoas atendidas. “A participação das pessoas é essencial para o desenvolvimento das ações, que ocorrem de forma preventiva, com oferta de acolhimento terapêutico, encaminhamentos e serviços diários, como banho, alimentação e café da manhã no Centro Pop e na CATEP”, ressaltou.
O programa Ruas da Esperança fortalece seu compromisso com ações que combinam acolhimento digno, responsabilidade social e preservação da ordem pública em Caraguatatuba.
Serviços
Centro Pop
Rua Antônio Valente, 100 – Jardim Jaqueira (próximo ao Terminal Rodoviário)
Telefones: (12) 3889-4157 / (12) 3888-2582
Centro de Acolhida Especial (CAE) e Centro de Acolhimento Popular Temporário Feminino
Rua Banco Itaú, 328 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-7080
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino (CATEP)
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD)
Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim
Telefone: (12) 3885-4600
Secretaria de Comunicação – 20/3/2026
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes
Litoral Encena abre 17ª edição com “O Auto da Compadecida” e programação gratuita em Caraguatatuba
Teve início no último sábado (12/9), na Praça da Cultura, no Centro, o Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba. Em sua 17ª edição, o evento segue até 20 de setembro (domingo), com uma extensa programação gratuita, reunindo espetáculos teatrais para todas
Instituto Federal abre 40 vagas para curso técnico integrado ao ensino médio em Caraguatatuba
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para 40 vagas no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no campus de Caraguatatuba. A oportunidade é para estudantes que concluírem o ensino fundamental até a data da matrícula e desejam começar, em 2027, o ensino médio
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,
Cinema e ciência colocam estudantes no centro do palco em manhã de premiações em Caraguatatuba
Teve personagens conhecidos, torcida, troféus, performances, ciência e muita emoção. O Teatro Mario Covas viveu uma manhã diferente na quarta-feira (23), com duas premiações da rede municipal de ensino: o 2º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema – e o Mentes Brilhantes. A primeira parte da programação foi dedicada
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão
