Pesquisar No Site

Sepedi realiza “21 na Praia – Todos na mesma Onda” no Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Down sábado

Foto Hugo Labanca PMC CAPA
Sepedi realiza “21 na Praia – Todos na mesma Onda” no Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Down sábado

Neste sábado (21), a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza um encontro na praia acessível, a partir das 9h, em alusão ao Dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down ou Trissomia 21 (T-21).

O evento é voltado especialmente para pessoas com essa condição genética, familiares, amigos e também a população em geral. O objetivo da reunião é promover a convivência e reforçar o conhecimento sobre esta síndrome. O público terá à disposição passeio de caiaque, prancha adaptada para surf, prancha de stand up paddle, slackline, frescobol e ainda muitas brincadeiras e jogos.

#PraTodosVerem Pessoas com deficiência usufruindo das atividades de banho de mar, caiaque com instrutores do programa Praia Acessível (Foto: Luís Gava/PMC)

Este ano o tema da campanha do dia 21 de março é “Amizade, Acolhimento, Inclusão… Xô Solidão” com a finalidade de buscar reverter o sentimento de invisibilidade que muitas pessoas com Down enfrentam. A solidão surge quando há exclusão, quando faltam oportunidades, quando a convivência é negada e quando a voz das pessoas não é ouvida. Pessoas com síndrome de Down precisam de participação ativa em escolas, trabalho, cultura e na comunidade, para ter pertencimento e seus direitos garantidos.

Pares de meias coloridas trocadas

A síndrome de Down ou Trissomia 21 é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo 21 extra, totalizando 47 cromossomos em vez de 46.

Ela gera características físicas específicas, hipotonia (baixo tônus muscular) e deficiência intelectual, variando de leve a moderada.

Não é uma doença, mas uma condição com a qual a pessoa nasce e que requer acompanhamento multidisciplinar para garantir saúde e desenvolvimento adequados.

Quando vistos ao microscópio, os cromossomos se assemelham ao formato de pares de meias. Usar meias descombinadas, coloridas ou divertidas, no dia 21 de março é um gesto de respeito e inclusão. A ação “trocada” serve para despertar curiosidade, abrir conversas sobre a inclusão social de pessoas com a síndrome e combater preconceitos.

APAE no Caraguá Praia Shopping neste sábado

A Apae Caraguatatuba em parceria com o Caraguá Praia Shopping, na Avenida da Praia, inaugura neste sábado (21), às 15h, uma exposição fotográfica que valoriza o protagonismo e a inclusão.

As fotos mostram pessoas com Trissomia 21 em momentos simples do cotidiano, passeando, se divertindo e ocupando espaços que também são seus por direito

A mostra ressalta que inclusão é reconhecer que todos pertencem todos participam e todos podem ser protagonistas.

A APAE Caraguatatuba atende atualmente 33 pessoas com a T-21 e tem parcerias com Sepedi e a Secretaria Municipal de Educação, que também fez diversas ações pedagógicas nas escolas para conscientizar os alunos sobre o tema, este mês.

Hoje são 26 alunos com T-21 inseridos na rede municipal de ensino. E no Centro de Especialidades Médicas da Secretaria Municipal de Saúde, 20 crianças e adolescentes com a T-21 recebem atendimento de fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Também são atendidos na Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, na equoterapia, nas atividades do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), no Centro Dia e Centro de Convivência, e no programa Inclusão em Movimento das secretarias de Educação, Esporte e Recreação, e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.

Secretaria de Comunicação Social 20/3/2026

Fotos: Hugo Labanca/PMC e Luís Gava/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu Basketball vence Taubaté e garante vaga na final do campeonato
Massaguaçu Basketball vence Taubaté e garante vaga na final do campeonato

A equipe feminina do MBF Massaguaçu Basketball garantiu, no último domingo (20), uma vaga na fase final do Campeonato da Federação Paulista de Basketball – Região III, após vencer o CFE Taubaté por 15 a 13, em partida realizada no Ginásio da CTI, no município de Taubaté. Com o resultado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/09/2026
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município
Lideranças jovens discutem políticas públicas em Caraguatatuba e apresentam propostas ao município

Representantes de diferentes segmentos da juventude de Caraguatatuba se reuniram na última quinta-feira (24) para apresentar demandas, projetos e propostas ao poder público. O encontro, realizado no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, reuniu jovens ligados a instituições de ensino, órgãos públicos, entidades religiosas, associações e outros grupos. Organizada

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 28/09/2026
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade

As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Caraguatatuba recebe etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas com 313 inscritos
Caraguatatuba recebe etapa do Campeonato Paulista de Águas Abertas com 313 inscritos

As inscrições para o Campeonato Paulista de Águas Abertas de Verão 2026 registraram 313 participantes, representantes de 28 entidades esportivas, até terça-feira (15). A etapa deve contar com atletas de diferentes categorias, incluindo competidores vinculados a clubes de destaque do Estado de São Paulo. A competição está marcada para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/09/2026
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba
Guarda Civil aborda veículo após denúncia de disparos e apreende pistola e drogas em Caraguatatuba

Na madrugada de domingo (20), agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foram informados por um munícipe que circulava pelas imediações em uma motocicleta, que havia presenciado disparos de arma de fogo efetuados para o alto por um indivíduo que conduzia um Chevrolet Cruze, de cor branca, em via

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 23/09/2026