Pesquisar No Site

Prefeitura reforça limpeza urbana e lança campanha de cuidado compartilhado em Caraguatatuba

Destaques
0225 Mato Alto de terreno - divulgação
Prefeitura reforça limpeza urbana e lança campanha de cuidado compartilhado em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba tem intensificado os serviços de limpeza urbana em diferentes regiões da cidade e reforça a importância da participação dos moradores na conservação dos espaços públicos.

Enquanto as equipes atuam na limpeza das ruas, a Secretaria de Urbanismo orienta e convida os proprietários a contribuírem com a manutenção de calçadas e terrenos, para fortalecer o cuidado conjunto com a cidade.

As regras estão previstas no Código de Posturas (Lei nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar nº 127/2023), que determina que proprietários ou responsáveis por terrenos, edificados ou não, devem mantê-los limpos e conservados, incluindo a retirada de mato alto, entulho e quaisquer materiais que possam favorecer o acúmulo de água parada.

O momento é propício para a colaboração do morador, uma vez que a Secretaria de Serviços Públicos tem reforçado a zeladoria urbana por meio da empresa Molise e a atuação dos funcionários do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD). Enquanto o município atua na conservação de vias e praças, a manutenção de calçadas e terrenos permanece como responsabilidade dos proprietários.

Em muitos casos, a Prefeitura acaba assumindo as intervenções que cabem aos munícipes, porém essa prática não pode se tornar regra, sendo essencial que cada um contribua com a sua parte para garantir melhores condições em toda Caraguatatuba.

No que tange a legislação, os imóveis devem permanecer livres de água parada, inclusive em quintais e piscinas, como medida de prevenção à proliferação de insetos vetores de doenças, especialmente em períodos de maior incidência de dengue. Quando é constatado o mau estado de conservação, a Secretaria de Urbanismo realiza a notificação do responsável para execução dos serviços, com prazo mínimo de 30 dias, exceto em situações de emergência ou risco iminente.

Caso a determinação não seja cumprida, o município pode executar a limpeza. Nessa situação, os custos são cobrados do proprietário, acrescidos de 20% referentes às despesas administrativas. O não pagamento pode resultar em cobrança judicial, com incidência de juros e correção monetária, conforme o Código Tributário Municipal.

Além disso, o descumprimento das normas está sujeito à aplicação de multa equivalente a 550 VRM, atualmente no valor de R$ 2.761.

A Prefeitura reforça o compromisso com a cidade e destaca que o avanço também depende da colaboração dos moradores. Cada um pode fazer a sua parte, e todos podem ajudar na conservação de Caraguatatuba.

Secretaria de Comunicação Social – 18/3/2026

Fotos: Divulgação/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba aborda violência contra a mulher e leva conscientização para servidores municipais
Estudantes participam de plantio de mais de 100 mudas de jundu na Praia do Indaiá em Caraguatatuba

A manhã da última quarta-feira (5) foi marcada por uma ação de educação ambiental e preservação costeira na Praia do Indaiá, em Caraguatatuba. Cerca de 30 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental I da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, com idades entre 8 e 9 anos, participaram do

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/08/2026
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês de agosto a campanha de Multivacinação 2026 com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue o tema nacional “Vacinar sempre foi muito Brasil”, que busca

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/08/2026
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba
Prefeitura remove barreira de contenção marítima abandonada nas proximidades da Praia da Cocanha em Caraguatatuba

Uma barreira de contenção marítima encontrada à deriva nas proximidades da Praia da Cocanha foi removida, nesta quarta-feira (5), após mobilização das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Secretaria de Serviços Públicos. A estrutura representava riscos à navegação de embarcações e ao meio ambiente. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 14 - Vida na água Publicado em 05/08/2026
Boletim Defesa Civil 3_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Quinta-feira (30) 11h
Boletim Defesa Civil – Ventos em Caraguatatuba – Atualizações AQUI

Boletim Defesa Civil 5_2026 – Ventos em Caraguatatuba Atualização – Sexta-feira (31), 11h30 A Prefeitura de Caraguatatuba informa que a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil concluiu o atendimento às principais ocorrências provocadas pelos fortes ventos que atingiram o município entre a tarde e a noite de quarta-feira (29).

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 31/07/2026
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit
Caraguatatuba suspende Rua da Família nos domingos do Dia dos Pais e Aloha Spirit

A programação da Rua da Família será suspensa nos dias 9 e 16 de agosto, em Caraguatatuba, devido à comemoração do Dia dos Pais e realização do Aloha Spirit, evento esportivo que movimenta a Praça da Cultura e Praia do Centro. As atividades serão retomadas no dia 23 de agosto.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/08/2026