Pesquisar No Site

Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros comemora 28 anos nesta sexta-feira com programação especial

Destaques
Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros comemora 28 anos nesta sexta-feira com programação especial
Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros comemora 28 anos nesta sexta-feira com programação especial

Nesta sexta-feira (20/3), o Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros – AMASB completa 28 anos e, para comemorar, promove uma programação especial que tem início às 10h, com a abertura da exposição “Arnaldo Passos – Amigo do Arquivo”, em sua sede, no Centro de Caraguatatuba.

#PraTodosVerem: Caraguatatuba Foto Aerea 1938

A partir das 14h, a celebração continua no Auditório Maristela de Oliveira, com a apresentação de um duo do Corpo de Baile de Caraguatatuba, que interpreta um trecho do espetáculo “Colheita”. Na obra, dois corpos se atravessam entre permanência e despedida. A cena revela tensões sutis, apoios inesperados e silêncios compartilhados. Entre aproximações e afastamentos, o corpo torna-se território de escuta, memória e transformação.

Em seguida, a historiadora responsável pelo Arquivo Municipal, Denise Lemes, media a roda de conversa sobre Patrimônio Cultural. Participam do encontro Luzia Prado, diretora da Divisão de Arquivo Público Municipal e orientadora da Comissão de Avaliação de Documentos Arquivísticos; Cristiane da Silva, ex-dirigente do Arquivo Histórico de São Sebastião; Daniela Carvalho Outi, jornalista pós-graduada em Arquivologia, atualmente à frente do Arquivo Histórico da Casa do Patrimônio de São Sebastião; e Adba Cuba, presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

#PraTodosVerem: Arino Sant’Ana de Barros_Patrono do Arquivo Municipal

Também integra o bate-papo, André Bazzanella, coordenador das ações da Casa do Patrimônio do Vale do Paraíba e Litoral Norte – Iphan/SP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O instituto é responsável pela concepção e coordenação do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que consiste em uma rede de profissionais e pesquisadores que atuam em instituições, órgãos públicos, universidades, arquivos, museus e fundações culturais dedicados ao estudo e à preservação do Patrimônio Cultural Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A apresentação do Grupo de Maracatu Odé da Mata fecha a programação da tarde. Não é necessário realizar inscrição prévia para a Roda de Conversa. O credenciamento para recebimento posterior do certificado de participação será realizado na abertura do evento, das 13h30 às 14h.

Na sequência, às 18h, o evento recebe o primeiro encontro do grupo do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte na região, com André Bazzanella. A iniciativa reúne profissionais e pesquisadores com o propósito de fortalecer ações voltadas à proteção, conservação e difusão do Patrimônio Cultural regional. O primeiro encontro representa um passo importante para a construção coletiva de políticas e ações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural. A proposta promove a integração entre diferentes setores e instituições, estimulando a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias colaborativas para a região.

O Auditório Maristela de Oliveira e o AMASB estão localizados no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes, junto à sede da Fundacc, na Rua Santa Cruz, nº 396, no Centro de Caraguatatuba. Mais informações: (12) 3897-5662 e pelo e-mail arquivopublicocaraguatatuba@gmail.com.

Sobre o AMASB

A criação do Arquivo ocorreu por meio da Lei Municipal nº 667/98, de 20/03/1998, durante a administração da bibliotecária Maria José Vicentini, na primeira gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva. Inicialmente, foi implantado na antiga Oficina Cultural do Centro, no antigo Hotel Vitória e posteriormente ocupou espaços no CIEF Poiares. Com a criação do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” em 2002, pela Fundacc, na gestão da professora Eloíza Andrade Antunes de Oliveira, o Arquivo Público ganhou um espaço de mais fácil acesso à população e um patrono, tendo seu nome alterado para Arquivo Público do Município de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”.

Em 2015, com a criação da Divisão de Arquivo Público Municipal, para gerenciar os arquivos municipais, passou a ser denominado Arquivo Municipal “Arino Sant’Ana de Barros” (AMASB), responsável pela guarda de documentos de valor permanente e histórico. Desde o início, diversos cidadãos contribuíram com a trajetória do Arquivo, doando memórias, fotografias, documentos e depoimentos, formando um acervo diverso e valioso. O espaço possibilita à população conhecer coleções particulares, como as dos ex-prefeitos Altamir Tibiriçá Pimenta e Geraldo Nogueira da Silva, além de documentos municipais das secretarias da Prefeitura e Câmara Municipal.

O Arquivo realiza projetos como o de História Oral “Recontando Caraguá” e o “Maletinha Verde”, voltado aos estudantes dos primeiros anos do Ciclo Básico, além de outras ações relacionadas à História e à Memória do município, como exposições, seminários, rodas de conversa, palestras e pesquisas.

Quem foi Arino Sant’Ana de Barros

Arino Sant’Ana de Barros nasceu em Caraguatatuba, em 1924, e foi um importante pesquisador da história de Caraguatatuba. Colaborou nos trabalhos de resgate da história do município, auxiliando em pesquisas e fornecendo informações sobre seu passado.

Em 2000, doou para o Arquivo Público (Arquivo Histórico) todo o material coletado ao longo de vida, abrangendo desde a fundação da cidade até a gestão do prefeito Antonio Carlos da Silva. Arino Sant’Ana de Barros faleceu em 2001.

Historiadora Denise Lemes

Historiadora há mais de 26 anos, é responsável, desde 2007, pela gestão e pelo acesso à informação do Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”. Biógrafa, técnica em Pesquisa e Arquivos Municipais (com cursos realizados na ABER, SAESP, FAMS, CGU, entre outros) e gerente de cidades (FAAP).

Atua desde 1994 em diversas áreas relacionadas ao Patrimônio Cultural: museus (Museu Municipal de São José dos Campos, Museu Histórico e Pedagógico de Ubatuba e Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), arquivos municipais (Arquivo Municipal de São José dos Campos, Arquivo Municipal de Jacareí e Arquivo Público e Municipal de Caraguatatuba) e salvamento arqueológico (Zanettini Arqueologia).

Logo Oficial ODS
Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

Veja Também Recentes

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localiza suspeito de furtar dois celulares em laboratório da cidade
Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba localiza suspeito de furtar dois celulares em laboratório da cidade

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba foi acionada por munícipes, na tarde de terça-feira (8), durante patrulhamento pela Avenida Prisciliana de Castilho, após informações sobre um furto cometido em um laboratório clínico da região. Segundo o relato, um homem teria subtraído dois celulares no estabelecimento e fugido a pé,

Leia Mais Guarda Civil Municipal Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/09/2026
Prazo da Avaliação Psicossocial on-line dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba é prorrogado
Prazo da Avaliação Psicossocial on-line dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba é prorrogado

A Prefeitura de Caraguatatuba estendeu a Avaliação Psicossocial dos servidores públicos até dia 30 de setembro, no site https://encurtador.com.br/vuiV, por meio de um questionário on-line (Copenhagen Psychosocial Questionnaire Terceira Versão – COPSOQ-III). As respostas são anônimas e tratadas de forma agregada, sem identificação individual. Inicialmente, a Avaliação Psicossocial terminaria no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/09/2026
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo

A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 05/10/2026
Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba se destacam em desafios de matemática, ciência e astronomia
Estudantes da rede municipal de Caraguatatuba se destacam em desafios de matemática, ciência e astronomia

A curiosidade virou competição e o conhecimento rendeu troféus para 39 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba. Eles foram premiados na quarta-feira (23), no Teatro Mario Covas, durante a cerimônia do projeto Mentes Brilhantes 2026, que reuniu disputas de Matemática e Geografia, além de atividades de Astronomia e da Mostra

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 30/09/2026