Pesquisar No Site
Espaço Aventura recebe professores da rede municipal para aula de esportes radicais

Espaço Aventura recebe professores da rede municipal para aula de esportes radicais

#PraCegoVer: Grupo de três homens e três mulheres, com capacetes e cabos de segurança, caminham por toras de madeiras presas por cordas na horizontal e vertical. Instrutor acompanha com orientações. (Foto: Luís Gava /PMC)
Nessa terça-feira (23), 34 professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, conheceram um pouco mais sobre arvorismo, rapel e escalada em parede com agarras, em aula prática no Espaço Aventura, na Avenida da Praia.
O encontro faz parte de 15 vivências práticas esportivas com o objetivo de conhecer os benefícios de cada uma, formas de repassá-las aos alunos, visando a atividade física e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
“São 15 encontros divididos por temas que abrangem brincadeiras e jogos, esportes, ginástica, dança, luta e práticas corporais de aventura, que contemplam a proposta da Base Nacional Comum Curricular”, explicou a professora Sílvia Patrícia da Silva, da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pelo projeto.
Os professores foram recepcionados pelo diretor da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Thiago Rezende de Almeida, e pelo proprietário da empresa que administra o Espaço Aventura, Hilton Dalla.
“Esse local foi inaugurado em setembro de 2016 e é a primeira área pública, no Brasil, desse tipo, voltada para atender pessoas com deficiência e idosos”, ressaltou Dalla.

#PraCegoVer: Mulher com cabelo preso com trança, blusa branca e bermuda preta e tênis preto sobe paredão com agarras presa por cordas (Foto: Luís Gava /PMC)
Já Thiago disse que os professores podem agendar na Sepedi visitas com grupos de alunos para atividades no lugar.
O professor de Educação Física, Marcelo Mantovani, 33 anos, da EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares (Massaguaçu), optou pela parede de escalada.
“Sair do ambiente escolar, é atrativo para os alunos. Aqui, eles poderão experimentar vários desafios”, avaliou.
A colega da EMEF Prof. Oswaldo Ferreira (Casabranca), Daniela Yoko também fez a subida. “É a primeira vez que venho no Espaço Aventura. Para mim, foi um ótimo exercício. Como estou trabalhando com os alunos dos 5º anos a cooperatividade, acredito que atividades nesse local serão proveitosas”, disse.
André Luís Gonçalves, 39 anos, professor no Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim) e EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) e Célia Nepomucena, 30 anos, EMEI/EMEF Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré) fizeram o percurso do arborismo e Célia Nepomuceno, 30 anos, passaram pelo arborismo.
“A altura e a coordenação motora no arborismo são desafiadoras. Com certeza vou marcar de trazer os alunos”, disse André. A colega completou: “A sensação é muito boa. A aventura é real”.

#PraCegoVer: Vários professores em pé, num tablado de madeira, observam orientações de uma professora ao centro. (Foto: Luís Gava /PMC)
Espaço Aventura – A área de lazer é voltada para moradores e turistas de todas as idades e oferece prática de arborismo, tirolesa, escalada e rapel.
No arborismo são três níveis de dificuldade: nível 1, voltado para crianças; nível 2, para adultos; e nível 3 (o mais alto), voltado a jovens em pleno vigor físico. Pessoas com deficiência (PcD), idosos e crianças podem praticar no nível 2, acompanhados de monitores, que tem acesso por meio do elevador.
Na tirolesa, há uma para crianças e outra para adultos. Cadeirantes podem participar desta atividade por meio de material adaptado para suspensão. Há também escalada no paredão e descida de rapel.
As atividades são supervisionadas por profissionais treinados. Horário de funcionamento: quarta-feira, das 8h 14h; quinta-feira, das 13h às 19h; sexta-feira, das 16h às 22h; sábado, das 16h às 22h; e domingo, das 10h às 16h.
Veja Também Recentes

Defesa Civil de Caraguatatuba recebe alerta do Estado sobre fortes chuvas nesta quinta e sexta-feira
A Defesa Civil do Estado emitiu alerta para a previsão de chuvas de intensidade moderada a forte, com risco de tempestades, rajadas de vento e queda de granizo entre quinta-feira (24), e sexta-feira (25). As regiões com maior atenção no momento são além do Litoral Norte, a Região Metropolitana de

Mostra Itinerante de Dança “De Ponta a Ponta” atrai aproximadamente 700 pessoas na Praça do Caiçara
Cerca de 700 pessoas prestigiaram, no último sábado (26/4), a segunda edição da mostra itinerante de Dança “De Ponta a Ponta”, que promoveu programação gratuita em diferentes locais da cidade. As apresentações foram realizadas na Praça do Caiçara (Centro), na Praça do skate (Massaguaçu), e na Praça Jorge de Castro

Homem é detido pela Guarda Civil de Caraguatatuba após fugir de viatura
Um homem foi detido pela GCM de Caraguatatuba, na tarde do último sábado (29), no bairro Rio do Ouro, após fugir de uma viatura da Guarda Civil Municipal. O caso ocorreu após uma ronda preventiva da Guarda Civil nas proximidades da rodoviária. Um indivíduo, que estava em uma moto sem

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e

Lei que qualifica empresas como organizações sociais para prestação de serviços em Caraguatatuba é aprimorada
A Lei nº 2.778/2025 foi sancionada e publicada na Edição nº 1.566 do Diário Oficial Eletrônico do Município da última quarta-feira (16/4). Com a sua entrada em vigor, a Lei Municipal nº 2.559/2021 sofreu alterações parciais para se adequar à Lei Federal nº 9.637/1998, e também tornou facultada ao Poder