Pesquisar No Site
Caraguatatuba reforça combate ao trabalho infantil com ação de conscientização na Prainha
Caraguatatuba reforça combate ao trabalho infantil com ação de conscientização na Prainha
Proteger a infância é um dever de todos! Nessa sexta-feira (6), o Boulevard da Prainha recebeu uma ação de conscientização contra o trabalho infantil, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A iniciativa tem como objetivo orientar e mobilizar a população sobre a importância da prevenção e enfrentamento dessa prática.

#PraTodosVerem: Membro da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Assistência Social aborda um casal na Prainha para informar sobre a ação.
Com o tema “Trabalho Infantil: Aqui não!”, a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estiveram no local para a promoção de diálogos, distribuição de panfletos e materiais informativos, com objetivo de reforçar a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.
A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço Especializado de abordagem Social- SEAS, buscando fortalecer a rede de proteção social, sensibilizar a comunidade e garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, reforçando que prevenir o trabalho infantil é assegurar um futuro mais justo, digno e seguro.
Para a responsável pelo setor de ações estratégicas do PETI, Leslie Valle, o foco principal é a conscientização quanto a importância do programa. “A iniciativa nasceu da necessidade da abordagem social, que é responsável pelo processo de identificação de famílias que colocam crianças para trabalhar. Queremos mostrar que existem equipamentos e políticas públicas preparadas para enfrentar essa realidade e entender por que isso acontece”, destacou.
Ainda segundo Leslie, o trabalho integrado entre os serviços permite um atendimento mais humanizado e eficiente. “A proposta é levar informação, orientação e mostrar que o município oferece suporte para que as famílias encontrem alternativas e garantam os direitos de seus filhos”, completou.
PETI
Criado em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem como objetivo eliminar o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Em Caraguatatuba, o programa é executado pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de diversos setores, reforçando a importância da atuação integrada no combate às violações de direitos.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, com ligação gratuita e sigilo garantido, ou pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil, disponível em: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-2030.
Canais de apoio e denúncia:
- Ministério do Trabalho: 158
- Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS): (12) 99784-9860
- Conselho Tutelar: (12) 3883-7885
Veja Também Recentes
Secretaria de Serviços Públicos fecha 1ª quinzena de fevereiro com limpeza de 20 bairros em Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba executa a zeladoria dos bairros Perequê-Mirim, Jardim Tarumãs, Vapapesca, Travessão, Rio Claro/Poço da Anta, Barranco Alto, Porto Novo, Indaiá, Ponte Seca, Estrela D’Alva, Ponte Seca, Jardim Primavera, Centro, Jardim Casa Branca, Jetuba, Capricórnio II, Massaguaçu, Verde Mare, Praia da Cocanha e Tabatinga na
Animação no Bairro: Residencial Getuba tem sessão de cinema gratuita para crianças aos sábados
O Centro Comunitário do Residencial Getuba, na região norte de Caraguatatuba, recebe nos próximos sábados, nos dias 31/1 e 7/2, às 18h, o projeto Animação no Bairro, com exibições gratuitas de longas-metragens animados. As sessões são gratuitas. A ação cultural, voltada ao público infantil, promove o acesso ao cinema em
Patrimônio histórico de Caraguatatuba é alvo de furto na região central
O furto da placa de identificação do Obelisco, localizado na Praça Dr. Cândido Motta, no Centro de Caraguatatuba, foi registrado na madrugada de terça-feira (13) e está sob investigação da Polícia Civil. A ocorrência envolve dano a um bem reconhecido como patrimônio histórico e cultural do município. De acordo com
Caraguatatuba oferta 240 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 240 vagas de emprego disponíveis para esta segunda-feira (26), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade. As vagas são oferecidas pelo PAT e os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. O candidato pode acessar o
Prefeitura de Caraguatatuba convoca professores de cinco disciplinas aprovados do Concurso Público de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais seis professores aprovados de cinco disciplinas do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (4, 5 e 6/2), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão
