Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove ação de conscientização contra trabalho infantil nesta sexta-feira
Caraguatatuba promove ação de conscientização contra trabalho infantil nesta sexta-feira
A Secretaria de Assistência Social promove nesta sexta-feira (6), das 9h às 12h, uma ação de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A atividade será realizada no Boulevard da Prainha, na Praça Getúlio Vargas Navarro Magalhães.
Com o tema “Trabalho Infantil: Aqui não!”, as equipes do PETI e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) estarão no local para orientar e dialogar com a população sobre a importância da prevenção e do combate ao trabalho infantil. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a comunidade, fortalecer a rede de proteção e garantir o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
Serão distribuídos panfletos e fixados materiais informativos com orientações sobre a campanha de prevenção e enfrentamento ao trabalho infantil. A atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do SEAS.
A proposta reforça que prevenir o trabalho infantil é garantir o futuro das crianças, promovendo um dia de orientação, informação e solidariedade. A participação da comunidade é fundamental para fortalecer as políticas públicas e assegurar um futuro mais justo e seguro para todos.
PETI
Criado em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem como objetivo eliminar o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Em Caraguatatuba, a iniciativa é executada pela Secretaria de Assistência Social, com o apoio de diversos setores e reforça a importância da atuação integrada no combate às violações de direitos.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, com ligação gratuita e sigilo garantido, ou pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil, disponível no endereço eletrônico: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-2030.
Secretaria de Comunicação – 05/02/2026
Veja Também Recentes
Decreto municipal transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro em Caraguatatuba
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, mas o Decreto Municipal nº 2.592, de 25 de setembro de 2026, alterou a data do ponto facultativo para o dia 30 de outubro (sexta-feira) no âmbito da Prefeitura de Caraguatatuba. De acordo com o decreto, publicado na
Ações continuadas: Prefeitura de Caraguatatuba reforça combate ao descarte irregular e crimes ambientais
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Divisão de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), mantém vigilância constante contra o descarte irregular de resíduos sólidos e crimes ambientais em diversas regiões da cidade. As vistorias realizadas ao longo do mês de setembro foram intensificadas após
Massaguaçu Basketball vence Taubaté e garante vaga na final do campeonato
A equipe feminina do MBF Massaguaçu Basketball garantiu, no último domingo (20), uma vaga na fase final do Campeonato da Federação Paulista de Basketball – Região III, após vencer o CFE Taubaté por 15 a 13, em partida realizada no Ginásio da CTI, no município de Taubaté. Com o resultado,
Fundacc abre exposição “Canoa Caiçara” no Polo Jac Costa nesta sexta
O Polo Cultural Jac Costa, no Centro, recebe a partir desta sexta-feira (2/10) a exposição “Canoa Caiçara”, promovida pela UNESCO no Brasil, em parceria com o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado de São Paulo, com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e
Estudantes escolhem nome para Mascote da Saúde Bucal em Caraguatatuba
Um novo personagem passa a integrar as ações de saúde bucal desenvolvidas nas escolas municipais de Caraguatatuba. A mascote, representada por um dente, aguarda apenas a definição de um nome, que além da população, também é escolhida por estudantes do Ensino Fundamental I. A votação começou na terça-feira (22) e
