Pesquisar No Site
Consumo de pescado local valoriza tradição e impulsiona desenvolvimento de Caraguatatuba
Consumo de pescado local valoriza tradição e impulsiona desenvolvimento de Caraguatatuba
Com 152 pescadores e 17 maricultores, Caraguatatuba mantém viva a pesca artesanal, uma de suas atividades mais tradicionais e fundamentais para a identidade do município, impulsionada pelo consumo de moradores e visitantes. Mais do que uma fonte de renda, o trabalho das famílias pescadoras fortalece a cultura caiçara e contribui diretamente para o desenvolvimento do turismo.

#PraTodosVerem – Peixes dentro de uma caixa de gelo.
Os profissionais são contabilizados pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e, parte deles estão organizados em três associações ativas: a Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, a Associação de Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba e a Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha.
A comercialização direta do pescado nos entrepostos municipais aproxima produtores e consumidores, valoriza o trabalho das famílias pescadoras e se consolida como um importante atrativo turístico, especialmente para quem busca produtos frescos, de qualidade e com origem local.
Consumir pescado é uma escolha saudável e ambientalmente responsável, além de contribuir para a preservação da biodiversidade marinha e proteção do meio ambiente. Ao escolher o pescado local, moradores e turistas colaboram diretamente com as famílias que vivem do mar.
Os pescados comercializados pelas famílias pescadoras podem ser encontrados nos seguintes entrepostos do município:
- Entreposto de Pescados do Camaroeiro: Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, nº 1-45 – Centro
- Entreposto de Pescados do Porto Novo: Rua Izamira Pinto Santana, nº 708 – Porto Novo
- Entreposto de Pescados da Cocanha: Avenida João Gonçalves Santana, nº 25 – Massaguaçu
Para manter o incentivo das atividades, o fortalecimento das boas práticas e a garantia da continuidade do trabalho formal, responsável e sustentável, Caraguatatuba possui a Colônia de Pescadores Z8 Benjamin Constant, uma entidade sem fins lucrativos que representa pescadores artesanais e maricultores locais.
Secretaria de Comunicação Social – 16/1/2026
Veja Também Recentes
Caraguatatuba realiza campanha de Multivacinação para atualizar cadernetas durante mês de agosto
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza durante todo o mês de agosto a campanha de Multivacinação 2026 com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A ação segue o tema nacional “Vacinar sempre foi muito Brasil”, que busca
PAT de Caraguatatuba oferece 88 vagas de emprego nesta quarta-feira
Quem está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho pode procurar o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba nesta quarta-feira (5). Ao todo, estão disponíveis 88 vagas de emprego em diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Antes de comparecer ao atendimento, os candidatos devem
Bota-Fora e Cata-Treco recolhem mais de 24 mil toneladas de materiais em Caraguatatuba
Os serviços de Bota-Fora e Cata-Treco recolheram 24.432,18 toneladas de materiais em Caraguatatuba neste ano. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) e inclui a retirada de móveis, resíduos volumosos, entulhos e outros materiais encontrados em vias públicas, terrenos, áreas verdes, margens de rios e locais inadequados.
Caraguatatuba concede reajuste de 15% em dois anos nos repasses às entidades parceiras da Assistência Social
A Prefeitura de Caraguatatuba concede, a partir de agosto de 2026, um novo reajuste nos repasses destinados às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Secretaria de Assistência Social. Com o novo índice, o município acumula reajuste de 15% nos últimos dois anos — 10% concedidos em 2025 e mais
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais quatro aprovados de três funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (7/8), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A 60ª convocação
