Pesquisar No Site

Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba

Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba
Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba

A equipe de agentes de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Caraguatatuba, em parceria com agentes do Detran-SP, guardas civis municipais e policiais militares da atividade delegada realizou uma blitz de combate à alcoolemia, na última sexta-feira (9), na avenida Doutor Arthur da Costa Filho. Vários veículos e motoristas foram abordados e convidados a soprar o bafômetro.

#PraTodosVerem – Blitz de combate à alcoolemia intensifica fiscalização no trânsito de Caraguatatuba (Foto: JC Curtis/PMC)

Para o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, César Eduardo Ferreira, a atuação integrada entre os diversos órgãos foi fundamental e apresentou resultados positivos, servindo como referência para futuras ações de fiscalização contra motoristas que dirigem sob efeito de álcool. “A proposta é garantir mais segurança no trânsito, inibir a condução de veículos por condutores alcoolizados e, consequentemente, diminuir a possibilidade de acidentes no município”, destacou.

Aparelho

O bafômetro, tecnicamente chamado de etilômetro, é um aparelho usado para medir a concentração de álcool no organismo por meio do ar exalado dos pulmões.

O bafômetro detecta o álcool no ar exalado porque a maior parte do álcool ingerido é absorvida pela corrente sanguínea e posteriormente eliminada pelos pulmões.

O aparelho mede a concentração de álcool no ar dos alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas com o sangue.

O resultado é expresso em miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

Se o bafômetro detectar valores de álcool acima do limite legal (0,34 mg/L de ar expirado), o condutor pode ser punido com multa, suspensão do direito de dirigir e, em alguns casos, até prisão.

É importante ressaltar que, no Brasil, a Lei Seca prevê tolerância zero, ou seja, qualquer concentração de álcool detectada no bafômetro constitui infração.

Lei nº 11.705/2008 ou Lei Seca

A lei alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proibindo a condução de veículos com concentração de álcool no sangue igual ou superior a seis decigramas por litro ou sob a influência de substâncias psicoativas.

A legislação brasileira adota a política de tolerância zero ao álcool, ou seja, qualquer nível de álcool no sangue pode resultar em punição.

A multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O condutor também pode ter o veículo recolhido.

Dirigir sob o efeito de álcool ou substâncias psicoativas pode configurar crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a três anos.

Secretaria de Comunicação Social 12/1/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc e Macc realizam visita técnica a espaços culturais de São Paulo para ampliar ações de acessibilidade
Fundacc e Macc realizam visita técnica a espaços culturais de São Paulo para ampliar ações de acessibilidade

Funcionários da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) estiveram em São Paulo, na última segunda-feira (28/9), para uma visita técnica voltada às práticas de acessibilidade em instituições culturais. A agenda incluiu o Museu da Resistência de São Paulo e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 30/09/2026
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP

Representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram do lançamento do Plano Verão e El Niño da EDP, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município. O evento foi realizado na terça-feira (22), no Centro de Operação Integrado (COI) da empresa, em São José dos Campos. A apresentação foi antecipada

Leia Mais Notícias Defesa Civil ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima ODS 15 - Vida terrestre ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/09/2026
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba conquistam medalhas e chegam a três finais na Liga Digital de Tênis de Mesa

Atletas de Caraguatatuba participaram, no domingo (27), da 8ª etapa da Liga Digital de Tênis de Mesa, realizada em Guarulhos (SP). A competição reuniu cerca de 400 participantes e contou com representantes do município, que conquistaram medalhas e garantiram presença em três finais. Sob orientação do técnico Rodrigo Santos, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade Sem categoria Publicado em 29/09/2026
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo

Os candidatos do processo seletivo para designação das funções gratificadas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador pedagógico da rede municipal de Caraguatatuba fazem neste domingo (27) a prova objetiva, uma das etapas da seleção promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A aplicação será no período da manhã. Os

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/09/2026
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira
3ª parcela do ISS Fixo e taxas municipais vence na próxima segunda-feira

A 3ª parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento da Prefeitura de Caraguatatuba pode ser paga nesta segunda-feira (21/9). As outras datas de vencimento dos tributos são 20 de outubro, 23 de novembro e 21 de dezembro. Os carnês on-line estão

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 16/09/2026