Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba orienta população sobre contato com morcegos no período de calor
Prefeitura de Caraguatatuba orienta população sobre contato com morcegos no período de calor
Com o aumento das temperaturas, a presença de morcegos em áreas urbanas tende a se tornar mais frequente, incluindo residências, varandas, garagens e outros ambientes. De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, a população deve evitar qualquer tipo de contato direto com esses animais.
Os morcegos são considerados potenciais transmissores do vírus da raiva. Por esse motivo, não devem ser tocados, manipulados ou recolhidos, mesmo quando aparentarem estar feridos, imóveis ou mortos. O contato direto pode representar risco à saúde humana.
Em caso de encontro com um morcego, a recomendação é manter distância, isolar o local, se possível, e acionar imediatamente o Centro de Controle de Zoonoses para orientação e recolhimento adequado do animal.
Se houver qualquer situação de contato direto, como mordida, arranhão, contato do animal com feridas abertas, mucosas (olhos, boca) ou se o morcego for encontrado em ambientes onde pessoas dormiam, os envolvidos devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. O atendimento precoce é fundamental para avaliação médica e, quando indicado, início da profilaxia antirrábica.
A Secretaria de Saúde também reforça que não se deve tentar cuidar, capturar ou transportar morcegos por conta própria. A conduta correta é sempre buscar apoio dos serviços oficiais de saúde e vigilância.
Até o momento, Caraguatatuba registrou nove acidentes envolvendo morcegos na última semana.
Canal oficial:
Centro de Controle de Zoonoses
Rua Ministro Dilson Funaro, 115 – Jardim Britânia
Telefone: (12) 3887-6888
Secretaria de Comunicação – 29/12/2025
Veja Também Recentes
Fundo Social entrega certificado aos alunos do curso de Pães Artesanais no Núcleo Social e Cultural João Bolinha
Alunos do curso gratuito de Pães Artesanais promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba foram certificados na última segunda-feira (24) durante a solenidade de entrega à comunidade das obras de revitalização do Núcleo Social e Cultural João Bolinha, no bairro Casa Branca. A capacitação foi ministrada pela instrutora Patrícia Chagas entre
Defesa Civil recebe projetos de estudantes do IFSP para áreas de risco no Casa Branca
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu, na última terça-feira (25), 22 estudantes do 8º semestre do curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, que apresentaram projetos com soluções para áreas sujeitas a deslizamentos e alagamentos no Jardim Casa Branca. Os alunos participam de
Últimos dias para inscrição no processo seletivo de 24 guarda-vidas em Caraguatatuba
Quem pretende trabalhar como guarda-vidas nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2026/2027 deve ficar atento ao prazo. A Prefeitura oferece 24 vagas temporárias, com salário de R$ 2.169,89 e benefícios, e as inscrições entram na reta final neste mês. Pela internet, os interessados têm até o dia
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe visita dos Coordenadores da Defesa Civil do município de Piquete
A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu a visita do coordenador da Defesa Civil de Piquete, Maxwell Abreu Rodrigues de Azevedo, e do vice-coordenador Capitão da Policia Militar, Paulo Cesar Gonçalves de Alvarenga, na quinta-feira (27). Piquete fica a 198 km de distância de Caraguatatuba e de acordo com o último
Caraguatatuba oferece 98 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba oferece 98 vagas de emprego nesta segunda-feira (31), para diferentes áreas de atuação e níveis de escolaridade. Os currículos são recebidos presencialmente, das 8h às 16h. Antes de comparecer a uma das unidades de atendimento, o candidato deve consultar os requisitos
