Pesquisar No Site
Educação Inclusiva é tema de seminário para 175 professores da rede municipal de Caraguatatuba
Educação Inclusiva é tema de seminário para 175 professores da rede municipal de Caraguatatuba

#PraCegoVer: Banner com foto de cinco crianças deitadas no chão
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta sexta e sábado (13 e 14) o I Seminário de Educação Inclusiva, na Secretaria de Educação, no Indaiá.
O evento é voltado aos professores da rede municipal de ensino e visa fomentar aspectos de formação, informação e políticas públicas da Educação Inclusiva.
O seminário também vem ao encontro do Dia Nacional da Luta pela Educação Inclusiva (14 de abril), instituído, em 2004, pelo Sistema Conselho de Psicologia, com o intuito de intensificar esforços para promover a inclusão educacional e promover a qualidade do ensino, de maneira democrática e ética, em respeito a multiplicidade humana. Também para atender a sugestão do Plano Municipal de Educação para incluir a data no calendário escolar.
Na sexta, haverá palestra “A Educação Inclusiva no município de Caraguatatuba”, às 19h30, com Juliane Ribeiro, coordenadora do setor de Educação Inclusiva do município. Às 20h30, a neuropsicóloga, Edivirgem Cristina da Silva, aborda o tema “Transtorno do Espectro do Autismo” e, em seguida, haverá mesa redonda com os participantes.
No sábado, o encontro começa às 8h30, com a palestra “A educação do aluno surdo”, com a pedagoga Renata Rossi. Às 9h50, o professor doutor, Nelson Serrão, coordenador do curso de Fisoterapita da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana (RS) falará sobre “A Neuroplasticidade na Educação”.
Na parte da tarde, os trabalhos serão retomados, às 13h30, com a palestra “A deficiência intelectual no ensino regular”, com o psicólogo Nilo Perez. Depois, às 14h30, Nelson Serrão, tratará das “Síndromes Neurológicas”. Após os debates haverá encerramento e entrega de certificados.
O I Seminário de Educação Inclusiva é organizado pela Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação. Foram abertas 175 vagas e as inscrições foram efetuadas no link interno divulgado por meio de circular enviada a todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, no dia 5 de abril. As vagas foram completamente preenchidas.
Veja Também Recentes
Exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” abre nesta sexta no Macc com obras inéditas do artista
Com pinturas, mosaicos e painéis cerâmicos, a mostra centenária de Antonio Carelli tem abertura nesta sexta-feira (3/7), às 19h, no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). Com curadoria de Bel Galvanese, Bernadete Silva, Ana Dias, Edson Macedo e Rafael Marotti, integrantes do Núcleo Desenho Vivo, “Carelli – o tom
Guarda Civil Municipal apreende drogas durante patrulhamento preventivo em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu entorpecentes durante patrulhamento preventivo realizado na manhã de quinta-feira (2), na Rua São Roque, no bairro Perequê-Mirim, na região sul do município. A ação ocorreu nas proximidades de um imóvel abandonado, local que já havia sido alvo de denúncias relacionadas ao tráfico
Prefeitura intensifica fiscalização e amplia combate ao descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba reforçou as ações de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em todo o município durante o mês de junho. O objetivo da Secretaria de Serviços Públicos é combater uma das principais causas de degradação dos espaços públicos, proteger o meio ambiente, e promover mais limpeza
Festival Jazz & Vinhos movimenta R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba e atrai moradores e turistas
A 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada entre os dias 25 e 28 de junho, movimentou cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba. Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pela Praça da Cultura durante os quatro dias de programação. Realizado na
Congresso de odontologia chega a Caraguatatuba com debates sobre tecnologia, inclusão e novas práticas
O 2º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal de Caraguatatuba segue com as inscrições abertas. O evento será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, no Teatro Mario Covas, e deve reunir especialistas para discutir inovação, tecnologia, reabilitação estética, odontologia preventiva e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Promovido