Pesquisar No Site
Luta pelo respeito à diversidade movimenta Caraguatatuba neste domingo
Luta pelo respeito à diversidade movimenta Caraguatatuba neste domingo
Caraguatatuba recebe neste domingo (16) a 2ª Parada do Orgulho LGBT+ – “As Cores da Resistência”, com diversas atividades culturais, fórum de debates, palestras e prestação de serviços com orientação em saúde e cidadania.
A programação tem início às 9h, no Teatro Mario Covas, com palestras sobre saúde e direitos, testagens rápidas para ISTs, orientações nutricionais, apoio psicológico e aulas de alongamento e apresentações artísticas.
Também será oferecido atendimento especializado para pessoas trans e travestis que desejam informações e suporte documental para retificação de prenome e gênero, em parceria com o Cartório de Registro Civil.
Às 14h, o trio elétrico segue do Teatro Mario Covas rumo à Praça da Cultura, no Centro, onde continuam as apresentações artísticas, performances, grupos de dança e palestra com as Mães da Diversidade.
A organização informa que todos os artistas contratados assinaram termo de ciência e responsabilidade, comprometendo-se a não realizar manifestações partidárias, de cunho sexual ou ideológicas durante suas apresentações, garantindo o caráter cultural, comunitário e familiar do evento.
A Parada do Orgulho LGBT+ é aberta ao público e busca promover visibilidade, respeito e cidadania, fortalecendo os objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU (organizações das Nações Unidas) no município.
O evento tem apoio do governo municipal com a equipe da Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, por meio da Divisão de Trânsito, Turismo, Fundação Cultural e da Guarda Civil Municipal e do Cartório, além do apoio do Cartório de Registro Civil local
Violência contra LGBT+
De 2014 a 2023, houve um aumento de 1.193% de casos de violência contra homossexuais e bissexuais no Brasil, de 1.111% contra mulheres trans, de 1.607% contra homens trans, e de 2.340% contra travestis, aponta o Atlas da Violência.
Em 2019, o STF decidiu que a homofobia é um crime imprescritível e inafiançável.
A ideia da criação do Fórum de Discussão sobre a questão LGBT+ é propiciar uma maior atenção de toda sociedade a estes dados alarmantes e que colocam em risco a integridade física de pessoas apenas pela razão de sua orientação sexual.
Secretaria de Comunicação Social – 14/11/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove caminhada de conscientização e reforça combate ao trabalho infantil
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou, na manhã de sexta-feira (12), a Caminhada em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A mobilização reuniu representantes do poder público, instituições parceiras, crianças, adolescentes, educadores e a comunidade em uma grande ação de conscientização sobre a importância da proteção
Cães e gatos estão para adoção neste sábado em Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promove mais uma feira de adoção de cães e gatos neste sábado (20), das 9h às 13h, com cerca de 30 animais disponíveis à espera de um lar. Todos estão vacinados, vermifugados e identificados com microchip, como é prática do CCZ
Humorista Matheus Ceará apresenta “Desculpa eu ter vindo!” no Teatro Mario Covas dia 26 de junho
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 26 de junho (sexta-feira), às 20h, o show de comédia “Desculpa eu ter vindo!” com o humorista Matheus Ceará. podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/392h4yc2 ou pessoalmente na Reticências Livraria, situada na Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro. Em seu
Prefeitura de Caraguatatuba faz plantão do Refis no feriado prolongado da Revolução de 1932
A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantão do Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 152/2026 – anistia) nos dias 9 e 10 de julho (quinta e sexta-feira), das 8h às 14h, na Seção de Recuperação de Créditos Fiscais (Dívida Ativa) do Paço Municipal, no Centro. Moradores
Gincana mobiliza estudantes e arrecada recicláveis em escolas de Caraguatatuba
A conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos foram os temas centrais da gincana “Descarte Certo”, que mobilizou estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba entre os dias 18 de maio e 1º de junho. A iniciativa foi desenvolvida em parceria entre as secretarias de Educação (Seduc) e
