Pesquisar No Site

Programa Praia Acessível recebe doação de pranchas adaptadas do projeto “Sonhando sobre as Ondas”

Destaques
Programa Praia Acessível recebe doação de pranchas adaptadas do projeto “Sonhando sobre as Ondas”
Programa Praia Acessível recebe doação de pranchas adaptadas do projeto “Sonhando sobre as Ondas”

O Programa Praia Acessível de Caraguatatuba terá um reforço de novos equipamentos para o esporte, lazer e recreação de pessoas com deficiência nesta alta temporada que se aproxima. Trata-se de duas pranchas adaptadas para atender pessoas cegas, com paralisia cerebral, tetraplegia, entre outras deficiências.

Os acessórios foram doados pelo projeto “Sonhando Sobre as Ondas”, criado por Francisco Araña, o Cisco, e Sérgio Novaes em Santos, junto a empresas e apoiadores.

As pranchas de surf têm sinalizadores e marcadores, e uma parte côncava com relevos para os usuários com deficiência visual perceberem, sensorialmente, a posição na prancha. Conta ainda com marcadores sonoros, adaptações para pessoas com deficiência física para melhor ajuste corporal na prancha.

O recebimento dessa doação teve início quando o ex-presidente da Associação de Surf de Caraguatatuba, Luciano Santana, foi exibir o documentário chamado “Caraguá! Essa cidade também é surf”, que destaca a história do esporte na região, para os frequentadores do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, equipamento da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no bairro Jardim Jaqueira.

O surfista contou para a secretária Ivy Malerba sobre o “Sonhando Sobre as Ondas”, e sugeriu que fosse enviado um projeto aos responsáveis para que o município fosse contemplado com as pranchas inclusivas e multifuncionais.

A Sepedi acolheu prontamente a sugestão e Caraguatatuba foi agraciada. A equipe da secretaria, formada pela secretária Ivy Malerba, a secretária adjunta, Fernanda Ramiro, profissionais da equipe técnica dos programas Praia Acessível e Inclusão em Movimento – Felipe Leite, Thiago Intrieri, Lucas Santos e Luiz Eduardo Bueno, foram até Santos receber as pranchas, na terça-feira (11). O surfista Luciano Santana também acompanhou a comitiva.

“Fomos recebidos e muito acolhidos pelo idealizador do projeto “Sonhando Sobre as Ondas”, o Cisco, e o parceiro Cesar Augusto Andrade, da Blue Med, empresa parceira privada junto a Prefeitura de Santos, para o desenvolvimento das Escolas Municipais de Surf Radical e Adaptada. Tivemos a oportunidade de ir para o mar para experienciar a prática, como também fizemos o workshop técnico. Vimos como as pranchas funcionam e trocamos experiências ”, contou Malerba.

Na oportunidade, a secretária agradeceu o gesto solidário e ressaltou o respeito e gratidão, ao trabalho visionário e sensível dos idealizadores do “Sonhando Sobre as Ondas”, que inspira e transforma vidas por meio do esporte.

“Tanto vocês como nós, buscamos ampliar o acesso ao esporte, ao lazer e à recreação de forma inclusiva e acessível. Essa doação fortalece as ações da Sepedi no fomento ao esporte adaptado e na promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência de nossa cidade e região. As pranchas doadas, assim como a transmissão dos saberes para o uso das mesmas, integrarão e fortalecerão o nosso Programa Praia Acessível, e possibilitará ampliar e experenciar novas possibilidades de contato com o mar, de superação e de pertencimento, e reafirma o compromisso de Caraguatatuba na contínua construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, declarou Ivy Malerba.

De acordo com a secretária, a vivência será repassada a outros profissionais do Programa Praia Acessível e da rede de Caraguatatuba e a primeira utilização dos novos equipamentos deve ocorrer durante a Semana de Valorização à Pessoa com Deficiência – Fórum Inclusivo, que será realizado entre os dias 1º e 6 de dezembro, com diversas atividades, entre elas, na Praia Acessível, Centro.

 “Sonhando sobre as Ondas”

O projeto “Sonhando Sobre as Ondas” é um projeto de inclusão social criado pelo surfista Cisco Araña, que utiliza o surf como ferramenta de inclusão social e terapia para pessoas com deficiência, fornecendo pranchas adaptadas e capacitando instrutores.

Lançado em 2009, o projeto teve sua origem em Santos (SP) e se expandiu para diversas cidades brasileiras e outros países. Seu objetivo é promover o bem-estar, a autoestima e o desenvolvimento pessoal por meio da prática do surf adaptado.

O projeto busca integrar pessoas com diferentes deficiências (como paralisia cerebral, autismo, Down e tetraplegia) ao esporte.

Secretaria de Comunicação/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Unidos Caraguá Master Cosmo Caraguá FC e Real Família avançam às finais dos Campeonatos Master
Unidos Caraguá Master Cosmo Caraguá FC e Real Família avançam às finais dos Campeonatos Master

As semifinais dos Campeonatos Municipais de Futebol Master 50 e Master 60 Anos definiram, no último sábado (25), os finalistas das duas competições. As partidas foram disputadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e movimentaram o futebol veterano com confrontos equilibrados e grande participação das equipes. Pela categoria Master

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/07/2026
Reclamações financeiras e internet fixa marcam 2,9 mil atendimentos formalizados do 1º semestre no Procon de Caraguatatuba
Reclamações financeiras e internet fixa marcam 2,9 mil atendimentos formalizados do 1º semestre no Procon de Caraguatatuba

O relatório de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba formalizou  2.937 dos 5.858 atendimentos realizados entre os dias 1º de janeiro e 30 de junho. Outros 2.921 atendimentos do 1º semestre de 2026 estavam ligados às orientações e encaminhamentos para outros órgãos. Foram 1.015 queixas de envio de produtos

Leia Mais Notícias PROCON ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 14/07/2026
Prefeitura intensifica fiscalização e amplia combate ao descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba
Prefeitura intensifica fiscalização e amplia combate ao descarte irregular de resíduos em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba reforçou as ações de fiscalização contra o descarte irregular de resíduos em todo o município durante o mês de junho. O objetivo da Secretaria de Serviços Públicos é combater uma das principais causas de degradação dos espaços públicos, proteger o meio ambiente, e promover mais limpeza

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 7 - Energia limpa e acessível Publicado em 07/07/2026
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba
Alunos do curso de instalador de ar-condicionado tipo Split recebem certificação em Caraguatatuba

A primeira turma do curso de Instalador de Ar-Condicionado Tipo Split formada por 16 alunos concluiu as aulas, terça-feira (7). A qualificação foi oferecida, gratuitamente, pela Secretaria Municipal de Governo dentro do programa Profissionaliza Caraguá e teve carga horária de 56 horas. A capacitação foi ministrada pelo instrutor do Serviço

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 08/07/2026
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana
Espetáculo “Um Dia Muito Especial” com Reynaldo Gianecchini é destaque no Teatro Mario Covas neste fim de semana

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta neste sábado (25), às 20h, e domingo (26), às 19h, o renomado espetáculo “Um Dia Muito Especial”, estrelado pelos atores Reynaldo Gianecchini e Maria Casadevall. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link https://tinyurl.com/yh7c4w4d. Com origem do filme homônimo de Ettore Scola, lançado em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/07/2026