Pesquisar No Site
Encerramento do projeto “Todas por Elas” destaca atendimento de excelência para conquistar clientes
Encerramento do projeto “Todas por Elas” destaca atendimento de excelência para conquistar clientes
O cliente é a razão da existência do negócio. Clientes satisfeitos agem como promotores de marketing boca a boca, fornecem avaliação que proporcionam a empresa melhorar produtos e serviços, enquanto a insatisfação pode prejudicar a imagem da marca rapidamente.

#PraTodosVerem O consultor de negócios do Sebrae de São José dos Campos, Eduardo Ilário, fala sobre “Atendimento que conquista clientes”, no encerramento do projeto “Todas por Elas, para um grupo de mulheres que participaram dos encontros.
Esse foi o resumo da palestra “Atendimento que conquista clientes”, com o consultor de negócios do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São José dos Campos, Eduardo Ilário, que abordou ainda técnicas de vendas, relacionamento comercial, experiências de boas práticas e fidelização, no encerramento do projeto “Todas por Elas”.
De acordo com o consultor, pesquisa feita com o público paulista revelou que no estado, o cliente leva em consideração em primeiro lugar, bom atendimento; em segundo, qualidade do serviço e, em terceiro, o preço do produto ou serviço.
Eduardo também elencou várias atitudes para conquistar e fidelizar o consumidor como comunicação assertiva, que envolve ser agradável na conversa, dar atenção plena, dominar o assunto para tirar dúvidas, transmitir segurança, identificar as necessidades do interessado, chamar a pessoa pelo nome e sorrir, entre outras.
Acrescentou ainda os comportamentos negativos que devem ser evitados, como não confrontar o cliente, não falar alto ou gritar, não falar mal de outros setores ou concorrentes, não atender mastigando balas ou chicletes, não falar de crise, inflação, falta de dinheiro, não demonstrar impaciência, não usar linguagem técnica, não prometer o que não pode cumprir, não julgar o cliente pela aparência, não ter preconceito e não utilizar o celular indevidamente durante o atendimento, entre outros.
A microempresária Tamara Villalba, que faz um trabalho de personalização/sublimação de canecas, chaveiros, bottons, camisetas e nécessaires, entre outros produtos, disse que a trilha do projeto Todas por Elas foi sensacional. “Abriu nossa visão para uma série de questões do nosso negócio. Contribuiu para tirar inseguranças e medos pessoais, mostrou que os negócios crescem colocando pedrinha por pedrinha no caminho e me deu muita força para continuar meu trabalho”.
Para a empreendedora Patrícia Marques Awad, sócia da Mezher e Awad Semijoias e presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura de Caraguatatuba, o Cemec Pérolas Caiçaras, vinculado à Associação Comercial do município, cada um dos três encontros do projeto propiciou informações necessárias e pertinentes ao mundo do empreendedorismo feminino.
“O primeiro encontro que tivemos nos mostrou que todas que participaram podem alcançar o sucesso que elas tiveram. O segundo encontro nos atualizou sobre tecnologia, as ferramentas digitais que podemos utilizar para alavancar os negócios e, nesse último, vimos o quanto o cliente é importante e como fidelizá-lo. Foi muito importante também os vários grupos diversos de mulheres empreendedoras que participaram do evento. Abriu horizontes, houve trocas de conhecimentos, informações, dicas, interação, início de amizades e parcerias, fez com as participantes saíssem da zona de conforto. Ressalto ainda a parceria e consultoria excelente da equipe do Sebrae”, avaliou.
Uma das fundadoras do grupo “Elas Caiçaras”, Mel Cursi, reiterou que cada palestra da trilha se complementou e trouxe muito aprendizado. “No nosso grupo de whatsapp a empolgação com os encontros foi crescendo e muitas vieram no último justamente pelos comentários”, declarou.
Todas por Elas
O projeto da trilha empreendedora só para mulheres, “Todas por Elas”, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Governo e do Sebrae de São José dos Campos e teve como objetivo incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecer capacitação e ferramentas práticas para impulsionar o faturamento no início da alta temporadas e nas vendas de fim de ano.
De acordo com a secretária municipal de Governo, Eloíza Antunes, o evento cumpriu seu papel em reunir o público feminino empreendedor da cidade e fortalecer a rede de mulheres empreendedoras de Caraguatatuba. “A iniciativa foi um sucesso e gerou eco nas cidades vizinhas. Quem sabe, no futuro, possamos reunir as cidades e fazermos um evento “Mulheres Empreendedoras do Litoral Norte”, disse.
O projeto “Todas por Elas” teve um trilha de três encontros. O primeiro abordou o tema “Protagonismo e Ação”, com a analista de Negócios do Sebrae-SP, Giulliane Bispo, e teve o painel “Mulheres Inspiradoras”, com Bárbara Almeida, dermopigmentadora e proprietária da Clínica de Estética Bárbara Almeida Beauty Concept; Vera Costa, administradora de empresas e técnica contábil, proprietária da VCN Contábil; a bióloga especialista em análises clínicas e doenças epidemiológicas, Luciana Collacio, da rede de Laboratórios Collacio e Elisabete Monteiro, fundadora do Grupo Donnas, holding, responsável pelas marcas “Tio Coxinha” e “Dona Mineira”; que foi mediado por Diane Silva, engenheira química e empreendedora das franquias Unhas Cariocas e Escova Express, apresentadora do quadro “Beleza e Business” do programa Mais Sucesso, exibido pelo SBT.
No segundo encontro, o tema abordado foi “Empreender no Digital uma nova jornada para mulheres”, com a consultora de negócios do Sebrae São José dos Campos, Tatiana Amorim, que passou várias dicas de ferramentas de Inteligência Artificial para construir negócios digitais como de criação de conteúdo, planejamento, automação, integração social e atendimento, venda e
Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM – Customer Relationship Management), suporte ao cliente, pesquisa de mercado, entre outras e finalizou com a palestra “Atendimento que conquista clientes”, com o consultor de negócios do Sebrae de São José dos Campos, Eduardo Ilário, na terça-feira (4), no Espaço Morihya Eventos, Centro.
Secretaria de Comunicação – 05/11/2025
Veja Também Recentes
45ª Exposição de Orquídeas Caraguatatuba recebe visitantes de cinco estados
A 45ª Exposição de Orquídeas de Caraguatatuba encantou moradores e turistas no último fim de semana (10 a 12). De acordo com a Secretaria de Turismo, mais de 1 mil visitantes de 43 cidades e cinco estados brasileiros — São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul
Idosos do Lar São Francisco visitam Parque Natural Municipal do Juqueriquerê em Caraguatatuba
O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê recebeu a visita de aproximadamente 20 idosos atendidos pela Associação Lar São Francisco. A atividade, que ocorreu na última quinta-feira (2), proporcionou momentos de lazer, integração e contato com a natureza. Durante o passeio, o grupo conheceu as exposições em cartazes, participou de uma
Fundacc está com inscrições abertas para interessados em compor banca de jurados do 14º Festival Estudantil de Teatro
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas até domingo (12), para interessados em compor a banca de jurados do 14º FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba, que será realizado entre os dias 27 e 31 de outubro, no Auditório Maristela de Oliveira.
Defesa Civil realiza trabalho de campo em áreas de risco com alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal
Em parceria com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu na terça-feira (14) uma atividade de campo com estudantes do curso de Engenharia Civil. A ação ocorreu em áreas classificadas como alto risco e envolveu a participação direta dos moradores. A atividade integrou levantamento
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir da próxima segunda-feira (27), no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a 14ª edição do FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. A entrada é solidária com a doação de um kg de alimento não perecível, que será
