Pesquisar No Site
Seminário de Boas Práticas da Flic 2025 aborda incentivo à leitura no ensino fundamental na era digital
Seminário de Boas Práticas da Flic 2025 aborda incentivo à leitura no ensino fundamental na era digital
Dezenas de professoras e professores da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Boas Práticas durante a Feira Literária de Caraguatatuba (Flic) no último sábado (18/10), na Secretaria de Educação, no Indaiá. O encontro tratou do incentivo do hábito da leitura nas crianças em tempos de tecnologias da informação e comunicação (TICs).

#PraTodosVerem: A escritora Renata Fernandes fala sobre o trabalho desenvolvido com seus livros nas séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas brasileiras (Foto: Fernando Matos/PMC)
O evento foi marcado pela palestra da escritora, Renata Fernandes, autora de 24 livros infantis desde 2014 e grande homenageada da Flic de 2025. Sócia e publisher da Editora Letra A, além de ser autora da editora Ciranda Cultural. Seu livro “Quanta África tem no dia de Alguém?” foi agraciado com o Selo Cátedra 10 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2023.
Os docentes presentes também conheceram o projeto “Mergulhando na Leitura com o Elefante Letrado” da professora Stéphani Avelino Alves, desenvolvido com os alunos do 1º Ano A da Emei/Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, sobre a utilização da plataforma como incentivo à literatura e alfabetização.
A escritora Renata Fernandes agradeceu o reconhecimento da Secretaria de Educação de Caraguatatuba ao seu trabalho literário. “Eu fiquei muito feliz de ser a homenageada da feira deste ano. Vocês são muito competentes no que fazem. Quando eu comecei a escrever, eu pensei onde estão nossas crianças? Porque eu queria que os livros chegassem às mãos dos leitores. Aí, eu falei assim: ‘Estão nas escolas! Eu vou lá atrás delas.’ Fui recebida com tanto amor pelas educadoras que começaram a adotar meus livros e trabalhar de forma pedagógica”, recordou. “As crianças precisam de histórias para a construção das suas próprias histórias”, concluiu.
As crianças do Berçário II da CEI/Emei Profª Ana Maria Aulicino do Jardim Califórnia apresentaram a música autoral “Camaleão”, do agente de apoio escolar, Fernando Moreira Chaib, inspirada no livro “O camaleão que não queria mudar de cor”, da autora Renata Fernandes. A turma é formada por alunos da professora de educação infantil, Suzane Christhofoli, que também conta com o auxílio dos agentes de apoio escolar, Jennifer Cristina dos Santos Mariano e Stefany da Silva Nascimento.
A chefe da Seção de Supervisão Pedagógica, Flaviana Paula Botta Giachini, representou a secretária de Educação, Roseli Morilla, e coordenou os trabalhos do seminário em conjunto com a articuladora regional do Programa Alfabetiza Juntos SP, Letícia da Silva Santos.
Veja Também Recentes
Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho da Secretaria de Administração tem novo endereço a partir da próxima segunda-feira
A Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho (DSST) da Secretaria de Administração de Caraguatatuba atende a partir da próxima segunda-feira (6/10) na Rua Engenheiro João Fonseca, 484 – Centro, em um imóvel ao lado do antigo prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec). O horário de atendimento é das
Festival Municipal de Skate reúne atletas de todas as idades em Caraguatatuba
Caraguatatuba viveu um domingo (5) de muita energia e cultura urbana com a realização do Festival Municipal de Skate, na Pista de Skate da cidade, localizada ao lado da Rua da Família, na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho – Avenida da Praia. O evento reuniu atletas, famílias e admiradores
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de quinta-feira (9), a cerimônia de premiação do 1º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema, promovido pela Secretaria de Educação. O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto, que teve como tema “Imagens que educam, vozes que transformam”
Atletas de Caraguatatuba conquistam 31 medalhas no Summer Kids de Jiu-Jitsu em Ubatuba
A equipe de Jiu-Jitsu da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba brilhou no Summer Kids Ubatuba, realizado no domingo (19), ao conquistar 31 medalhas na competição que reuniu 385 atletas de diversas cidades do Litoral Norte e do Vale do Paraíba, no Ginásio de Esportes Tubão. Caraguatatuba foi representada
Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde é tema de encontro em Caraguatatuba
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Caraguatatuba se reuniram na manhã de segunda-feira (13), no Teatro Mário Covas, para um encontro e café da manhã em comemoração ao Dia do Agente Comunitário de Saúde, celebrado em 4 de outubro. Pautado na valorização dos profissionais que atuam na cidade e fazem
