Pesquisar No Site
Apresentações com temas que marcaram épocas foram inspiraram abertura da Semana de Valorização à Pessoa Idosa no Teatro Mario Covas
Apresentações com temas que marcaram épocas foram inspiraram abertura da Semana de Valorização à Pessoa Idosa no Teatro Mario Covas
Teatro Mario Covas lotado e uma grande expectativa por parte do público para assistir às apresentações preparadas especialmente para o Dia Internacional da Pessoa Idosa e abertura da Semana de Valorização à Pessoa, realizada pela equipe da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, em parceria com os profissionais do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi), na quarta-feira (1º), à noite.
Uma jornada composta por músicas, danças, novelas, programas e artistas que marcaram várias gerações com direito a imitações em homenagem à Hebe Camargo, Chacrinha, Sílvio Santos, Dercy Gonçalves, Roberto Carlos, Xuxa e interações com a plateia arrancaram muitas gargalhadas.
Mais de 400 frequentadores das oficinas do Ciapi se alternaram no palco, entre apresentações com mais de 30 violonistas e coral, coreografias que remontavam o antigo programa de auditório do Chacrinha ou Fantástico, aos domingos, ou inspiradas em novelas inesquecíveis como “Caminho das Índias” e “Terra Nostra”, o “Clone” e “Saramandaia”, números de jazz, bolero, pilates, tai chi chuan, dança sênior, alunos do curso de LIBRAS que interpretaram a música “Meu sangue ferve por você”, entre tantos momentos altos na noite.
Marta Janete Mariana, 68 anos, participou de alguns quadros no palco e afirmou que o segredo para um envelhecimento saudável é ter força de vontade e resiliência para não deixar a preguiça se instalar.
“Foi um momento maravilhoso, espetacular e de grande felicidade. Desde 2018, frequento o Ciapi e minha vida mudou. Envelhecer não é fácil. As dores e os problemas de saúde vão chegando, mas a gente tem que se cuidar. Às vezes dá vontade de não sair de casa, de não ir às aulas, mas temos que persistir e enfrentar os desafios, a cada dia. Hoje sou ativa, criei meus filhos, sou independente e vou feliz da vida fazer minhas atividades”, declarou.
O filho da Maria Aparecida de Paula Rosa, André Luiz, 53 anos, veio especialmente de Caçapava para ver a apresentação da mãe. “Ela não precisa mais fazer fisioterapia, desde que entrou para o Ciapi. É outra pessoa, com mais ânimo e mobilidade”, contou. A matriarca concorda. “Comecei nas atividades do Ciapi, em janeiro deste ano, e mudou minha vida. Era toda travada. Agora ando até de moto com meu filho”, disse a senhora de 74 anos.
O prefeito, Mateus Silva, prestigiou o evento e disse que é um privilégio conviver e aprender com pessoas idosas. “Temos que valorizar as pessoas que são guardiãs do passado para que tenhamos referências para o futuro. Nosso governo tem como prioridade um desenvolvimento acessível e inclusivo como modelo para nossa cidade. Que esta seja uma semana muito produtiva, alegre e de valorização aos nossos munícipes 60 mais”, declarou.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, ressaltou, mais uma vez, que este é um momento de troca de afetos e celebração à vida. “É com imensa alegria que iniciamos essa semana com uma programação que coloca a pessoa idosa como protagonista. Com o aumento da longevidade da população, torna-se imprescindível fortalecer as ações para o envelhecimento ativo da população idosa e a Semana de Valorização é palco para esse protagonismo”, afirmou.
O presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Alexandre Barroqueiro de Carvalho, reafirmou a parceria com a Sepedi e o comprometimento da entidade com políticas públicas que garantam a longevidade com qualidade de vida dos munícipes 60 mais.
Também marcaram presença no Teatro Mario Covas, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Junior, a vereadora Vilma Teixeira, a presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento, Zenaide de Souza Bicudo Vernizzi, que gerencia os trabalhos do Ciapi em parceria com a Sepedi, secretários municipais e adjuntos.
Inclusão tecnológica e bordado
Na parte da manhã, a Semana de Valorização à Pessoa Idosa, começou com a Oficina “Conectando Gerações: aprendendo a usar o celular com segurança” realizada pelo Fundo Social de Caraguatatuba com parceria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso.
“Todos temos um idoso em casa que sempre pede ajuda para usar o celular. Nossa ideia com essa oficina foi oferecer conhecimentos às pessoas idosas para manusear com segurança seus aparelhos de forma autônoma”, disse a presidente do Fundo Social, Talita Carneiro.
Nessa aula os participantes puderam aprender como regular volume, brilho, tamanho de fonte, sobre conexão com w-fi, modo avião, aplicativos, como ter uma foto mais bonita com a luz correta e enquadramento, como se precaver de golpes, entre outros temas abordados pelas instrutoras Jhessica Fernandes e Rafaela Polizel, especialistas em mídias digitais e com o fotógrafo Gianni D’Angelo.
Dona Júlia de Fátima Umbelino, 70 anos, foi uma aluna atenta. “Aprendi muito com todas as dicas. Queria que tivesse um curso mais longo sobre o assunto”, ressaltou.
Romeu Caruso, 80 anos, aproveitou o workshop para tirar dúvidas sobre aplicativos. “Como instalar, desinstalar, para que serve cada um e também sobre algumas funções do celular”, disse.
Na parte da tarde foi a vez do coletivo feminino “Linhas do Mar”, que leva por meio do bordado várias informações sobre temas importantes para as mulheres como o combate a violências, direitos e atividades culturais que levam poesia, literatura, performances, e, principalmente, mensagens bordadas por elas.
O encontro foi no Centro Comunitário Núcleo Pedra Grande, no Massaguaçu, com as integrantes do “Linhas do Mar” Rose Teles, Rose Pires, Maria Cecília Barto, Maria Nazaré Gomes de Brito e Marisa Veraldi, que levaram tecidos riscados, com temáticas diversas, linhas de várias cores, agulhas e paciência e delicadeza para ensinar como bordar os desenhos escolhidos.
Jailane Freitas dos Reis nunca havia bordado. Escolheu um desenho com duas mãos formando um coração. “Vim para aprender. Adquirir conhecimento é sempre bom”, comentou.
Vera Lúcia de Castro Gavioli aprendeu com avô e a mãe a fazer crochê e hoje faz aplicações com fitas coloridas em toalhas de mão e banho e acabamento em lese. “Amo trabalhos manuais e escolhi o desenho que é uma tigela com uma concha que para mim representa o alimento servido à mesa para todos”, explicou.
Secretaria de Comunicação Social – 2/10/2025
Veja Também Recentes
10ª Semana Nacional de Arquivos tem palestra com Dr. Alvaro Gonzaga em Caraguatatuba
O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros, em Caraguatatuba, promove nesta quinta-feira (11/6), às 13h30, no Auditório Maristela de Oliveira, a palestra “A importância dos arquivos públicos para a democracia e a justiça social”, com o Prof. Dr. Alvaro Gonzaga. A entrada é gratuita e não é necessário realizar inscrição. A
Prefeitura de Caraguatatuba retira de estrutura irregular em área de preservação permanente no Massaguaçu
A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta semana a retirada de uma estrutura irregular instalada em área de preservação permanente (APP), às margens do Rio Gracuí, no bairro Massaguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da remoção da estrutura, as equipes também executaram uma ampla
Corpo de Baile de Caraguatatuba é selecionado para Programa de Qualificação em Dança 2026
O Corpo de Baile de Caraguatatuba celebra mais uma importante conquista em sua trajetória artística: a seleção para o Programa de Qualificação em Dança (PQD) 2026 – iniciativa do CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, – voltado ao fortalecimento de
Paratleta de Caraguatatuba fatura ouro e bronze no JEESP
O paratleta de atletismo do programa Inclusão e Movimento da Prefeitura de Caraguatatuba, Marcos Vinícius Gonçalves do Nascimento, conquistou medalha de ouro nos 100m rasos, bronze no Arremesso Peso e o 6º lugar no salto em distância, classe T20 e F20, durante os Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Festival Felino promove oficina de teatro Viewpoints na próxima semana em Caraguatatuba
O 9º Felino – Festival de Artes do Litoral Norte promove na próxima segunda e quarta-feira (1º e 3/6), às 18h30, no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro de Caraguatatuba, a oficina de teatro “Viewpoints” com a mestre em Artes Cênicas, Renata Lemes. As vagas são limitadas e a inscrição
