Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza audiências públicas sobre Plano de Contingência da Defesa Civil em outubro
Caraguatatuba realiza audiências públicas sobre Plano de Contingência da Defesa Civil em outubro
Saber o que fazer diante de emergências e desastres causados por eventos geológicos e hidrológicos, garantir a segurança da população, minimizar danos e agilizar o retorno à normalidade são os objetivos do Plano de Contingência da Defesa Civil (Plancon), em qualquer município.

Fotos: Arquivo/PMC, Luis Gava/PMC e Fernando Matos/PMC
O Plancon é previsto na Lei 12.608, de 2012, é um plano operacional de responsabilidade do município voltado para a preparação de desastres mediante a definição de um cenário de risco local com a participação comunitária.
Nesse sentido, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e Defesa Civil promovem nos dias 2, 9 e 23 de outubro, no Jaraguazinho, Morro do Algodão e Casa Branca, respectivamente, Audiências Públicas do Plancon. As reuniões foram agendadas nos bairros de maior risco de deslizamentos (Jaraguazinho e Casa Branca) e alagamentos (Morro do Algodão).
No Plano de Contingência são definidos cenários de risco (áreas com população vulnerável a eventos como inundações, enxurradas, deslizamentos, entre outros), recursos humanos disponíveis (médicos, assistência social, engenharia, pessoal de apoio, etc.), recursos materiais disponíveis (caminhões, escavadeiras, barcos, máquinas diversas e ambulâncias); áreas de abrigamento (ginásios, escolas e parques); e responsáveis pelos acionamentos dos recursos e demais procedimentos que propiciem, a partir do cenário identificado, as tomadas de decisões necessárias.
A gestão de riscos de desastres está alinhada com a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), e com o Marco de Sendai, acordo norteador que estabelece diretrizes para a redução do risco de desastres.
Programação
Dia 2/10 – 19h – EMEF Prof. Jorge passos, Rua Osiel Egídio de Farias, s/n, bairro Jaraguazinho.
Dia 9/10 – 19h – na EMEF Prof. Carlos Altero Ortega, Rua Sete, 15, bairro Morro do Algodão.
Dia 23/10 – 19h – EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 805, bairro Casa Branca.
Secretaria de Comunicação Social – 24/9/2025
Veja Também Recentes
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido
Decreto municipal transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 30 de outubro em Caraguatatuba
O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, mas o Decreto Municipal nº 2.592, de 25 de setembro de 2026, alterou a data do ponto facultativo para o dia 30 de outubro (sexta-feira) no âmbito da Prefeitura de Caraguatatuba. De acordo com o decreto, publicado na
Prefeitura de Caraguatatuba e Ciee capacitam 270 estudantes em Encontro com Estagiários no IFSP
Cerca de 270 estudantes de nível superior, técnico e ensino médio (com formação em Guarda Mirim) participaram do Encontro com os Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba nas últimas quarta e quinta-feira (10 e 11/9), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como
