Pesquisar No Site
Caraguatatuba realiza audiências públicas sobre Plano de Contingência da Defesa Civil em outubro
Caraguatatuba realiza audiências públicas sobre Plano de Contingência da Defesa Civil em outubro
Saber o que fazer diante de emergências e desastres causados por eventos geológicos e hidrológicos, garantir a segurança da população, minimizar danos e agilizar o retorno à normalidade são os objetivos do Plano de Contingência da Defesa Civil (Plancon), em qualquer município.

Fotos: Arquivo/PMC, Luis Gava/PMC e Fernando Matos/PMC
O Plancon é previsto na Lei 12.608, de 2012, é um plano operacional de responsabilidade do município voltado para a preparação de desastres mediante a definição de um cenário de risco local com a participação comunitária.
Nesse sentido, a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e Defesa Civil promovem nos dias 2, 9 e 23 de outubro, no Jaraguazinho, Morro do Algodão e Casa Branca, respectivamente, Audiências Públicas do Plancon. As reuniões foram agendadas nos bairros de maior risco de deslizamentos (Jaraguazinho e Casa Branca) e alagamentos (Morro do Algodão).
No Plano de Contingência são definidos cenários de risco (áreas com população vulnerável a eventos como inundações, enxurradas, deslizamentos, entre outros), recursos humanos disponíveis (médicos, assistência social, engenharia, pessoal de apoio, etc.), recursos materiais disponíveis (caminhões, escavadeiras, barcos, máquinas diversas e ambulâncias); áreas de abrigamento (ginásios, escolas e parques); e responsáveis pelos acionamentos dos recursos e demais procedimentos que propiciem, a partir do cenário identificado, as tomadas de decisões necessárias.
A gestão de riscos de desastres está alinhada com a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU), e com o Marco de Sendai, acordo norteador que estabelece diretrizes para a redução do risco de desastres.
Programação
Dia 2/10 – 19h – EMEF Prof. Jorge passos, Rua Osiel Egídio de Farias, s/n, bairro Jaraguazinho.
Dia 9/10 – 19h – na EMEF Prof. Carlos Altero Ortega, Rua Sete, 15, bairro Morro do Algodão.
Dia 23/10 – 19h – EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 805, bairro Casa Branca.
Secretaria de Comunicação Social – 24/9/2025
Veja Também Recentes
Espetáculo dirigido por Gabriel Villela encerra programação do 16º Litoral Encena neste sábado
O 16º Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua e Teatro de Bonecos de Caraguatatuba encerra sua programação neste sábado (1º/11), às 20h30, no Teatro Mario Covas, com o espetáculo teatral “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, direção de Gabriel Villela e texto
Parque Juqueriquerê recebe mostra de cinema ambiental dentro da ação “A COP é Aqui”
O Parque Natural Municipal Juqueriquerê será palco de uma mostra especial de filmes que abordam temas ligados à sustentabilidade, justiça climática e povos tradicionais. As exibições fazem parte da ação “A COP é Aqui”, iniciativa nacional que leva o espírito da COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas)
Cemitério Municipal de Caraguatatuba aguarda cinco mil visitantes no Dia de Finados
O Cemitério Municipal Recanto das Flores funciona no próximo domingo (2/11), das 7h às 18h, no Indaiá, em Caraguatatuba. A Administração do Cemitério se preparou para receber cinco mil pessoas ao longo do Dia de Finados. Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (Pead)
Comunidade participa da ação Maré Sustentável com foco em bem-estar e preservação ambiental em Caraguatatuba
O evento Maré Sustentável – “Entre Marés e Raízes, Cultivamos o Amanhã” reuniu a comunidade na manhã do último domingo (16) para uma vivência de bem-estar, integração e conscientização ambiental. Com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, a ação teve como objetivo valorizar a
Equipe de Caraguatatuba conquista 13 medalhas e 3º lugar geral em campeonato de Jiu-Jítsu em Paraibuna
A equipe de jiu-jítsu Alfa Dominion, de Caraguatatuba, voltou a brilhar nos tatames e conquistou mais um resultado expressivo, dessa vez em Paraibuna (SP). No último sábado (1º), os atletas da academia garantiram 13 medalhas — sendo sete de ouro, três de prata e três de bronze — e o
