Pesquisar No Site
Caraguatatuba inicia reorganização dos territórios dos Agentes Comunitários de Saúde
Caraguatatuba inicia reorganização dos territórios dos Agentes Comunitários de Saúde
A Secretaria Municipal de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Caraguatatuba, em apoio à Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um processo de reorganização dos territórios dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Estatística e Informação, busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir uma cobertura mais eficiente em todas as regiões da cidade.
Durante a ação, cada microrregião de atendimento está sendo analisada e retrabalhada, com foco no georreferenciamento das áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é equilibrar a distribuição das famílias entre os ACS, corrigir distorções e otimizar o deslocamento dos profissionais em suas rotinas de campo.
Segundo a secretária de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, Rogéria Freitas, a reorganização é um passo essencial para melhorar a gestão da saúde no município. “Estamos construindo um mapeamento territorial sólido, que nos permitirá oferecer um atendimento mais próximo, ágil e justo para todas as famílias. Essa reorganização garante que nenhum agente fique sobrecarregado e que cada morador receba o acompanhamento adequado”, destacou.
O trabalho está sendo realizado entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro, em dois turnos – manhã e tarde – e contempla as 31 equipes, totalizando 209 Agentes Comunitários de Saúde do município.
A secretária reforça que a ação vai além da reorganização atual. “Essa é apenas a primeira etapa de um processo de valorização e transformação. Outras fases virão para consolidar o planejamento e fortalecer ainda mais a Estratégia da Saúde da Família, estreitar o vínculo entre a comunidade e os serviços públicos de saúde”, concluiu.
Secretaria de Comunicação Social – 23/9/2025
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba capacita mais uma turma de servidores no curso de Excel Básico
A Escola de Governo da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promove o Curso de Excel Básico – Aperfeiçoamento de Fórmulas para mais uma turma de servidores de todas nas secretarias nos dias 2, 9, 16 e 23 de outubro, das 9h às 12h, no Instituto Federal de São
Mutirão de limpeza da Prefeitura recolhe pneus, plásticos, roupas e eletrônicos nas praias de Caraguatatuba
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realizou na segunda-feira (28) um grande mutirão de limpeza nas praias de Caraguatatuba. A ação reforça o trabalho permanente de zeladoria feito pelo município e revela, mais uma vez, um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade: o descarte irregular de resíduos.
Praia da Cocanha reúne 321 atletas no Campeonato Paulista de Águas Abertas
O domingo (27) foi marcado por disputas esportivas na Praia da Cocanha, em Caraguatatuba. O Campeonato Paulista de Águas Abertas 2026 reuniu 321 atletas, representantes de 28 entidades, com participação também na categoria Pessoas com Deficiência (PCD). Durante toda a manhã, nadadores de diferentes faixas etárias e categorias entraram na
Palestra “Quem cuida também precisa ser cuidado” leva pais e mães atípicos a olhar para as próprias emoções
Uma mudança na iluminação da sala, música suave e uma dinâmica de troca de mensagens fizeram parte do encontro realizado na última quarta-feira (16) com pais e mães atípicos atendidos pelo Centro de Reabilitação de Caraguatatuba. A atividade, conduzida pela psicóloga Isabela Colepicollo, integrou as ações relacionadas ao Setembro Amarelo
Oficina de Direção e Assistência de Direção Audiovisual está com inscrições abertas em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Pontos MIS estão com inscrições abertas para a oficina gratuita de Direção e Assistência de Direção Audiovisual, que será realizada no dia 2 de outubro (sexta-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, no Centro. A inscrição pode ser
