Pesquisar No Site

Campanha de conscientização sobre inclusão e capacitismo no “Setembro Verde” promove palestras em Caraguatatuba

Campanha de conscientização sobre inclusão e capacitismo no “Setembro Verde” promove palestras em Caraguatatuba
Campanha de conscientização sobre inclusão e capacitismo no “Setembro Verde” promove palestras em Caraguatatuba

Nesta semana, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realiza palestras dentro da campanha “Setembro Verde”, em pontos diferentes da cidade.

O objetivo da série de encontros é o de dar visibilidade às pessoas com deficiência, que tantas vezes são invisibilizadas, discutir preconceito e capacitismo e propor um letramento coletivo e mudança de visão.

Para a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, o grau de restrição de participação social para uma pessoa com deficiência está diretamente relacionada às barreiras ambientais e muito mais com as barreiras atitudinais encontradas e atitudes de exclusão, formas de tratamento, linguagem e na negação de oportunidades.

“A sociedade está baseada na ideia de que um padrão corporal “normal” é superior. Isso limita o pleno exercício da cidadania e igualdade. Quando a gente faz um movimento para inclusão, a gente não está falando somente da pessoa com deficiência, estamos tratando de respeito às diferenças e da valorização à diversidade”, avaliou.

Setembro Verde

O “Setembro Verde” foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, sendo a cor verde escolhida por ser associada à ideia de renascimento e o florescimento, e representar desta forma o desejo por uma sociedade mais inclusiva, onde pessoas com deficiência possam viver com dignidade e igualdade.

Este mês tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de garantir direitos, fortalecer políticas públicas e promover a dignidade humana e combate a atitudes discriminatórias.

O Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, número que corresponde a 7,3% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O “Setembro Verde” reforça a luta pela plena participação das pessoas com deficiência na vida social, econômica, política e cultural do país.

Programação

17/9 – 9h – Local: Núcleo Pedra Grande, Massaguaçu – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

18/9 – 13h30 – Local: Núcleo João Bolinha, Casa Branca – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

19/9 – 9h30 – Local: CRAS do bairro Barranco Alto – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

21/9 – 9h – Local: Praça da Cultura, Centro – 12º Encontro de Dança Circular do Litoral Norte “Roda Inclusiva”.

23/9 – 8h30 – Local: Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

24/9 – 10h – Local: CRAS Sul, bairro Perequê-Mirim – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

19h30 – Local: Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

26/9 – 9h – Local: Praia Acessível, Centro – “LIBRAS na Praia Acessível: Uma manhã de lazer e comemoração no Dia Nacional dos Surdos”.

Secretaria de Comunicação/PMC

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Bianca Castilho
Caraguatatuba registra pico de 50 mil pessoas em apresentação aérea e shows marcam aniversário da cidade

Caraguatatuba comemora o resultado positivo dos shows que animaram o aniversário de 169 anos da cidade entre os dias 17 e 20 de abril. Durante quatro dias, a programação reuniu turistas e moradores em apresentações musicais gratuitas e um show aéreo que concentrou o maior público do período. As apresentações

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 27/04/2026
Microlandia_livro
Tarde de autógrafos com Patricia Keder é neste sábado no Macc

A autora Patricia Keder Sandim Reis recebe amigos e o público para tarde de autógrafos de seu livro infantil “Microlândia: As aventuras dos superátomos” O encontro será no sábado, 25, das 15h às 17h no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc). A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/04/2026
CAE (2)
Caraguatatuba abre processo eleitoral para preenchimento de vagas no Conselho de Alimentação Escolar (CAE)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou edital de convocação para o preenchimento de vacâncias no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para o ano de 2026. O processo visa recompor a estrutura do conselho, garantindo a continuidade das atividades da atual gestão, com mandato vigente

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 07/04/2026
Futsal (1)
Caraguatatuba conquista bons resultados no futsal feminino

O futsal feminino de Caraguatatuba vive um momento de afirmação nas competições regionais, com resultados importantes tanto na categoria adulta quanto nas categorias de base. No último domingo (12), a equipe adulto (Geração) venceu o Fúria/São José dos Campos por 2 a 0, em partida válida pela quarta rodada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 16/04/2026
WhatsApp Image 2025-04-10 at 09.25.50
Prefeitura de Caraguatatuba amplia coleta de lixo eletrônico com ecopontos nas Regionais Sul e Norte

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, ampliou suas ações voltadas à sustentabilidade com a implantação de mais dois ecopontos no município, destinado ao recebimento de lixo eletrônico e lâmpadas. Além do ponto de entrega voluntária (PEV), localizado na sede da Secretaria de Serviços Públicos, no Jardim Aruan,

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 23/04/2026