Pesquisar No Site
20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025
20º “Caraguá A Gosto” celebra gastronomia e destaca vencedores da edição 2025
A 20ª edição do tradicional festival gastronômico “Caraguá A Gosto” terminou oficialmente na segunda-feira (15) em cerimônia de premiação realizada no Teatro Mario Covas. O evento consagrou os pratos e profissionais mais bem avaliados da cidade ao longo do último mês.

#PraTodosVerem: Público, autoridades e representantes de estabelecimentos comerciais durante encerramento do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Luis Gava/PMC)
Este ano, o festival contou com a participação de 48 estabelecimentos, que apresentaram criações exclusivas nas categorias À La Carte, Lanches Artesanais, Pizzas, Porções e Sobremesas. Durante o evento, moradores e turistas puderam explorar uma verdadeira maratona gastronômica com sabores variados e inovadores.
Conforme anunciado pela Secretaria de Turismo, Caraguatatuba recebeu visitantes de 128 cidades, 18 estados e três países, além do Brasil. Em 31 dias, foram vendidos 8.881 pratos, enquanto o total em vendas dos estabelecimentos somou R$ 530.820,34.
Inovação e participação digital
Em 2025, o festival trouxe como novidade a votação exclusivamente digital, que permitiu ao público registrar as avaliações diretamente pela internet. A medida facilitou o acesso dos consumidores e trouxe mais transparência ao processo de seleção dos vencedores. Aqueles que participaram das votações também concorreram a diárias no Hampton by Hilton, o primeiro hotel internacional instalado em Caraguatatuba.
Capacitação e valorização profissional

#PraTodosVerem: Secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, ao lado de autoridades entrega premiação de bolsa de estudos durante encerramento do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Luis Gava/PMC)
Além de promover a culinária local, o “Caraguá A Gosto” também apostou em investimentos na qualificação dos profissionais do setor gastronômico. Os vencedores de cada categoria foram premiados com uma bolsa de estudos em Gastronomia pela Unicesumar.
A premiação ainda reconheceu os chefs responsáveis por cada criação e destacou os talentos que movimentam a cozinha da cidade.
Critérios de Avaliação
Os pratos foram avaliados pelos consumidores com base em cinco critérios: criatividade, apresentação, sabor, qualidade do serviço e atendimento dos garçons. A soma dessas avaliações definiu os estabelecimentos e profissionais mais bem colocados em cada categoria.
Vencedores da 20ª edição

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva ao lado de autoridades com ganhadores em 1º, 2º e 3º lugar do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Lucas Katumata/PMC)
Categoria À La Carte:
1º Marujo Gastro Bar – prato: Sororoca a Mediterrâneo
2º Aloha Bistrô da Praia – prato: Bentó Bowl de Mignon
3º Cantinetta Zanfredo – prato: Risotto Origem Di Cucina
Categoria Lanches Artesanais:
1º FC Burger – prato: Gorgonzolita
2º Atlântic Burguer – prato: Originale
3º Tricks Burguer – prato: Tricks Pineapple

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva ao lado de autoridades com ganhadores em 1º, 2º e 3º lugar do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Lucas Katumata/PMC)
Categoria Pizzas:
1º Pizzaria Japa Pizza – prato: Pernil Supremo
2º Garage Steakhouse – prato: Garage Mar
3º Felicità Pizzeria e Cuccina Artigianale – prato: Cosa Nostra
Categoria Porções:
1º Gama Restaurante – prato: Bolinho de Costela Defumada Gama
2º. Santas Empórios e Vinhos – prato: Zuccaya
3º Quiosque Sol e Cia Martin de Sá – prato: Boca da Noite – Petisco do Entardecer Caiçara

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva ao lado de autoridades com ganhadores em 1º, 2º e 3º lugar do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Lucas Katumata/PMC)
Categoria Sobremesas:
1º Góes Ice Roll – Sorvete Tailandês – prato: Sorvete tailandês
2º Chilili Doceria – prato: Brontë
3º La Costa Café – prato: Nuvem Suíça
Garçons melhores avaliados 2025
- Luiz Lisboa – Categorial À lá Carte – Restaurante: Giardinetto Trattoria
- Jade Peralta – Categoria Lanches Artesanais – Restaurante: O Hambúrguer de Caraguá
- Thiago Masashi Umeno- Categoria Pizza – Restaurante: Garage Steakhouse
- Júlio César- Categoria Porções – Restaurante: Quiosque Sol e Cia Martin de Sá
- Ediane Nascimento – Categoria sobremesas – Restaurante: Dubi Café

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva ao lado de autoridades com ganhadores em 1º, 2º e 3º lugar do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Lucas Katumata/PMC)
Chefs destaques do festival
Os chefs destaques do “Caraguá a Gosto” 2025 com as melhores avaliações foram:
- Nicoly Borges – restaurante: Cantinetta Zanfredo
- Douglas Silva – Restaurante: O Quintal Espaço da Família
- Sérgio Ikenaga – Restaurante: Pizzaria Japa Pizza
- Artur Gama – Restaurante: Gama Restaurante
- João Cleber Dias Kinast – Reataurante: Góes Ice Roll – Sorvete Tailandês
Sorteios de brindes aos Consumidores

#PraTodosVerem: Prefeito Mateus Silva ao lado de autoridades com ganhadores em 1º, 2º e 3º lugar do “Caraguá a Gosto” 2025 (Foto: Lucas Katumata/PMC)
Durante a cerimônia, o público participante também concorreu ao sorteio das diárias no Hotel Hampton by Hilton. Sete pessoas foram sorteadas no momento da solenidade.
Carolina Jardim Siqueira Brito, de Caraguatatuba foi a primeira selecionada, seguida de Samantha Silva Pereira, Anderson Coimbra, Ana Alice Goulart Pereira Vanossi, Jéssica Marçal, Shirley Alves, da cidade de São Paulo, e Ítalo Moro.
O último sorteado recebeu um prêmio exclusivo. Isilda Alves das Chagas, de Caraguatatuba, ganhou o passaporte “Caraguá a Gosto”, que dá direito a experimentar o prato vencedor de cada categoria.
No prêmio “top degustador”, primeira edição, a vencedora foi Caroline Hermes Terra Ribeiro, que prestigiou 31 estabelecimentos ao longo do mês de agosto.
Legado Gastronômico
Com duas décadas de história, o “Caraguá A Gosto” segue como vitrine para o talento e a criatividade dos empreendedores da cidade. A edição de 2025 movimentou a economia local, mas também buscou estimular a inovação, o uso de ingredientes regionais e o aprimoramento do atendimento ao público.
Secretaria de Comunicação Social – 15/9/2025
Foto: Luis Gava e Lucas Katumata/PMC
Veja Também Recentes
Representantes do Governo de São Paulo visitam obras de convênios firmados com a Prefeitura de Caraguatatuba
Representantes da Secretaria Estadual de Governo e Relações Institucionais vistoriaram as obras da Prefeitura de Caraguatatuba realizadas com convênios firmados com o Estado de São Paulo na última quarta-feira (30/9), nos bairros do Sumaré, Perequê-Mirim e Jardim Britânia. Os investimentos do Palácio dos Bandeirantes nas obras vistoriadas totalizam R$ 8.257.136,44,
APAE de Caraguatatuba promove congresso com debates sobre inclusão e neurodivergência
Especialistas de diferentes áreas devem marcar presença em Caraguatatuba no dia 28 de setembro para discutir temas que fazem parte da rotina de pessoas com deficiência, famílias e profissionais. O 1º Congresso APAE de Caraguatatuba – Conexões para a Inclusão será realizado no Teatro Mario Covas, com palestras sobre neurodivergência,
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das
Caraguatatuba abre processo para escolha dos novos representantes do Conselho do Fundeb
Professores, diretores, servidores da Educação, pais de alunos, estudantes e representantes da sociedade civil poderão participar da escolha da nova composição do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) de Caraguatatuba. O processo eleitoral para a gestão 2027/2030 começa nesta sexta-feira (11), com a abertura das
Prefeitura capacita 2,6 mil servidores da rede de ensino de Caraguatatuba em curso de Primeiros Socorros
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu o curso de Primeiros Socorros para 2.600 servidores da rede de ensino, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de aluno e gestores das 64 unidades escolares do município, entre julho de 2025 e outubro de 2026. O treinamento
