Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza campanha de conscientização sobre inclusão e capacitismo dentro do “Setembro Verde”

Destaques
Caraguatatuba realiza campanha de conscientização sobre inclusão e capacitismo dentro do “Setembro Verde”
Caraguatatuba realiza campanha de conscientização sobre inclusão e capacitismo dentro do “Setembro Verde”

O “Setembro Verde” remete ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9), que foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Para marcar este mês, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) em parceria com a Secretaria de Assistência Social DE Caraguatatuba promove palestras sobre o assunto em pontos diferentes da cidade com o objetivo de dar visibilidade às pessoas com deficiência, que tantas vezes são invisibilizadas, discutir preconceito e capacitismo e propor um letramento coletivo e mudança de visão.

A primeira ação foi a “Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços”, no Centro de Referência Assistência Social, CRAS Centro, no bairro Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária.

A coordenadora do CRAS Centro, Juliana Alexandre de Souza Florentino, disse aos participantes que o encontro foi “um momento de reflexão e aprendizagem”.

A secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, conversou com os presentes sobre inclusão, capacitismo e os avanços em relação aos direitos das pessoas com deficiência.

“O grau de restrição de participação social para uma pessoa com deficiência está diretamente relacionada às barreiras ambientais e muito mais com as barreiras atitudinais encontradas e atitudes de exclusão, formas de tratamento, linguagem e na negação de oportunidades, baseado na ideia de que um padrão corporal “normal” é superior, o que limita o pleno exercício da cidadania e igualdade. Quando a gente faz um movimento para inclusão, a gente não está falando somente da pessoa com deficiência, estamos tratando de respeito às diferenças e da valorização à diversidade”, avaliou Ivy Malerba.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdefi), Priscila Moraes Lopes, abordou a “Conscientização da família, da sociedade e do Município sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência”.

O secretário executivo dos Conselhos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, Lucas de Carvalho Pinto, contextualizou sobre a criação e o significado do “Setembro Verde”, e sobre as reivindicações por direitos básicos de inclusão.

A assistente social, Claudia Donizete, explicou sobre os serviços prestados pelo município para garantir a inclusão da Pessoa com Deficiência. O educador físico, Felipe Leite, falou do Programa Inclusão em Movimento, que tem como objetivo fortalecer a educação e o esporte inclusivos, estimular o desenvolvimento e prática da atividade física e o projeto Praia Acessível, que funciona na praia do Centro. A advogada e assessora da Sepedi, Thayse Regina Salinas, falou sobre a Lei Brasileira de Inclusão e o combate ao capacitismo.

Os servidores públicos na Sepedi, Dario Garcia e Micheli Castilho de Oliveira, ambos fazem uso de cadeiras de rodas, deram seus respectivos depoimentos sobre suas experiências de vida ao enfrentarem os obstáculos e dificuldades de uma deficiência física no dia a dia.

Setembro Verde

O Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, número que corresponde a 7,3% da população, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O “Setembro Verde” foi instituído pela Lei nº 11.133/2005, sendo a cor verde escolhida por ser associada à ideia de renascimento e o florescimento, e representar desta forma o desejo por uma sociedade mais inclusiva, onde pessoas com deficiência possam viver com dignidade e igualdade.

Este mês tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância de garantir direitos, fortalecer políticas públicas e promover a dignidade humana e combate a atitudes discriminatórias.

O Setembro Verde reforça a luta pela plena participação das pessoas com deficiência na vida social, econômica, política e cultural do país.

Programação

17/9 – 9h – Local: Núcleo Pedra Grande, Massaguaçu – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

18/9 – 13h30 – Local: Núcleo João Bolinha, Casa Branca – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

19/9 – 9h30 – Local: CRAS do bairro Barranco Alto – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

21/9 – 9h – Local: Praça da Cultura, Centro – 12º Encontro de Dança Circular do Litoral Norte “Roda Inclusiva”.

23/9 – 8h30 – Local: Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

24/9 – 10h – Local: CRAS Sul, bairro Perequê-Mirim – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

19h30 – Local: Centro Universitário Módulo, bairro Martim de Sá – Palestra e Roda de Conversa sobre a Lei Brasileira de Inclusão, Capacitismo, Direitos e Serviços.

26/9 – 9h – Local: Praia Acessível, Centro – “Setembro Verde na Praia: Celebrando em Sinais” no Dia Nacional do Surdo.

Secretaria de Comunicação – 12/9/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba
Programa de educação ambiental leva conscientização sobre fauna doméstica e silvestre a escolas lindeiras de Caraguatatuba

Os alunos da EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, participaram das atividades do Programa de Educação Ambiental promovido em parceria com o Grupo Tamoios, na quinta-feira (23). As apresentações envolveram estudantes das chamadas escolas lindeiras — instituições públicas situadas próximas à Rodovia dos Tamoios, que recebem ações

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 24/10/2025
Fundacc está com inscrições abertas para capacitação com músico Nelson Rechdan
Fundacc está com inscrições abertas para capacitação com músico Nelson Rechdan

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (15), das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Videoteca Lúcio Braun, a capacitação ‘Música e Desenvolvimento Humano: Identificando e Aprimorando as Potencialidades’ com o músico Nelson Rechdan. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/11/2025
Caraguatatuba_Escrita de Projetos
CULTSP PRO realiza masterclass e seminário formativo sobre escrita de projetos em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe no dia 27 de novembro (quinta-feira), das 18h às 22h, na Videoteca Lúcio Braun, uma masterclass e  um seminário formativo sobre escrita de projetos culturais – iniciativa do CULTSP PRO – Escolas Profissionais da Cultura, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/11/2025
Secretaria de Serviços Públicos intensifica limpeza dos bairros de Caraguatatuba na segunda semana de novembro
Secretaria de Serviços Públicos intensifica limpeza dos bairros de Caraguatatuba na segunda semana de novembro

A Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba termina a primeira quinzena de novembro com a manutenção urbana dos bairros do Perequê-Mirim, Portal das Flores (Vapapesca), Pegorelli, Travessão, Barranco Alto, Porto Novo, Jardim das Palmeiras, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Centro, Cidade Jardim, Jetuba, Massaguaçu e Praia da Cocanha. Até sexta-feira (14/11),

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 11/11/2025
Famílias do Centro de Referência Especializado de Assistência Social visitam Museu Catavento em São Paulo
Famílias do Centro de Referência Especializado de Assistência Social visitam Museu Catavento em São Paulo

Famílias, crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Caraguatatuba visitaram o Museu Catavento, em São Paulo, na última quarta-feira (15). A atividade integra as ações socioeducativas promovidas pela Secretaria de Assistência Social com o objetivo de oferecer experiências de lazer, cultura e aprendizado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 22/10/2025