Pesquisar No Site
Encontros Temáticos de preparação para mundo do trabalho destacam postura, linguagem e apresentação adequadas para conquistar emprego
Encontros Temáticos de preparação para mundo do trabalho destacam postura, linguagem e apresentação adequadas para conquistar emprego
Numa entrevista de emprego como também para garantir uma vaga de trabalho, a pontualidade, a apresentação pessoal, a linguagem coerente são algumas das qualidades imprescindíveis exigidas no mercado, em geral.

#PraTodosVerem Yago Fernandes e Luíza Alves Silva assistem à palestra “Apresentação Pessoal, Postura e Etiqueta Profissional”, no PAT, bairro Sumaré.
Essas foram considerações abordadas pela advogada Fátima Rangel na palestra “Apresentação Pessoal, Postura e Etiqueta Profissional”, ministrada no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba para pessoas que estão à procura de emprego, realizada na quarta-feira (10).
“A higiene pessoal, o autocuidado, a escolha da roupa, como você se expressa, entre outros aspectos, estão sendo analisados durante uma entrevista para determinado cargo”, ressaltou a palestrante.
No âmbito profissional, Rangel disse que pontualidade demonstra respeito, organização e compromisso; que uma mesa de trabalho deve estar muito bem organizada; bom humor e educação no dia a dia com os colegas são fundamentais, assim como evitar fofocas, conversas de corredor e reclamações no trabalho. “O uso de redes sociais e celular também deve ser feito com parcimônia, cuidado e respeito”, ressaltou.
Para Yago Fernandes, 30 anos, que busca colocação como vendedor, as dicas repassadas foram interessantes e relevantes. “Ações simples de gentileza, como ajudar alguém, gestos como abrir e fechar uma porta para um colega, no ambiente de trabalho, saber escutar, olhar nos olhos em uma conversa somam pontos positivos. E, claro saber se comportar adequadamente”, disse.
Para Luíza Alves Silva, 20 anos, que também está à procura de uma vaga no mercado disse que ficou atenta às orientações sobre higiene pessoal e comportamento. “Expressar o autocuidado na apresentação pessoal e demonstrar educação é fundamental para conquistar uma oportunidade de trabalho”, afirmou.
A iniciativa dos “Encontros Temáticos de preparação para o mundo do trabalho” é da equipe da Secretaria de Governo, voltada ao público que procura emprego por meio do PAT e tem como objetivo oferecer orientações práticas e informações essenciais para preparar jovens de 16 a 25 anos, em busca do primeiro emprego, aumentar as chances de contratação e, sobretudo, de permanência no posto de trabalho.
Cada encontro abordará um tema relevante, orientações práticas e informações essenciais para preparar esses jovens frente às exigências das empresas e às dinâmicas dos processos seletivos.
Serão tratados assuntos como educação corporativa, apresentação pessoal, elaboração de currículo adequado, compreensão da cultura organizacional da empresa, leis trabalhistas, empatia no ambiente de trabalho e, principalmente, a importância da formação e qualificação direcionadas à vaga pretendida.
As palestras são gratuitas, com a duração de 1h30, totalizando 18 horas de aprendizado distribuídas em 12 encontros. As atividades ocorrem uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 16h, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). na Rua Taubaté, 520, bairro Sumaré, ou no Centro
Programação
Dia 17/9 – Quarta-Feira – 14h30: Cultura Organizacional: missão, visão, valores da empresa, fluxos e organograma, conduzido por Cauê Rubio. O encontro destacará a importância de compreender a cultura da empresa, conhecer sua missão, visão e valores, além de entender fluxos de trabalho e organogramas, permitindo ao participante se adaptar e se posicionar de forma alinhada às expectativas do empregador.
Dia 24/9 – Quarta-Feira – 14h30: Currículo, Portfólio e Perfil em Redes Sociais de Carreira, com a participação de Fernanda de Andrade Cassiano. Serão apresentadas orientações para a elaboração de um currículo atrativo, a organização de um portfólio que evidencie competências e o uso de redes sociais de carreira, como o LinkedIn, como ferramentas estratégicas para a conquista de novas oportunidades.
Secretaria de Comunicação/PMC
Veja Também Recentes
Macc prorroga exposição de Antonio Carelli até 17 de outubro e amplia atendimento do Educativo
Sucesso de público e visitação, a exposição “Carelli – O tom de uma vida inteira” foi prorrogada até 17 de outubro no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) para ampliar o atendimento às escolas e grupos. A visitação segue de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. A
Defesa Civil de Caraguatatuba recebe novo treinamento da Geopixel Monitor para observação meteorológica em tempo real
Equipe da Defesa Civil de Caraguatatuba participou de um treinamento na terça-feira (29), em sua sede, para conhecer novas funcionalidades da plataforma Geopixel Monitor, utilizada pelo município desde 2022. Esta plataforma realiza o monitoramento e alerta de eventos extremos em tempo real para o município, por meio da coleta de
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.
Caraguatatuba abre inscrições para entidades casas religiosas e grupos participarem da 42ª Festa de Iemanjá
Com mais de duas décadas de tradição, a Festa de Iemanjá chega à 42ª edição em Caraguatatuba no dia 5 de dezembro. A celebração será na Praia do Centro com abertura às 19h. Entidades, casas religiosas e grupos que desejam participar podem se inscrever até às 17h do dia 13
Vôlei Adaptado de Caraguatatuba conquista prata e bronze no 2º Torneio da Amizade
As equipes masculina e feminina de Vôlei Adaptado 58+ e 68+ de Caraguatatuba participaram, no último sábado (26), do 2º Torneio Beneficente de Vôlei Adaptado – Torneio da Amizade, realizado no Centro de Apoio Educacional (CAE), no bairro Pontal da Cruz, em São Sebastião. A competição reuniu cerca de 300
