Pesquisar No Site
Banco de Alimentos de Caraguatatuba celebra 8 anos de atuação com evento ‘Frutos da Nossa Terra’
Banco de Alimentos de Caraguatatuba celebra 8 anos de atuação com evento ‘Frutos da Nossa Terra’
O evento “Frutos da Nossa Terra”, em comemoração ao 8º aniversário do Banco de Alimentos de Caraguatatuba, foi realizado na manhã de sexta-feira (29). A celebração contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e ocorreu no Auditório Maristela de Oliveira, sede da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

#PraTodosVerem – Evento “Frutos da Nossa Terra” em comemoração ao aniversário do Banco de Alimentos de Caraguatatuba (SP).
Criado para reduzir o desperdício de alimentos e promover ações socioeducativas, o Banco de Alimentos tem papel fundamental na garantia da segurança alimentar em Caraguatatuba. Estiveram presentes no evento o secretário de Assistência Social, Arthur Brulher, profissionais do programa, vereadores, produtores locais e representantes da sociedade civil.
A comemoração contou com apresentação do trabalho do Banco de Alimentos e do depoimento da presidente da Associação de Pescadores, Ladisla Coelho Crispim dos Santos. A nutricionista da APAE, Kátia Cristina Nogueira, que representou uma das instituições beneficiadas pelo programa, também ministrou a palestra “Alimentação Saudável e Inclusiva”.
A programação incluiu ainda atrações culturais com o grupo Chorus Vocalis e com apresentações de dança dos adolescentes acolhidos pela Casa Beija-flor, exposição interativa de produtos locais de agricultores de Caraguatatuba e atendimentos gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, que foram feitos pelos alunos da Faculdade Módulo.
Atualmente, 13 instituições sociais cadastradas recebem regularmente os produtos arrecadados pelo Banco de Alimentos, que beneficiam mais de 1,6 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
As doações chegam de supermercados, hortifrutigranjeiros e agricultores locais. Após passarem por rigorosa avaliação de qualidade feita pela equipe técnica do programa, os alimentos são destinados às entidades conveniadas, que firmam termo de compromisso e passam por visitas técnicas para garantir a correta utilização dos produtos.
“Podemos observar que a doação feita pelo Banco de Alimentos não muda somente a instituição que recebe, mas a sociedade como um todo. Todos se beneficiam ao evitar o descarte e o desperdício de mais de 130 toneladas de comida no país. Que o trabalho do Banco continue por muitos anos e que a política de segurança alimentar siga para que cada vez mais possamos garantir esse direito tão importante, que é a alimentação adequada para todos”, ressaltou a responsável técnica e nutricionista do programa, Cíntia Franciele de Araújo Claudino.
Durante os oito anos de atuação do Banco de Alimentos, mais de 136 toneladas de produtos já foram doadas, o que reforça a importância do programa para toda a sociedade civil e para fortalecer as redes de solidariedade no município.
Secretaria de Comunicação 29/8/2025
Veja Também Recentes
Prova para funções de gestão da Educação de Caraguatatuba será neste domingo
Os candidatos do processo seletivo para designação das funções gratificadas de diretor de escola, vice-diretor e professor coordenador pedagógico da rede municipal de Caraguatatuba fazem neste domingo (27) a prova objetiva, uma das etapas da seleção promovida pela Secretaria Municipal de Educação. A aplicação será no período da manhã. Os
Prefeitura capacita 2,6 mil servidores da rede de ensino de Caraguatatuba em curso de Primeiros Socorros
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu o curso de Primeiros Socorros para 2.600 servidores da rede de ensino, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de aluno e gestores das 64 unidades escolares do município, entre julho de 2025 e outubro de 2026. O treinamento
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,
Profissionais do Hospital Regional do Litoral Norte participam de encontro sobre doação de órgãos e tecidos
A atualização profissional, a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimentos sobre doação de órgãos e tecidos foram temas do V Encontro das Equipes Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Estado de São Paulo, realizado nos dias 1º e 2 de setembro na capital. Promovido
Prefeitura de Caraguatatuba convoca estagiários de dois cursos do processo seletivo de 2026
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou dois aprovados do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para se apresentarem até a próxima quarta-feira (16/9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos, no Centro.
