Pesquisar No Site
Decreto de emergência reforça ações de recuperação após ventania em Caraguatatuba

Decreto de emergência reforça ações de recuperação após ventania em Caraguatatuba
O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, decretou situação de emergência nesta terça-feira (29) para permitir resposta imediata aos danos provocados pelos ventos fortes que atingiram a cidade na segunda-feira (28). As rajadas, que chegaram a 85 km/h, causaram destelhamentos em casas, comércios, escolas, prédios públicos, quedas de árvores, interdições de vias e rompimento de fiações elétricas, o que deixou diversas regiões do município comprometidas.

#PraTodosVerem: equipes do governo municipal atuam nas vias para restabelecer segurança após vendaval que atingiu município na segunda-feira (28). (Foto: Dony Machado/PMC).
O decreto tem vigência de 180 dias e autoriza a adoção de medidas emergenciais para reparos estruturais, assistência social e humanitária e solicitação de apoio financeiro e operacional de outras esferas de governo.
A partir da situação de emergência, o município pode agilizar processos para desobstruir vias, reconstruir equipamentos públicos danificados, restaurar a rede elétrica em conjunto com a concessionária EDP e prestar assistência direta às famílias atingidas, como o fornecimento de telhas e materiais de reparo para residências.
Segundo o prefeito, Mateus Silva, o foco é restabelecer rapidamente a normalidade e garantir segurança à população. “O decreto de emergência nos dá condições legais para acelerar a recuperação dos equipamentos públicos, reforçar a limpeza e prestar o auxílio necessário às famílias afetadas. Nosso compromisso é restabelecer a normalidade o quanto antes, com união de esforços das equipes municipais e apoio dos governos estadual e federal”, afirmou.
Rescaldo
Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) intensificaram os trabalhos desde o início da ocorrência, desobstruíram ruas e avenidas para garantir segurança aos moradores. Apenas pelo telefone de emergência 199 da Defesa Civil foram registradas dezenas de quedas de árvores, sendo os bairros mais afetados foram Massaguaçu (17), Indaiá (9), Jardim Gaivotas (6), Martim de Sá (4), Sumaré (4) e Jetuba (4). Ocorrências também foram registradas em outros 18 bairros. Além disso, houve oito atendimentos por risco de queda de árvores e quatro casos de destelhamentos.

#PraTodosVerem: equipes do governo municipal atuam nas vias para restabelecer segurança após vendaval que atingiu município na segunda-feira (28). (Foto: Luis Gava/PMC).
O Corpo de Bombeiros atuou em mais oito ocorrências de queda de árvores, além de combater incêndios registrados nos bairros Olaria, Sumaré, Martim de Sá, Praia Brava, Porto Novo e Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate).
Segundo informações da concessionária EDP Bandeirantes, mais de 90% dos clientes afetados pelo ciclone extratropical que atingiu a região tiveram o fornecimento de energia restabelecido até a manhã de terça-feira (29).
A empresa informou também que segue com atuação em ocorrências mais complexas, principalmente onde houve queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, o que exige reparos mais demorados.
Para reforçar os trabalhos em cidades mais impactadas, como Caraguatatuba e São Sebastião, equipes de outras regiões também foram mobilizadas. As ações estão sendo realizadas em parceria com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais.
O abastecimento de água também foi afetado, sobretudo nos bairros Jaraguazinho e Sumaré, na região central, devido à interrupção no fornecimento de energia. De acordo com a concessionária Sabesp, o serviço foi normalizado no fim de terça-feira (29).
Secretaria de Comunicação Social 29/7/2025
Fotos: Divulgação/PMC
Veja Também Recentes

Sessão Fazendo a Rede prevê exibição de filmes, debate e apresentação cultural nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Cineclube Pyatá, em parceria com o Cinedebate Democracia, Cineclube Subúrbio em Transe e o Núcleo de Artes Grécia, realiza nesta sexta-feira (1º/8), no espaço cultural Casa da Democracia, a partir das 19h, a sessão Fazendo a Rede. A entrada é gratuita. O evento exibe três filmes produzidos por estudantes da

Governo Municipal participa da Operação Caminho Inverso no combate de furtos de fios de cobre
O governo municipal de Caraguatatuba participou da Operação Caminho Inverso no combate ao furto de fios de cobre e outros metais, deflagrada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da Delegacia Sede de Caraguatatuba e com apoio da Delegacia Seccional de São Sebastião e do Departamento

Governo Municipal realiza abordagem a pessoas em situação de rua no bairro Jardim Jaqueira
Uma operação, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro de Controle de Zoonoses e Trânsito, abordou aproximadamente 40 pessoas em situação de rua nas imediações da rodoviária, próximo ao Centro POP (serviço especializado para pessoas em situação de rua) no bairro

Caraguatatuba oferece 84 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 84 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (7), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

‘Treinão’ de ciclismo recebe mais de 60 atletas no Porto Novo
A manhã de domingo (27) foi marcada por velocidade, resistência e espírito esportivo em Caraguatatuba, com a realização de um grande ‘treinão’ de ciclismo que reuniu 63 atletas nas categorias Elite, Sport e Feminino. O evento foi realizado na Avenida Dr. Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Porto Novo, que