Pesquisar No Site
Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba busca eliminação da transmissão vertical de HIV e Sífilis e Selo Prata para Hepatite B
Caraguatatuba pleiteia ao Ministério da Saúde o selo de eliminação da Transmissão Vertical do HIV, Selo Ouro da Sífilis, além do Selo Prata para Hepatite B. A certificação reconhece municípios que atingem metas específicas no enfrentamento da transmissão de infecções de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação.
Na segunda-feira (23), profissionais da área da saúde e da assistência social participaram de um encontro técnico na sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). O objetivo foi discutir estratégias, reestruturações e formas integradas de atuação para intensificar a busca ativa e o reforço dos serviços de saúde voltados à população.
Os dados considerados no pedido de certificação são referentes aos anos de 2022 e 2023, período em que o município informou ter cumprido os indicadores exigidos pelo edital do Ministério da Saúde.
O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, da secretária adjunta, Luciana Fadel, de representantes da Vigilância Epidemiológica, técnicos do Ministério da Saúde, profissionais da Atenção Básica e do Programa Saúde da Família (PSF), além de membros da Assistência Social e do Gabinete, representado pelo Dr. Marcelo Paiva de Medeiros.
A transmissão vertical ocorre quando o bebê é infectado pelo HIV, sífilis ou hepatite B durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Para pleitear o Selo de Eliminação, no caso do HIV, o município deve apresentar uma taxa de incidência inferior a 0,3 caso por mil nascidos vivos, além de garantir testagem ampla, tratamento adequado e acompanhamento contínuo de gestantes e recém-nascidos.
Já para a obtenção do Selo Prata de Hepatite B, é necessário comprovar a identificação e acompanhamento de gestantes com sorologia positiva para o vírus, a aplicação da vacina contra hepatite B nos recém-nascidos nas primeiras 24 horas de vida e a administração da imunoglobulina específica (HBIG), quando indicada, assegurando a prevenção eficaz da transmissão vertical.
Durante o evento, foram apresentados dados, fluxos e práticas adotados pelo município no enfrentamento da transmissão vertical, com destaque para os atendimentos realizados na Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI). Também foram discutidas dificuldades enfrentadas em regiões com ocupações irregulares, que dificultam o cadastro de moradores, por motivos sensíveis.
Entre os critérios para pleitear o Selo Ouro, estão:
- Realização de quatro ou mais consultas de pré-natal por gestante;
- Testagem universal para HIV e sífilis durante o pré-natal;
- Início oportuno da terapia antirretroviral para gestantes infectadas;
- Profilaxia adequada em recém-nascidos expostos.
Caraguatatuba também desenvolve ações de busca ativa de gestantes fora da rede de saúde, promove testagem rápida em todas as Unidades Básicas de Saúde e reforça o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, por meio de visitas domiciliares e monitoramento contínuo. O município também busca implantar um “consultório na rua”, com atuação prioritária em áreas periféricas.
Secretaria de Comunicação Social – 23/6/2025
Veja Também Recentes
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h, o show “Abba e Elvis Presley” com a banda Los Kalas, da Argentina. Os ingressos custam a partir de R$ 90, com opção de entrada promocional mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Prefeitura de Caraguatatuba divulga novas convocações do Concurso de 2023
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 13 aprovados de sete funções do Concurso Público de 2023 para se apresentarem até sexta-feira (18/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. As 26ª e 64ª convocações do Edital
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê
Caraguatatuba conquistou mais um resultado de destaque no cenário esportivo nacional. A atleta Ana Júlia Pereira Nogueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na primeira semana de setembro, no Estado de Goiás. Faixa vermelha, Ana Júlia competiu na categoria Sub-21, na modalidade Kumite, e alcançou
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda mais aprovados do Concurso de 2023 até sexta-feira
A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 para se apresentar até sexta-feira (11/9), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro. A lista foi publicada na Edição 1.968
Mais de quatro mil pessoas visitam Feira das Profissões 2026 em Caraguatatuba
Mais de quatro mil pessoas passaram pela Feira das Profissões 2026, realizada na quarta-feira (16), na ETEC e no IFSP, no Indaiá, em Caraguatatuba. Durante todo o dia, estudantes da cidade e de municípios vizinhos puderam conhecer cursos, conversar com profissionais e descobrir caminhos para a escolha de uma carreira.
