Pesquisar No Site

Caraguatatuba alinha estratégias para reduzir irregularidades em adegas e bares

Destaques
Caraguatatuba alinha estratégias para reduzir irregularidades em adegas e bares
Caraguatatuba alinha estratégias para reduzir irregularidades em adegas e bares

Um encontro realizado entre representantes da Secretaria de Urbanismo e Polícia Militar na última quinta-feira (12) alinhou ações para intensificar a fiscalização em adegas no município. A medida tem base nos dados de criminalidade levantados pela polícia, que estão relacionados ao funcionamento irregular dos estabelecimentos.

#PraTodosVerem: Polícia Militar, fiscais de postura, setor jurídico e secretário de Urbanismo, César Abboud, durante reunião sobre reforço de combate a irregularidades de adegas (Foto: Hugo Labanca/PMC)

Estudo conduzido pela Polícia Militar revelou que 10% dos homicídios registrados na cidade nos últimos seis meses ocorreram dentro ou em frente a adegas; 25% dos homicídios ocorreram em um raio de até 100 metros de adegas e mais de 50% dos homicídios foram registrados num raio de até 1 km desses estabelecimentos.

A Polícia Militar, representada pelo Capitão PM Eduardo Oliveira, Tenente Coronel Mendes e Tenente Quirino, além de mapear correlações entre crimes violentos e a atividade clandestina em estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas, também pontuou reclamações recorrentes por excesso de ruído, horário de funcionamento irregular e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade.

Outros problemas destacados pelos fiscais de posturas e pelo secretário da pasta, César Abboud, são a falta do alvará e o “horário especial” para adegas, que permitia funcionamento estendido até meia-noite ou depois. Agora, a regra geral já começou a limitar o horário de funcionamento até 22h.

A secretaria manifestou apoio à operação que será intensificada no município, principalmente com mais rigor em casos reincidentes. Foram referenciadas possíveis ações judiciais contra bares e adegas que, mesmo notificadas, voltam a infringir regras.

O convênio entre o Estado e o município que viabiliza a Atividade Delegada em Caraguatatuba já contempla a fiscalização de estabelecimentos comerciais. As ações serão ampliadas, com reforço no treinamento dos policiais militares, promovido pela Secretaria de Urbanismo, para habilitá-los a realizar autuações administrativas, especialmente em adegas que descumprem o horário de funcionamento e geram perturbação do sossego por excesso de ruídos.

A respeito de estrutura legal, os presentes debateram uma proposta de projeto de lei municipal que visa ampliar os poderes administrativos da Polícia Militar na repressão a infrações municipais, de forma que facilite medidas cautelares como cassação de alvará e fechamento imediato de estabelecimentos, que deve ainda ser mais bem estudado antes de qualquer implementação.

A participação dos moradores também foi destacada como fator de suporte, já que a secretaria consegue atuar com base nas denúncias anônimas registradas pela Central 156 e, recentemente, é feita até coleta de abaixo-assinados contra estabelecimentos com atuação irregular.

São incentivados denúncias ao telefone 156 ou diretamente à Polícia Militar pelo 190, para que sirvam de base à priorização das fiscalizações.

Capacitação da Polícia Militar

A conversa entre os diferentes setores resultou na colaboração da Secretaria de Urbanismo para conduzir uma capacitação aos policiais militares acerca da legislação vigente e atualizações no Código de Posturas do município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23.

A capacitação será nos dias 24, 25, 26 e 27 de junho, às 15h, no auditório do 20º BPM/I. O treinamento será obrigatório para atuação na fiscalização de licenças de funcionamento do comércio, ambulantes e outras demandas previstas no Código de Posturas de Caraguatatuba e no Convênio da Atividade Delegada.

O treinamento é condição indispensável para a inscrição e participação na Atividade Delegada a partir de 1º de agosto de 2025.

O conteúdo abordado trará orientações práticas e jurídicas para o correto desempenho dessa atribuição, com garantia da segurança jurídica, padronização das ações e alinhamento com a legislação municipal.

Secretaria de Comunicação Social – 16/6/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Luís Gava(PMC)
Caraguatatuba promove programação especial durante o Mês do Meio Ambiente com ações educativas e sustentáveis

Em celebração ao Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, Caraguatatuba preparou uma programação especial com atividades gratuitas voltadas à conscientização ambiental, sustentabilidade e valorização dos recursos naturais do município. As ações serão realizadas ao longo de todo o mês e incluem plantio de mudas, limpeza de praias, palestras, educação

Leia Mais ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 20/05/2026
Prefeitura de Caraguatatuba entrega reforma do campo society do Rio do Ouro e amplia espaço de esporte e convivência
Prefeitura de Caraguatatuba entrega reforma do campo society do Rio do Ouro e amplia espaço de esporte e convivência

A Prefeitura de Caraguatatuba entregou, no sábado (23), a reforma e revitalização do campo de futebol society “Antonio Pereira da Silva – Jota”, no bairro Rio do Ouro. A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, moradores, atletas e representantes da comunidade esportiva. Durante a entrega, o prefeito de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 25/05/2026
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba
Escola transforma leitura e matemática em protagonistas da aprendizagem com projeto educacional em Caraguatatuba

Tecnologia, leitura, matemática e protagonismo estudantil se encontraram na EMEI/EMEF “Profº Jorge Passos”, no bairro Jaraguazinho, no dia 12 de maio, para cerimônia de certificação das plataformas ‘Elefante Letrado’ e ‘Matific’. A ação integra o projeto “Escola Conectada”, iniciativa que tem transformado a rotina dos alunos por meio do uso

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/05/2026
SAMU e Defesa Civil de Caraguatatuba participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas no Contorno Norte
SAMU e Defesa Civil de Caraguatatuba participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas no Contorno Norte

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Defesa Civil de Caraguatatuba participaram, na quinta-feira (28), do 9º Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas promovido pela Concessionária Tamoios, no interior do Túnel 101, no Contorno Norte. A ação reuniu diversas instituições e órgãos de emergência com o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/05/2026
alistamento online de nascidos em 2005 (2)
Alistamento militar obrigatório de jovens caraguatatubenses nascidos em 2008 entra na última quinzena

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 devem fazer o alistamento até o dia 30 de junho (terça-feira),  pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br, ou presencialmente na Junta de Serviço

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/06/2026