Pesquisar No Site
Aprovação do Plano Diretor de Turismo garante incentivo ao setor em Caraguatatuba

Aprovação do Plano Diretor de Turismo garante incentivo ao setor em Caraguatatuba

Foto: Luís Gava/PMC
O Plano Diretor de Turismo de Caraguatatuba (PDTur) foi aprovado na sessão da terça-feira (20/03), na Câmara Municipal, no Centro.
O documento norteia o desenvolvimento econômico, político e social sustentado da atividade turística em Caraguatatuba, além de ser obrigatório para que o município continue recebendo os recursos dos convênios com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), do Governo do Estado de São Paulo.
A proposta é uma exigência da Lei Complementar 1.261, de 29 de abril 2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico.
Histórico
Contratada pela Prefeitura de Caraguatatuba, a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) promoveu uma pesquisa com diversas empresas do ramo turístico do município entre os meses de junho e agosto de 2017 para a elaboração do Plano Diretor de Turismo.
A Prefeitura de Caraguatatuba promoveu três audiências públicas descentralizadas nos dias 22, 24 e 26 janeiro, nos bairros do Travessão, Massaguaçu e Centro, respectivamente. A Câmara Municipal realizou mais duas audiências nos dias 8 e 9 de março, em sua sede
Foram apresentados ao público os seguintes dados do inventário turístico do município: 45 imobiliárias; 151 lojas de compras e comércios turísticos; 27 agências e postos bancários; 17 espaços para eventos; 25 marinas; seis espaços para diversão (entre cinema, clubes e discotecas); 16 espaços de recreação; 167 estabelecimentos hoteleiros (hotéis, pousadas, motéis, hostels e colônias de férias), com 8.344 leitos disponíveis e valor médio da diária de R$ 117,42; 86 restaurantes, 37 bares, 78 lanchonetes, 19 cafés, 72 quiosques, 36 sorveterias e 45 padarias/confeitarias.
Houve questionamentos sobre o perfil do turista, infraestrutura, divulgação, feira de artesanato, ecoturismo, entre outros. A lei do PDTur será revisada após três anos de vigência.
Veja Também Recentes

3ª edição da Caraguá Cup reúne mais de dois mil atletas em Caraguatatuba
A terceira edição da Caraguá Cup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do Brasil, chegou ao fim no domingo (14), após uma semana intensa de jogos, talentos revelados e grande presença de público. O torneio reuniu 60 equipes de diversas regiões do país, com disputas nas categorias

Teatro Mario Covas apresenta espetáculo à luz de velas Starlight Concert na próxima semana
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, será palco do espetáculo Starlight Concert – Especial Músicas Clássicas na próxima quinta-feira (24/7), às 21h. O concerto celebra a trajetória de grandes compositores misturando a beleza da luz de velas à grandiosidade das obras mais icônicas da música clássica. Os ingressos custam entre R$

Atletas de Caraguatatuba conquistam títulos no Campeonato Brasileiro de BMX em Salvador
Jovens atletas de Caraguatatuba brilharam no Campeonato Brasileiro de BMX 2025, realizado no último fim de semana, em Salvador, na Bahia. Matheus Santos e Caio Garcia representaram o município e o estado de São Paulo e se destacaram entre os melhores pilotos do país com importantes resultados. No sábado (12),

Mais de 21 mil alunos voltam às aulas em Caraguatatuba nesta segunda-feira após recesso de julho
Após o recesso escolar do mês de julho, 21.090 estudantes retornaram às salas nesta segunda-feira (21), nas 63 unidades municipais de ensino de Caraguatatuba. O governo municipal conta com 3.571 servidores da Secretaria de Educação, entre professores, agentes administrativos, agentes apoio escolar, ajudante de mecânico, auxiliares de desenvolvimento infantil, inspetores

Caraguatatuba oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 111 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor