Pesquisar No Site
Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira
Caraguatatuba promove ações de conscientização contra o trabalho infantil nesta quinta-feira
A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba promove nesta quinta-feira (12) duas ações de conscientização em alusão ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). As atividades ocorrem às 9h e às 13h30, respectivamente no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do bairro Perequê-Mirim e nos comércios da região central da cidade, com o objetivo de mobilizar a população e fortalecer o combate ao trabalho infantil.
Pela manhã, às 9h, será realizada a estreia da peça teatral “A revolução da Cinderela contra o trabalho infantil”, no Ciasc Perequê. A apresentação visa sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre os impactos do trabalho infantil e a importância da proteção dos direitos da infância. O espaço está localizado na Av. José da Costa Pinheiro Júnior, 2.161 – Perequê Mirim e o projeto é idealizado pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul.
No período da tarde, das 13h30 às 16h, será realizada uma ação de sensibilização com os comércios da região central. A iniciativa envolve a distribuição de panfletos e a fixação de folders informativos sobre a campanha, direcionados aos estabelecimentos que aderirem a campanha de prevenção e combate ao trabalho infantil. O ponto de encontro da equipe será em frente ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), às 13h30. Em caso de chuva, a atividade será reagendada e a nova data será informada posteriormente.
A ação contará com o apoio das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS).
A participação da comunidade e dos comerciantes é fundamental para fortalecer a rede de proteção às crianças e adolescente e garantir um futuro mais justo e seguro para todos.
PETI
Criado em 1996, o PETI visa eliminar o trabalho de crianças e adolescentes menores de 16 anos, com exceção da condição de aprendiz a partir dos 14 anos. Em Caraguatatuba, o programa é executado pela Secretaria de Assistência Social, conta com o apoio de diversos setores e reforça a importância de políticas públicas integradas no combate à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, com ligação gratuita e sigilo garantido, ou pelo Sistema Ipê Trabalho Infantil, disponível no endereço eletrônico https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3886-2030.
Secretaria de Comunicação – 10/6/2025
Veja Também Recentes
XV de Caraguatatuba/Secer vence Itaquaquecetuba por 5 a 4 pela Copa Ouro sub-20
O E.C. XV de Caraguatatuba/Secer venceu a segunda partida consecutiva da primeira fase da Copa Ouro Sub-20 – Torneio da Associação Paulista de Futebol (APF), nesta quarta-feira (22). Os caraguatatubenses estrearam com derrota (4 a 3 para o C.A. Lemense), mas se recuperaram e venceram o Guarujá F.C. por 2
Nota Oficial – Vencimento de segurados do CaraguaPrev duplicados
O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) informa que nesta sexta-feira (24/10), ao processar o arquivo da folha de pagamento, foi identificado que 45 pensionistas receberam seus vencimentos duplicados. Imediatamente, o instituto acionou o banco credenciado para que fizesse o devido estorno, porém, recebeu a notícia que não
Secretaria de Habitação de Caraguatatuba inicia regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira no Perequê-Mirim
A equipe da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba começou o processo de regularização fundiária do Núcleo Paulino Ferreira, no Perequê-Mirim, na região Sul. Técnicos da secretaria se reuniram com os moradores para tratar da documentação necessária e das etapas do processo na última terça-feira (7/10), na Emef Profª Jane Urbano
2ª turma de servidores municipais de Caraguatatuba conclui curso de Liderança da Escola de Governo
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba, por meio da Escola de Governo, realizou o curso de Liderança para mais uma turma servidores nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, na Sala de Treinamento da secretaria, no Centro. O primeiro grupo de funcionários públicos das Secretarias da Fazenda e Administração
Defesa Civil realiza trabalho de campo em áreas de risco com alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal
Em parceria com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu na terça-feira (14) uma atividade de campo com estudantes do curso de Engenharia Civil. A ação ocorreu em áreas classificadas como alto risco e envolveu a participação direta dos moradores. A atividade integrou levantamento
