Pesquisar No Site
Fundo Social de Caraguatatuba tem nova legislação

Fundo Social de Caraguatatuba tem nova legislação
O Fundo Social de Caraguatatuba tem nova reformulação. A proposta, enviada pelo Executivo, foi aprovada por unanimidade dos presentes na última sessão ordinária da Câmara de Caraguatatuba em 3 de junho. A nova legislação substitui as regras vigentes desde 1989, moderniza a estrutura de governança, amplia as possibilidades de atuação e formaliza a captação de recursos com mais transparência e eficiência.
Além disso, a atualização atende à necessidade de adequar o Fundo às demandas sociais atuais e às boas práticas de gestão pública. Entre as principais mudanças previstas no projeto estão o novo nome e organização, já que o Fundo passa a se chamar Fundo Social de Caraguatatuba, desvinculando-se da antiga denominação “Fundo Social de Solidariedade”.
Outra mudança é o número de membros do Conselho Deliberativo, que deve ser reduzido de 9 a 13 para 5 a 9 integrantes, todos com atuação reconhecida em causas sociais e incluir representantes da sociedade civil e da administração pública. A nova lei prevê ainda que o Conselho terá atribuições mais claras, como a definição de prioridades da política social, acompanhamento das atividades e captação de recursos.
A legislação atual também formaliza a presidência – será o cônjuge do prefeito ou outra pessoa por ele indicada, com competências detalhadas para administrar o fundo, aprovar projetos, firmar parcerias e prestar contas.
Outra mudança é que Fundo Social pode ter registro jurídico próprio, o que facilita a celebração de convênios e recebimento direto de doações.
Ainda está inclusa na nova legislação finalidades como a promoção do voluntariado, incentivo a ações de geração de renda, organização de eventos beneficentes e valorização do artesanato local.
A presidente do Fundo Social, Dra. Talita Carneiro, reforça que a proposta representa um avanço importante para o município.
“A matéria dá mais segurança jurídica, autonomia e transparência ao Fundo. Vamos poder ampliar parcerias, captar recursos com CNPJ próprio e desenvolver políticas públicas mais eficazes. É um avanço importante para quem mais precisa”.
Secretaria de Comunicação Social – 5/6/2025
Veja Também Recentes

Espaço da Memória celebra e divulga cultura tradicional caiçara no 26º Festival do Camarão
O 26º Festival do Camarão segue até o próximo domingo (27/7), na Praça da Cultura, em Caraguatatuba. Além da tradicional gastronomia caiçara à base do crustáceo, o evento promove diversas atrações culturais e artísticas. Entre os destaques da programação, está o Espaço da Memória, sob direção do Arquivo Municipal Arino

Coletivo Forró de Todos é selecionado para SP Audiovisual Hub
O Litoral Norte de São Paulo terá um representante no SP Audiovisual Hub realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em São Paulo; um evento voltado à formação, fomento e internacionalização do setor audiovisual do Estado de São Paulo. O Coletivo Forró de Todos foi selecionado com o projeto “Feira de

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis