Pesquisar No Site
Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia

Alunos do Rio do Ouro participam de Blitz Educativa na Avenida da Praia
Diversão e aprendizado marcaram o encerramento do programa Trânsito Legal com os alunos do 4º ano da EMEI/EMEF Professor Bernardo Ferreira Louzada, no bairro Rio do Ouro, na Blitz Educativa, realizada na avenida da praia, nas proximidades da Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, Centro de Caraguatatuba, na terça-feira (3).

#PraTodosVerem O agente de trânsito Luber Castigliola acompanha três alunas na abordagem a um motorista de carro, dentro da Blitz Educativa
No programa, os estudantes participam de quatro aulas teóricas que abordam temas como o que é trânsito; comportamento, ética e cidadania; brincar com segurança; sinalizações de trânsito; mobilidade urbana e funções dos agentes de trânsito; pedestres, direitos e deveres; direitos e deveres dos ciclistas, Normas de segurança para passageiros; equipamentos obrigatórios de segurança nos veículos (bicicletas e veículos automotores). As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e divertida, com vídeos e jogos, pelos agentes de trânsito Luciane dos Santos e Luber Castigliola.
Além de uma aula prática, a Blitz Educativa, na qual os estudantes vão para as ruas com um “talão de multas educativo” verificar se motoristas de carro e moto estão conduzindo em acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sob orientação dos agentes.
O menino Miguel Felipe Gomes de Oliveira, 9 anos, disse que andar de bicicleta ou patinete tem que ser na ciclovia ou ciclofaixa e não na calçada. “Para atravessar a rua tem que descer da bicicleta e empurrá-la na faixa de travessia”, acrescentou.
A colega, Ana Luíza Souza, 9 anos, afirmou que gostou dos ensinamentos do Trânsito Legal. “A gente aprende como se portar no trânsito como pedestre e motorista”. Usar o cinto de segurança, por exemplo, evita que a gente se machuque ou até mesmo morra, em caso de acidente”, contou.
No encerramento do projeto, o menino Eliabe Miranda de Oliveira, foi o aluno destaque tanto em colaboração em sala de aula e também como o melhor desenho sobre segurança no trânsito e recebeu premiação. “Fiquei muito feliz de ter sido escolhido. Gostei muito do que aprendi e vou respeitar as leis tanto andando de bicicleta quanto no futuro quando puder dirigir”, afirmou.
A atividade foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, César Eduardo; o secretario adjunto, Felipe Oliveira; o diretor da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações), Fernando Henrique Maldanis Albessu Fernandes; a secretária de Educação, Roseli Morilla e a secretária adjunta Rosemeire Simões.
Ao final, as crianças participaram de um piquenique no parquinho da praça acompanhados pela professora Eliane Aparecida Silva e agentes de apoio escolar.
O programa Trânsito Legal é uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Educação.
Secretaria de Comunicação – 4/6/2025
Veja Também Recentes

Projeto Bendita Fruta promove arraiá julino com diversas atrações neste sábado
O projeto “Bendita Fruta – A Leitura como Semente” promove neste sábado (12/7), das 9h às 12h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, o arraiá julino “Festa Caiçara na Roça”, com cultura, leitura e conscientização ambiental em atrações diversas. A entrada é gratuita e a sugestão é que os participantes

Filme “Caçadores” será lançado na próxima segunda em Caraguatatuba
Com o título “Caçadores” e enredo de terror e suspense, o filme estreia na próxima segunda-feira (30/6) na Videoteca Lúcio Braun, às 18h30. A direção é assinada por Alexandre Manz, Edward Betti e Nélson Araújo. A classificação é de 16 anos e a entrada é gratuita. O filme foi produzido

26º Festival do Camarão celebra cultura caiçara até domingo em Caraguatatuba
Segue nesta semana, na Praça da Cultura, a 26ª edição do Festival do Camarão – uma das maiores festividades do município, que preserva e divulga o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valoriza as tradições e ofícios da comunidade pesqueira, além de incentivar e fortalecer o turismo na região. O evento

Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado
No próximo sábado, dia 5, a partir das 16h, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove uma festa julina em parceria com entidades socioassistenciais parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba. Haverá várias barracas com bebidas e comidas

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um