Pesquisar No Site
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Inicia curso gratuito de LIBRAS na Sepedi
Teve início na segunda (2), à noite, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), gratuito, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), ao público em geral.

#PraTodosVerem Salão de reuniões da Sepedi. Alunas e alunos de diferentes idades estão sentados e assistem à aula.
As aulas para iniciantes tem a duração de três meses, com uma turma às segundas e outra às quartas, com duração de 1h30, e será ministrado pelo instrutor Alan Miranda, com 11 anos de experiência, sendo dez deles em escolas municipais das cidades do Litoral Norte.
A pedagoga Flávia Mendes, 37 anos, faz especialização em Educação Especial e ao ver a notícia no site da Prefeitura de Caraguatatuba, decidiu se inscrever. “Fará toda a diferença na minha profissão”, afirmou.
Os motivos que levaram Eloize Manrubia, 55 anos, a participar da capacitação foram a vontade que sempre teve vontade de aprender LIBRAS para se comunicar com a comunidade surda e trabalhar em prol da sociedade.
Agente de Desenvolvimento Infantil há 13 anos na rede municipal de ensino, Viviana Aury de Oliveira Braga, 37 anos, explicou que essa capacitação vai agregar um diferencial importante no seu dia-a-dia na escola.
A secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, deu boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância de disseminar a cultura inclusiva, ou seja, a de proporcionar um ambiente social, organizacional e comunitário que valoriza e respeite a diversidade de todos os indivíduos.
“O objetivo da SEPEDI é o de promover a acessibilidade comunicacional através da oferta do curso em LIBRAS de qualidade, gratuito à comunidade, como também garantir atendimento qualificado às pessoas surdas que buscam os serviços da secretaria e a tradução simultânea nos eventos”, disse Malerba.
Após essas duas turmas para iniciantes, a Sepedi pretende oferecer o curso intermediário, no 2º semestre, dando continuidade às aulas.
Língua Brasileira de Sinais
A Lei 10.436/2002 institui o dia 24 de abril como Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. É um marco na luta por direitos da comunidade surda, reconhecendo a Libras como uma língua legítima e oficial.
A LIBRAS é fundamental para a comunicação e a participação plena da comunidade surda na sociedade, permite acesso à educação, saúde, trabalho e outros direitos.
Veja Também Recentes
4ª parcela do ISS Fixo e das taxas de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira
A quarta parcela do Imposto Sobre Serviços (ISS) Fixo e das Taxas de Licença, Localização e de Funcionamento de Caraguatatuba vence na próxima segunda-feira (20/9). As outras duas datas de vencimento do tributo são 24 de novembro e 22 de dezembro. Os carnês digitais com a taxa de Licença de
Natação de Caraguatatuba conquista 5º lugar por equipes na terceira etapa do Festival Mirim em Guaratinguetá
A equipe de natação da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba alcançou o 5º lugar na classificação geral por equipes durante a 3ª etapa do Festival Mirim de Natação, realizada no sábado (18), no Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá. O evento reuniu mais de 260 atletas de diversas cidades
Caraguatatuba abre inscrições para curso gratuito de Drywall
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de Instalação de Drywall, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso tem como objetivo desenvolver capacidades técnicas e socioemocionais relativas à montagem de estruturas de paredes e tetos com sistema
14º Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba começa na próxima segunda-feira
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a partir da próxima segunda-feira (27), no Auditório Maristela de Oliveira, no Centro, a 14ª edição do FET – Festival Estudantil de Teatro de Caraguatatuba. A entrada é solidária com a doação de um kg de alimento não perecível, que será
Caraguatatuba celebra talentos no 1º MiniFEC “Imagens que educam, vozes que transformam”
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebeu, na tarde de quinta-feira (9), a cerimônia de premiação do 1º MiniFEC – Mini Festival Estudantil de Cinema, promovido pela Secretaria de Educação. O evento marcou o encerramento da primeira edição do projeto, que teve como tema “Imagens que educam, vozes que transformam”
