Pesquisar No Site
Caraguatatuba atualiza regras da Zona Azul com ampliação de vagas tecnologia e fiscalização digital

Caraguatatuba atualiza regras da Zona Azul com ampliação de vagas tecnologia e fiscalização digital
As regras do sistema rotativo eletrônico pago em vias públicas de Caraguatatuba, conhecido como Zona Azul, foram atualizadas. A medida amplia a cobertura, moderniza a operação e estabelece novos critérios para uso, tarifas, isenções e fiscalização.

#PraTodosVerem: Placas de Identificação do Serviço de Zona Azul na cidade de Caraguatatuba. (Foto: Luis Gava/PMC).
A nova regulamentação está disciplinada no Decreto nº 2.214/2025, publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município desta segunda-feira (2/6). O sistema passa a contar com 1,6 mil vagas para automóveis e 755 para motocicletas, motonetas e ciclomotores, distribuídas em diversas ruas e avenidas da área central e adjacências. A cobrança ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h. A tarifa é de R$ 3 por hora para automóveis e R$ 1,50 por hora para motos. O tempo máximo de permanência em uma mesma vaga é de duas horas consecutivas.
Entre as novidades, está a implementação de duas vagas exclusivas para veículos elétricos e a criação de áreas de curta duração, conhecidas como “vaga rápida”, com até 20 minutos gratuitos mediante uso de pisca-alerta. Também passa haver tolerância de 20 minutos após o estacionamento para que o usuário ative o tíquete digital.
A emissão do tíquete pode ser feita por aplicativo de celular, portal web, QR Code fixado na sinalização (parquímetro virtual) ou em pontos de venda credenciados. O comprovante é 100% digital e dispensa a necessidade de retorno ao veículo.
O prefeito Mateus Silva destaca que a atualização fortalece a mobilidade urbana e garante mais transparência. “Essa reestruturação vem para que o sistema funcione de forma mais eficiente, moderno e justo. A arrecadação será auditada, o controle será digital e oferecerá mais segurança e comodidade ao cidadão”, afirmou.
Fiscalização e penalidades
A fiscalização será feita por monitores ou por tecnologia OCR embarcada em veículos da concessionária. Em caso de uso irregular da vaga – como ausência de tíquete, tíquete expirado ou tempo excedido – será emitido um Aviso de Irregularidade Digital (AID), com prazo de 24 horas para regularização.
Caso não haja o pagamento dentro do prazo, será lavrado auto de infração com base no Código de Trânsito Brasileiro. O valor para regularização da irregularidade corresponderá a dez vezes a tarifa de uma hora, mais o valor de duas horas de uso da vaga. Todo o valor arrecadado com a chamada “Taxa de Pós-Ocupação” será destinado integralmente ao Fundo Social de Caraguatatuba.
Isenções e regras específicas
Ficam isentos do pagamento:
- Veículos oficiais da União, Estados, Município, Câmara Municipal e Fundações Municipais, em serviço e devidamente identificados;
- Táxis, durante embarque, desembarque ou nas vagas destinadas;
- Veículos de pessoas com deficiência (PCD), com cartão físico ou digital válido, exclusivamente nas vagas sinalizadas.
Os veículos de idosos deverão pagar a tarifa normalmente e devem utilizar apenas as vagas específicas, com o cartão de identificação obrigatório.
Implantação e operação
A empresa responsável pelo serviço tem até 30 dias, a contar da publicação do decreto, para implantar e adequar toda a sinalização horizontal e vertical nas áreas indicadas. O sistema também deve contar com canais de atendimento e orientação aos usuários, bem como diversas formas de pagamento, como PIX, cartão de crédito e dinheiro em espécie nos pontos físicos de venda. O decreto completo está disponível para consulta no site oficial do governo municipal de Caraguatatuba.
Secretaria de Comunicação Social – 2/6/2025
Veja Também Recentes

“A Batalha da Rua Maria Antônia” é destaque desta sexta-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui exibe nesta sexta-feira (4/7), às 19h, o filme “A Batalha da Rua Maria Antônia” na Videoteca Lúcio Braun com entrada gratuita. A classificação indicativa é 16 anos. Dirigido por Vers Egito, é um drama que mergulha no Brasil de 1968, em plena ditadura militar. O filme acompanha a jornada de

Caraguatatuba conquista 4ª Taça Paraibuna de Futsal Feminino com campanha invicta
A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba foi campeã da 4ª Taça Paraibuna de Futsal Feminino , na categoria adulto, realizada no último fim de semana, na cidade de Paraibuna (SP). Com uma campanha impecável, o time caraguatatubense venceu todos os jogos e garantiu o título de forma invicta. A

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de agressão e tráfico de drogas
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu, no sábado (12), duas ocorrências no município – uma por agressão contra servidoras públicas na região central e outra por tráfico de drogas no bairro Jardim das Palmeiras. Pela manhã, a equipe da GCM foi acionada via 153 pelo Centro de Operações

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

Polo Cultural do Centro recebe oficina literária “Escrita Criativa Sensorial” na próxima segunda-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima segunda-feira (7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Escrita Criativa Sensorial”, com Ethel Pontes. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina é um