Pesquisar No Site
Governo alinha estratégias para implantação do sistema de monitoramento Smart Caraguá

Governo alinha estratégias para implantação do sistema de monitoramento Smart Caraguá
Representantes das principais forças de segurança e setores estratégicos de Caraguatatuba participaram, na tarde de quarta-feira (28), de uma reunião técnica para alinhar os detalhes do projeto Smart Caraguá, que promete transformar a segurança pública do município.
O encontro, realizado na sede da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inovação contou com a presença de membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Departamento de Trânsito, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana e Defesa Civil. Durante a reunião, foram discutidas as estratégias de implantação das câmeras, pontos prioritários de vigilância e integração entre os órgãos.
O objetivo do encontro foi garantir que todos os envolvidos tenham conhecimento técnico e estratégico sobre a operação do sistema, que vai incluir tecnologia embarcada, drones, totens e um mapa de calor com análise de vulnerabilidade em tempo real.
Foi apresentada toda a estrutura do projeto que dará origem à Central de Segurança Integrada (CSI) e deve substituir o atual sistema da Central de Operações Integradas (COI). A nova plataforma prevê um salto de 161 para 925 câmeras ativas, além da integração de outras 371 já existentes em escolas, UBSs e prédios públicos, totalizando quase 1,3 mil câmeras sob gestão unificada.
Como principal proposta, foi enfatizada a ampliação em mais de 400% do número de câmeras em operação na cidade, com a integração das mais de 370 já existentes nas unidades da administração pública. A iniciativa prevê a implementação de um sistema unificado entre as forças de segurança, totalizando mais de 1,3 mil câmeras em funcionamento, sem custos diretos ao município. “Vamos ampliar em mais de 400% o número de câmeras em operação e integrar também as mais de 370 já presentes nas unidades da administração pública. E o mais importante, tudo isso sem gerar custos diretos para o município”, destacou o secretário de Tecnologia da Informação e Inovação, Rubens Costa.
Além do reforço na segurança, o Smart Caraguá também atuará em situações emergenciais e de proteção social, como o monitoramento em áreas escolares, especialmente em casos que envolvam medidas protetivas.
“É fundamental envolver todos os órgãos de segurança nesse processo, porque no final o resultado será positivo para toda a população”, disse o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Cesar Eduardo Ferreira.
O projeto está em fase de finalização do edital de licitação. A previsão é de que, se não houver impedimentos legais, a nova central entre em operação até o fim do ano, justamente durante a alta temporada — quando a população flutuante de Caraguatatuba mais cresce.
Secretaria de Comunicação 29/5/2025
Veja Também Recentes

Solicitação de projeto de acessibilidade do programa Calçada Legal passa a ser on-line
O munícipe que precisar de projeto para construção, manutenção e conservação dos passeios públicos de acordo com a Lei 2074/2013, por meio do programa Calçada Legal, deve solicitar a elaboração, gratuita, no site do governo municipal de Caraguatatuba, no ícone Portal de Serviços do Cidadão, e seguir o passo a

Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba captura procurado da justiça e flagra caso de receptação
Em duas ocorrências conduzidas nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, a Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou a captura de um foragido da Justiça e prendeu um homem por receptação. Na tarde de quarta-feira (16), durante patrulhamento no bairro Jardim Olaria, a equipe da Guarda Civil abordou um

Adolescente denuncia estupro em Caraguatatuba – Caso mobiliza GCM Polícia Civil e Conselho Tutelar
Um caso de suposto estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Civil na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e segue em investigação. Segundo a Guarda Civil, uma viatura realizava patrulhamento nas imediações

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação

Importância da alimentação na terceira idade é tema de palestra em Caraguatatuba nesta sexta-feira
A alimentação é importante para as pessoas em qualquer idade. Em cada fase da vida a quantidade e variedade de nutrientes são diferenciadas. Após os 60 anos os cuidados devem se intensificar. Nesse sentido, a nutricionista Cíntia Araújo, responsável pelo Banco de Alimentos do município, estará na Secretaria dos Direitos