Pesquisar No Site
Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores

Caraguatatuba retoma vacinação contra brucelose em rebanhos de pequenos produtores
A campanha de vacinação contra brucelose será retomada em junho, em Caraguatatuba, com foco nos rebanhos bovinos de pequenos produtores. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e tem como objetivo fortalecer a produção familiar, garantir a saúde animal e reduzir os impactos econômicos provocados pela doença.
A vacina é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas entre três e oito meses de idade, conforme determina a Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA). A aplicação deve ser feita por médico-veterinário cadastrado no sistema GEDAVE, em cumprimento à Portaria CDA 33/2024, que estabelece o prazo do primeiro ciclo até 30 de junho.
Produtores que ainda não comunicaram a existência de animais devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, pelo telefone (12) 3897.2530 ou presencialmente no endereço Rua Santos Dumont, 502, Centro.
Doença impacta produção e saúde humana
A brucelose compromete a produtividade e a saúde dos animais, pode causar queda de até 25% na produção de leite e carne e redução de 15% na taxa de natalidade dos bezerros. Entre os animais infectados, uma em cada cinco vacas pode abortar ou tornar-se estéril.
A doença também representa risco à saúde humana. A transmissão pode ocorrer por contato direto com animais contaminados, ingestão de produtos de origem animal sem pasteurização, inalação de bactérias em ambientes de criação e manipulação do gado, ou ainda por acidentes durante a vacinação.
Prevenção e cuidados
Nos seres humanos, a brucelose pode ter período de incubação de até dois meses, com sintomas como febre, insônia, dores no corpo, perda de apetite e fadiga persistente. Em casos de infecção durante a gravidez, há risco de aborto, especialmente nos dois primeiros trimestres.
A prevenção inclui vacinação regular dos animais, boas práticas sanitárias, uso de equipamentos de proteção durante o manejo e consumo de alimentos devidamente processados.
Secretaria de Comunicação Social – 23/5/2025
Foto: Acervo Gustavo Ubida/Divulgação
Veja Também Recentes

Caraguatatuba convoca 110 estagiários aprovados nos processos seletivos de 2025 e 2024
A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais 110 aprovados dos Processos Seletivos Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2025 e Complementar 01/2024 se apresentar até a próxima quinta-feira (10/7), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria

Inscrições para eleição da CIPAA do governo municipal de Caraguatatuba começam na próxima segunda-feira
As inscrições para a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do governo municipal de Caraguatatuba da Gestão 2025/2026 iniciam na próxima segunda-feira (14/7) e terminam dia 28 de julho, no site http://cipaa2025.caraguatatuba.sp.gov.br/. O login e a senha de acesso para a inscrição do servidor são o

Governo Municipal convoca professores e psicopedagogos aprovados na Prova Objetiva para Avaliação de Títulos
O governo municipal informa que estão convocados para a Avaliação de Títulos os candidatos que foram aprovados e classificados na Prova Objetiva, do concurso para Professor de Educação Básica 1 e 2, Professor Adjunto 1 e Psicopedagogo. Os títulos para análise deverão ser enviados (imagem do documento original ou cópia

Caraguatatuba recebe Caraguá 21K com corrida para todas idades no dia 31 de agosto
A cidade de Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos esportivos do Litoral Norte – a Caraguá 21K, marcada para o dia 31 de agosto, com largada na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, em frente à Secretaria de Turismo. A prova contará com percursos para todos os perfis

“CASAR EM CARAGUÁ” promove empresas do setor em feira de casamento no mês de setembro
Caraguatatuba é destino para aqueles que desejam casar e é o lugar certo para empresas do ramo de casamentos investirem. Em setembro, entre os dias 12 e 14, a cidade promove a “Feira de Casamento de Caraguatatuba”, evento organizado pela Secretaria Municipal de Turismo que marca o início de mais