Pesquisar No Site
Alunos de escola municipal participam de palestra sobre combate à violência sexual na Campanha Maio Laranja

Alunos de escola municipal participam de palestra sobre combate à violência sexual na Campanha Maio Laranja
Prevenção e diálogo são ferramentas imprescindíveis para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Os números assustam: a cada hora, três crianças são abusadas no país. Os dados são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, os números na verdade são muito maiores.

#PraTodosVerem A assistente social conversa com alunos do 9º ano da EMEF Professor Antonio de Freitas, sobre a Campanha Maio Laranja.
A violência sexual na infância e puberdade traz consequências profundas à vítima, com efeitos que atrapalham o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes e podem se estender durante toda uma vida.
Dentro das ações do Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, oficialmente instituída pela Lei nº 14.432/2022, a Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, promoveram um bate-papo sobre o assunto com os alunos do 9º ano da EMEF Professor Antônio de Freitas Avelar, quarta-feira (14).
A psicóloga Mariana Cestari (Social) e as assistentes sociais, Ana Lúcia Viana (Social) e Zenólia Rodrigues Joaquim (Educação) conversaram com os adolescentes sobre o que é e o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também sobre os tipos de violência – sexual, psicológica, física; casos reais; assédio e perseguição nas redes sociais; respeito ao próprio corpo; como denunciar, na própria escola, pelo Disque 100, que é totalmente sigiloso, no CREAS e Conselho Tutelar e como surgiu a Campanha Maio Laranja (Caso Araceli).
A diretora, Sandra Medeiros, a vice-diretora, Elaine Albrecht e o supervisor da unidade escolar, Diego dos Santos, também chamaram atenção sobre o assunto com exemplos e se colocaram à disposição de todos os estudantes para acolhê-los e orientá-los em caso de denúncia.
A aluna Sophia Santana Franco, 14 anos, disse que nunca foi vítima ou presenciou ou teve ciência de casos próximos de violência sexual, somente por meio de histórias divulgadas na internet.
“Acredito que esse é um assunto que realmente deva ser amplamente divulgado e debatido nas escolas, com frequência, para várias faixas etárias”, afirmou.
O colega Luiz Felipe Santos Pinheiro, 15 anos, acrescentou: “Muita gente não sabe como lidar com a situação e como denunciá-la. Essas informações passadas nesse bate-papo foram muito importantes para trazer esses canais de denúncia”.
Maio Laranja
A Campanha Maio Laranja foi criada com o objetivo de alertar a sociedade e promover ações de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil, já existia desde 2000, e foi escolhida em memória de menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo. A menina de 8 anos foi raptada, abusada sexualmente e morta com requintes de crueldade, em Vitória (ES), em 1973. Os abusadores, pertencentes a uma família influente no estado capixaba, não foram presos ou punidos pelo crime.
Veja Também Recentes

Mostra de Filmes Caiçaras tem nova edição no próximo domingo
Com três projetos audiovisuais gravados em Caraguatatuba com equipe local, a Mostra de Filmes Caiçaras teve início no último dia 22 no Polo Cultural do Travessão e reuniu grande público para assistir a estreia de “Trancistas” e “Corpo Mutável”. A presença do DJ Pippo garantiu muita música e festa no evento. A iniciativa terá continuidade com novas edições nos dias 29 de

Espaço Hartãt exibe documentário “A Pajé” neste sábado
O Espaço Hartãt, em Caraguatatuba, exibe, gratuitamente, neste sábado (14), às 19h, o documentário “A Pajé” – obra que mergulha na força espiritual, cultural e política das mulheres da etnia Yawanawa, na Amazônia acreana. Após a exibição, está previsto um bate-papo com a codiretora, Nelma Salomão, que também atuou na produção do

Atletas dos Jogos Regionais da Melhor Idade de Caraguatatuba são recepcionados no Centro Esportivo
Após a excelente campanha de Caraguatatuba na 27ª edição dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi), os atletas do município foram recepcionados pelo secretário de Esportes e Recreação Cláudio Longo, e o secretário-adjunto de Esportes e Recreação Rubens Antônio de Castro, na quadra poliesportiva do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves

Caraguatatuba recebe 7º Festival Jazz & Vinhos com quatro dias de programação especial
De 5 a 8 de junho, a Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, recebe a 7ª edição do Festival Jazz & Vinhos. O evento traz apresentações de artistas e grupos de jazz, blues e música instrumental, além de uma área gastronômica com pratos variados e espaços de degustação de

Secretaria de Administração convoca mais 18 bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública de Caraguatatuba
Mais 18 bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) da seleção de 2024 são aguardados até a próxima quinta-feira (3/7), das 9h às 12he das 14h às 16h, na Divisão Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os convocados vão realizar a