Pesquisar No Site
Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo

Cursos, capacitações e parcerias institucionais marcam primeiros 100 dias da Secretaria de Governo
Curso, capacitações, parcerias institucionais, entre outras ações marcaram os primeiros 100 dias de trabalho da Secretaria de Governo de Caraguatatuba.
Destaque para a oferta de cursos e capacitações iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos do município. Esses cursos podem ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a adquirir novas habilidades, conhecimentos, além de aumentar as chances de emprego e melhorar a situação financeira.
As capacitações e cursos profissionalizantes têm sido uma prioridade da pasta, com temas voltados para diversas áreas, como o curso de Almoxarife e Logística e Atendimento de Qualidade ao Cliente, ambos com a parceria da Escola Técnica Estadual (Etec). O curso de Idiomas, nas turmas de inglês comercial, oferecido no PAT em parceria com a Secretaria da Educação, tem tido destaque.
Vale ressaltar também a criação de parcerias estratégicas com entidades do Sistema S: Sebrae, Senai, e outras organizações representativas, como CIEE, IF, Etec, Associação Comercial e Centro Universitário Módulo.
“A oferta de cursos gratuitos pelo governo municipal é uma iniciativa importante para promover o desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Esses cursos podem ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a adquirir novas habilidades e conhecimentos, aumentando suas chances de emprego e melhorando sua situação financeira”, destaca a secretária de Governo, Eloíza Aparecida Andrade.
O projeto de modernização do ambiente de viabilidade empresarial, o Facilita SP, foi retomado com realizações de reuniões intersetoriais e a formação da comissão de desburocratização com secretarias municipais ligadas ao fluxo de viabilidade. Esse projeto apoiado pelo Sebrae tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos, agilizando processos administrativos para abertura e regularização de empresas.
Outro programa, o Qualifica SP, Caraguatatuba oferece capacitações técnicas e profissionalizantes alinhadas às necessidades do mercado de trabalho. Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e instituições de ensino especializadas, o programa oferece cursos gratuitos e de qualidade em áreas chave, como administração, informática, saúde, turismo e outros segmentos essenciais para o crescimento profissional e econômico da cidade.
Em parceira com o Governo Federal, o programa Contrata+ Brasil tem o objetivo de facilitar e ampliar o acesso dos Microempreendedores Individuais (MEI) ao mercado de trabalho. A ideia é oferecer um conjunto de benefícios voltados para a inclusão e a formalização desses pequenos empresários.
O principal foco do programa é oferecer condições favoráveis para que as empresas, tanto públicas quanto privadas, contratem MEIs de forma simplificada e sem as barreiras burocráticas, que tradicionalmente dificultam a contratação desses profissionais. O programa está em fase de implantação em Caraguatatuba, com trabalho em conjunto das secretarias de Governo, Assuntos Jurídicos, Administração, Fazenda.
Secretaria de Comunicação Social – 15/4/2025
Foto: Luís Gava/PMC
Veja Também Recentes

Corrida de Aniversário da Cidade reúne mais de mil participantes em Caraguatatuba
Choveu muito forte na tarde de sábado (19), em Caraguatatuba, mas o mau tempo não foi suficiente para impedir os mais de mil corredores a participarem de mais uma edição da Corrida de Aniversário da Cidade. Sob chuva, a largada ocorreu na Praça da Cultura, no centro. Os corredores seguiram

Caraguatatuba recebe oficina sobre políticas culturais e participação social
No próximo dia 16 de abril, quarta-feira, às 18h, a cidade de Caraguatatuba recebe a Oficina de Políticas Culturais e Participação Social: Formação para Conselheiros, na Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, no Polo Cultural e Educacional Profª Eloíza Andrade Antunes. A atividade será ministrada por Camila Marujo e Luciana Souza. A

Caraguatatuba recebe fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude neste fim de semana
Caraguatatuba recebe neste fim de semana (25 e 26 de abril), a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo feminino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Os Jogos Abertos da Juventude são promovidos pela Secretaria de Esportes do Estado de São

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela