Pesquisar No Site
Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal

Mutirão de cirurgias odontológicas reduz fila de espera na rede municipal
O mutirão de cirurgia oral menor da rede municipal de saúde de Caraguatatuba resultou em 60 procedimentos concluídos em dois sábados (29/3 e 5/4), com foco na extração de dentes do siso.

#PraTodosVerem: Quatro profissionais de saúde, com jaleco e máscara, estão em pé ao lado de uma cadeira odontológica. Uma profissional explica algo para os demais, enquanto um paciente está deitado na cadeira, parcialmente visível (Foto: Dony Machado/PMC)
A ação, realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado no bairro Jardim Primavera, buscou atender à demanda reprimida e conseguiu reduzir em 50% a lista de espera, que chegava a 120 pacientes agendados para a realização do procedimento. Alguns aguardavam desde 2023.
A iniciativa, coordenada pelo dentista Leopoldo Pizzoli, Diretor de Saúde Bucal, contou com a participação de profissionais especializados do CEO, e também abriu espaço para a inclusão de profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

#PraTodosVerem: Um grupo de profissionais de saúde, muitos usando jalecos brancos, está alinhado em dois lados do corredor CEO. Todos olham para a câmera e sorriem. Ao fundo, há portas e sinalizações indicando setores administrativos e clínicos (Foto: Dony Machado/PMC)
A ideia foi promover a capacitação técnica em paralelo, para que estes profissionais aprimorem as habilidades na área de cirurgia oral.
O Secretário de Saúde, Dr. Raphael Ghetti, esteve presente durante a ação do último sábado (5) e destacou a importância dessa colaboração. “Nossa intenção é fazer com que os profissionais levem esses conhecimentos para dentro das unidades básicas de saúde. Essa é uma das ações que realizamos por meio de um projeto de educação continuada, que permite que os profissionais se aperfeiçoem e, ao mesmo tempo, contribuam para aumentar a agilidade no atendimento”, explicou.
A capacitação ampliou a qualificação dos profissionais envolvidos, ao mesmo tempo em que garantiu mais eficiência na realização de procedimentos com o aumento do efetivo durante o mutirão.
Somente no último sábado (5), foram realizadas 24 cirurgias, com um procedimento desmarcado e cinco pacientes faltantes. A ação está alinhada a uma série de iniciativas que visam melhorar o atendimento odontológico e de especialidades médicas no município.
Secretaria de Comunicação Social – 8/4/2025
Foto: Dony Machado/PMC
Veja Também Recentes

Projetos artísticos e culturais podem se inscrever para patrocínio até 26 de maio
Artistas e produtores culturais já podem inscrever seus projetos para a seleção do edital 2026/2027 do Programa de Patrocínios. Serão destinados R$ 120 milhões para o período, um aumento de 20% em relação à edição anterior, com o objetivo de ampliar e diversificar os projetos apoiados em todo o país.

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrência de violência doméstica no Perequê-Mirim
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba atendeu uma ocorrência de violência doméstica no bairro Perequê-Mirim, na última quinta-feira (27). A equipe da GCM recebeu uma solicitação da vítima pelo 153, caracterizada pela Lei Maria da Penha. A mulher informou aos guardas municipais que seu filho, que estava na residência,

Diálogo entre poder público, entidades parceiras e munícipes marca Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo
Um dia de escuta, diálogo e debate sobre o atendimento às pessoas com autismo no município, avanços, carências e perspectivas foi o fio condutor do Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O evento promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria dos

Idosos de Caraguatatuba participam de seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade 2025
Os idosos esportistas de Caraguatatuba participam durante esta semana da seletiva municipal para os Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi). O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A sede e a data da competição ainda não foram definidas pela organização do evento. Já a