Pesquisar No Site
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um café da manhã, no Centro de Especialidades Médicas, no bairro Jardim Primavera.

Fotos J.C Curtis Alemão
De acordo com Cecília de Oliveira Alves Piauí, coordenadora e articuladora de Saúde Mental, o café da manhã oferecido às mães, para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), foi para esclarecer sobre os atendimentos oferecidos à pessoa autista, realizada pelo município.
Atualmente 1,3 mil crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses são atendidos no Centro de Reabilitação do Centro de Especialidades Médicas. Após completarem 18 anos são encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS 2, segundo a coordenadora do Centro de Reabilitação, Cristiane Ribeiro da Silva Marques.
“Agentes comunitários de saúde encaminham bebês e crianças para avaliação na Estratégia de Saúde da família (ESF) e, se necessário, são dirigidos para setor reabilitação, para tratamento, até a idade de 17 anos 11meses e 29 dias. Lá são analisados por equipe multidisciplinar, (assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, além da exames com avaliação com outro profissionais como otorrinolaringologista e neuropsiquiatra), e recebem tratamento por meio de terapias clínicas e medicamentosas, conforme suas necessidades. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos autistas e seus pais ou responsáveis, ajudando-os no desenvolvimento da autoestima, independência e potencial”, explicou Cecília.
As mães também tiveram a oportunidade de marcar mamografia na rede municipal de saúde com a coordenadora da Saúde da Mulher, Alexandra Freitas de Matos. “Muitas vezes essas mães se esquecem ou não têm tempo de cuidar de si. Essa iniciativa foi para facilitar e incentivar o preventivo para o câncer de mama”, disse.
Viviana Aparecida Pinto, 44 anos, tem quatro filhos autistas, Evelyn, 27 anos, Ellen, 14 anos, e os gêmeos, Helena e Arthur de 5 anos. “Encontrar e conversar sobre as nossas necessidades é muito bom. As mães de pessoas atípicas sentem muita falta de serem escutadas no posto de saúde, pelos médicos e enfermeiras, na escola dos filhos pela diretora e professoras. Só assim podemos proporcionar mais qualidade no tratamento às crianças”, afirmou.
Fotos: JC Curtis Alemão
Veja Também Recentes

Caraguatatuba oferece 146 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 146 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (28/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Palestra sobre políticas para povos indígenas é destaque nesta sexta-feira no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe nesta sexta-feira (25/4), às 14h, a palestra “Políticas para os povos indígenas”, que será ministrada por Cristiano Kiririndju, da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. A realização é do governo municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de

Final da Copa Nova Liga e Torneio Início marcam domingo de futebol em Caraguatatuba
Para comemorar os 168 anos de Caraguatatuba, a programação esportiva do município reservou para o último domingo (20), a final da Copa Nova Liga de Futebol e o Torneio Início de Aniversário da Cidade, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Na disputa do título da Copa Nova Liga, E.C.

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,