Pesquisar No Site
Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo é nesta quarta-feira em Caraguatatuba
Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo é nesta quarta-feira em Caraguatatuba
Um encontro para debater as principais necessidades e prioridades da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares, em Caraguatatuba, será realizado nesta quarta-feira (2), no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, cujo tema deste ano é “Informação gera empatia, empatia gera respeito”.
O Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, promovido pelo governo municipal, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), é uma iniciativa que representa uma importante instância de diálogo entre o poder público, por meio das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Sepedi, entre outras, como também entidades socioassistenciais parceiras, pessoas com TEA e pais.
De acordo com Ivy Malerba, secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, o objetivo é promover conscientização, conhecimento, trocas e identificação das principais prioridades hoje no atendimento às necessidades da população com TEA, além de fazer referência ao Mês de Conscientização do Autismo.
“As ações de conscientização do autismo vão para além da data do dia 2. Ações de capacitação e discussão acerca do tema acontecerão na Secretaria de Saúde, buscando atingir em especial os agentes comunitários de saúde, e na de Educação, com os agentes de apoio escolar; e na de Assistência Social junto aos educadores sociais, entre outros”, afirmou Malerba.
O Fórum Municipal de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) será realizado a partir das 9h, no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso (Ciapi), no bairro Jardim Jaqueira.
Programação
9h- Abertura Solene
9h30 – Depoimento de vida – “Como pais de um jovem com autismo” com Antonio Carlos da Silva e Myrlene Veneziani
10h – Palestra: Transtorno do Espectro do Autismo – “Perspectivas atuais: do diagnóstico às intervenções ao longo da vida”. Palestrante: Michele Castro Cardoso, formada em Psicologia e Filosofia; mestre em Análise do Comportamento; mestranda em Atenção Precoce; especialista em ABA, TEA, Neuropsicologia, Comunicação Alternativa e coordenadora da clínica ABA Litoral.
12h – Intervalo
13h30 – Apresentação do livro – “Quando o amor encontra respostas – descobrindo a beleza da singularidade no espectro do autismo”, com a autora e mãe, Marisa Amaral.
14h – Construção de diagnóstico em rede: “prioridades na política de atenção à pessoa com TEA”.
17h- Encerramento
Serviço
Data: 2 de abril
Local: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e do Idoso – CIAPI
Endereço: Avenida Jorge Burihan, nº30, bairro Jardim Jaqueira
Confirmar presença pelo email: caragua.sepedi@gmail.com
Secretaria de Comunicação Social – 1º/4/2025
Veja Também Recentes
Caraguatatuba promove 2º Simpósio Educacional com três dias de formação e especialistas de destaque nacional
A Prefeitura de Caraguatatuba promove, entre os dias 26 e 28 de agosto, o 2º Simpósio Educacional de Caraguatatuba, um dos principais eventos de formação continuada voltados aos profissionais da rede municipal de ensino. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), o encontro foi estruturado para ampliar o debate sobre
Prefeitura de Caraguatatuba inicia convocações do processo seletivo de 2026 com 87 estagiários de sete cursos
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou os 87 primeiros aprovados de sete cursos do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 e mais um do Processo Seletivo Complementar 01/2025 Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários para se apresentar até a
Campeonato Municipal de Futebol Amador começa com 13 vitórias e quatro empates em Caraguatatuba
A bola voltou a rolar e, com ela, uma das competições mais tradicionais e aguardadas do calendário esportivo de Caraguatatuba. O Campeonato Municipal de Futebol Amador 2026 teve sua rodada de abertura no último domingo (2), reunindo atletas, dirigentes e torcedores nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug),
Defesa Civil alerta para ventos a partir de 90 km/h nesta sexta-feira e no sábado
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que a partir desta quinta-feira (6), chega ao Litoral Norte uma nova frente fria que deve provocar mudança no tempo, com rajadas de vento a partir das 14 horas. Na sexta-feira (7) e no sábado (8), as rajadas se intensificam e devem chegar a
27º Festival do Camarão fortalece cultura caiçara e reúne milhares de visitantes em Caraguatatuba
Aproximadamente 45 mil pessoas prestigiaram o 27º Festival do Camarão, realizado entre os dias 16 e 26 de julho, na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba. Consolidado como uma das maiores festividades do município, o evento tem como objetivo preservar e divulgar o patrimônio cultural e imaterial caiçara, valorizando as
